Logo do Governo

Centro Cultural Bom Jardim inicia ciclo de 2023 com lançamento de diversas oportunidades

18/05/2023

Reafirmando seu comprometimento com o Grande Bom Jardim, território que é casa para artistas ricos em cultura e diversos em identidades, o Centro Cultural Bom Jardim inicia oficialmente o seu Ciclo de 2023 com o lançamento das chamadas públicas e editais que irão compor a programação artística e formativa do equipamento, além de garantir a continuidade de trabalhos sociais na comunidade. 

Com o início oficial do Contrato de Gestão 2023/2024, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), torna público o calendário de lançamento de todos os seus editais fixos, totalizando um investimento de mais de 760 mil reais em bolsas e cachês. O lançamento de cada Chamada Pública acontece de maio a julho, e todas as fases dos processos seletivos serão divulgadas através do Instagram, Facebook e site do CCBJ, na aba “oportunidades”.

A Chamada Pública dos Cursos Básicos da Escola de Cultura e Artes do CCBJ abre o período de oportunidades do equipamento. Com inscrições abertas para 7 cursos básicos nas linguagens de Acessibilidade, Audiovisual, Cultura Digital, Dança e Música, a Chamada Pública disponibiliza mais de 130 vagas divididas em 9 turmas. As inscrições acontecem de 8 a 18 de maio. A Chamada Pública está disponível com tradução para Língua Brasileira de Sinais. Para se inscrever e saber mais sobre cada um dos cursos oferecidos, acesse o nosso site.

De 15 de maio a 2 de junho, acontecem as inscrições para a Chamada Pública dos Laboratórios de Pesquisa, que propõe uma experiência imersiva dedicada à pesquisa em artes. Na sua edição de 2023, os LABS CCBJ terão vigência de 5 meses, de julho a novembro. Abordando as linguagens de Teatro, Dança, Música, Audiovisual e Cultura Digital, a Chamada Pública irá contemplar 10 projetos no total, sendo 2 para cada um dos segmentos.

Em seguida, será lançada a Chamada Pública de Propostas Artísticas para Composição da Programação, com inscrições abertas no dia 22 de maio. Serão selecionadas 50 propostas artísticas e culturais em diferentes linguagens, a serem executadas durante o período de julho a dezembro de 2023 na programação do CCBJ. 

As Chamadas Públicas para seleção de Agentes Criativos e Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário serão lançadas juntas no dia 29 de maio. As Chamadas Públicas têm como objetivo subsidiar a realização de ações ligadas à pauta dos Direitos Humanos, arte e cultura com foco na diversidade e cidadania. Serão selecionados 15 jovens Agentes Criativos e 20 Iniciativas Comunitárias.

Os Cursos Básicos de Longa Duração serão lançados no dia 5 de junho, em diversas linguagens artísticas. Os cursos  atendem a públicos que, em sua maioria, tiveram pouco ou nenhum contato com as linguagens artísticas, de modo a trabalhar as bases de cada linguagem.

A Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos, lançada inicialmente em 2020, com o objetivo de garantir a continuidade dos trabalhos de artistas durante o contexto pandêmico, retorna em 2023. As inscrições iniciam no dia 19 de junho e serão selecionados 10 grupos, com 30 bolsistas, visando contribuir com a manutenção do processo de criação, difusão cultural e circulação de projetos artísticos, assim como a garantia de sua diversidade cultural, o seu fortalecimento e protagonismo desses grupos. 

Finalizando o ciclo de lançamento de oportunidades, no dia 20 de julho serão abertas as inscrições para os Ateliês de Produção da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. Os ateliês focam no aprendizado profissionalizante e prático das linguagens abordadas, oferecendo uma bolsa-auxílio aos alunos selecionados e possibilitando um momento prático com um estágio no fim do período do curso. 

Mais informações sobre cada uma das Chamadas Públicas a serem lançadas poderão ser encontradas nas redes sociais e site do equipamento no dia do lançamento de cada uma. 

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!