Logo do Governo

CCBJ leva programação artística com o Festival Elas Perifa ao Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa 

25/03/2023

Compondo o Festival Elas Perifa, em alusão ao mês da mulher, que acontece durante todo o mês de março, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) levou nesta segunda-feira (20/03) a continuidade do festival para o Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa.  

Uma programação especial para as mulheres, jovens em situação de privação de liberdade, que participaram do momento com oficina de trancismo, por Letícia Félix,  vivências de autocuidado, com a equipe do Raio de Luz  e suas ações de arteterapia e  apresentações de teatro e circo com Cia Cle apresenta La Cucina dança, voz e violão com Keyliane Cristian e Talita Luz com o especial Essas Mulheres, cantando os sucessos de Marília Mendonça e uma performance Dance Hall com o Reggae Minas de Paz, com o Reggae das minas de periferia com DJ Gata Cera e Coletivo PiraRoots. 

Além disso, as jovens preparam uma apresentação, oriunda das aulas de danças com a professora Jamila Dias. “ É um momento muito especial e nesta tarde apresentamos uma coreografia engrandecendo a força, o poder e a natureza feminina, com a música remixada de Garota de Ipanema, seguida de uma apresentação de dança do ventre”, detalha a professora. 

A empresária e oficineira Letícia Alves esteve pela primeira vez atendendo o público das jovens privadas de liberdade e contou como foi a experiência de participar no Elas Perifa no socioeducativo, levando seu conhecimento de ancestralidade e trança. “ Foi uma experiência única dar aula no socioeducativo, passar conhecimento, apresentar a profissão trancista para elas e contribuir um pouco na reinserção da sociedade. Conversando com minha equipe, compartilhamos o mesmo sentimento de acolhimento delas conosco. Vimos o quanto é importante dar atenção, escuta e amor para meninas que ainda estão no processo de formação da personalidade”, aponta Letícia . Atualmente, Letícia Alves Felix realiza sua arte preta, no seu Ateliê, chamado Braids by Letícia Félix, também participa de eventos institucionais, feiras do segmento e ações sociais como Estação das Artes, Centro Cultural Bom Jardim, Feira Negra de Fortaleza e outros. A oficina Tranças Afro consiste em inserir as técnicas de tranças soltas (box braids) e nagô, juntamente com uma conversa e troca de conhecimento sobre resgate cultural. A metodologia da formação dividiu-se em duas partes: teórica e prática. 

Durante a manhã as jovens tiveram acesso aos serviços de oficinas de trancismo e autocuidado com a equipe Raio de Luz que aplicou Reiki e escalda pés. Pela tarde, a animação da programação ficou por conta da Cia Cle e seu espetáculo La Cucina, em que a trupe teatral de mulheres cria seu show de variedades em um ambiente de um restaurante, que se transforma no próprio palco e interage com o público. La Cucina Ristô mostra ao público onde é possível ver e vivenciar a arte e seu cotidiano, com muito humor e histórias.

Em seguida, apresentação com a compositora e cantora Keyliane Cristian e a violonista e cantora Talita Luz com o show com repertório brasileiro, em homenagem a eterna Marília Mendonça. O público curtiu todas as músicas cantando alto, vibrando com as mãos para cima. Após é realizada a apresentação das jovens enaltecendo o poder feminino. Toda a apresentação foi pensada e montada durante as aulas de dança que acontecem na semana da programação interna do socioeducativo. 

Na sequência, a animação e a boa vibração ficaram por conta da turma do Reggae das Minas de Periferia com a DJ Gata Cera e o Coletivo PiraRoots. O coletivo PiraRoots é um coletivo de reggae de periferia, composto por artistas da música e dança da região do grande Pirambú, ativista pela valorização e divulgação da cultura regueira no Ceará. Especialista em passinho, variedade  contemporânea do gênero musical, PiraRoots mostra como a malemolência do estilo pode abrir um universo de possibilidades. O momento junto às jovens também teve aula de passinho e muito reggae. 

O CCBJ esteve em fevereiro em parceria com a SEAS, realizando uma programação de carnaval. Saiba mais sobre essa atuação do CCBJ no Centro Socioeducativos Dom Bosco.

CCBJ leva o carnaval para o 3º Festival de Arte e Cultura da Seas Ceará

Saiba mais: https://ccbj.org.br/noticias/ccbj-leva-o-carnaval-para-o-3o-festival-de-arte-e-cultura-da-seas-ceara/

Elas Perifa – CCBJ celebra a cultura periférica no Mês da Mulher

Saiba mais: https://ccbj.org.br/noticias/elas-perifa-ccbj-celebra-a-cultura-periferica-no-mes-da-mulher/

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS) por meio da sua Assessoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer entra em mais uma parceria com o Centro Cultural Bom Jardim realizando mais uma ação visando à democratização da cultura e da arte. 

A Assessora de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da SEAS, Savanya Shell fala sobre a parceria com o CCBJ e como foi a recepção das jovens durante o festival. “O Festival Elas Perifa levou uma programação diversa com música e apresentação circense para dentro do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota. Foi possível proporcionar o acesso à política pública de cultura e ter a arte e cultura como  ferramentas de prevenção de violências. Essa é uma parceria entre a SEAS e o Instituto Dragão do Mar, e por meio do CCBJ estamos realizando ações voltadas para a cultura dentro dos Centros Socioeducativos de Fortaleza.”

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é um equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT),  gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!