Logo do Centro Cultural Bom Jardim

CCBJ DIVULGA PROFESSORES QUE MINISTRARÃO OS CURSOS LIVRES DA ESCOLA DE CULTURA E ARTES

24/09/2021

CCBJ divulga os professores que ministrarão os cursos livres, com inscrições abertas até o dia 30 de setembro.

A Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), divulga os professores que ministrarão os cursos livres, com inscrições abertas até o dia 30 de setembro. Confira abaixo a minibio de cada professor e a disciplina pela qual ele estará responsável.

Para ler a chamada completa e saber mais sobre cada curso oferecido, clique aqui.

Para realizar sua inscrição, preencha ao formulário clicando aqui.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: selecaocursos.ccbj@idm.org.br 

Angel History: É uma travesti multiartista residente da Barra do Ceará. Cantora, compositora e produtora musical, começou a lançar suas produções autorais em 2018. Foi vice campeã no Festival de  Música da Juventude e em seu projeto atual, #ELAFAZTUDO, Angel demonstra todas as suas facetas como artista e entrega ao público uma sonoridade pop eletrônica. O primeiro single do álbum Eletric Goddess foi reproduzido mais de 10 mil vezes nas plataformas de stream e é apenas uma amostra do que vem por aí.

Samia Bittencourt: Atriz, bailarina e palhaça, (DRT-92), 46 anos, graduada no Curso Superior em Artes Cênicas-CEFET-CE. Com 28 anos em cena já atuou em mais de 20 espetáculos. Desde 1993 tem seu trabalho artístico voltado para a pesquisa do corpo em cena com bases na Cultura Popular e na Antropologia Teatral. Sua veia cômica levou a atriz direta ao mundo da palhaçaria e do circo onde já ganhou quatro prêmios com sua palhaça Nada no espetáculo Nada, Nenhum e Ninguém (1997). Atualmente dirige a Cia. CLE- Circo Lúdico Experimental, com pesquisa na acrobacia cênica e na palhaçaria.

Henrique Rosa: ator, palhaço e malabarista. Iniciou sua trajetória artística em 2008 pelo projeto Juventude Cidadã de Maracanaú. Tem como principal pesquisa o Circo Tradicional e as Artes de Rua. Em 2018 recebeu o “V Prêmio Profissionais do Ano” pelo SATED CEARÁ na Categoria Profissional do Teatro de Rua. Atualmente está em cena com A Trupe do Carrapicho e com o Coletivo FusCirco.

Alyssom Lemos: artista, encenador e pesquisador cearense. Possui mestrado em Artes pela Universidade Federal do Ceará, integrante do Grupo As 10 Graças de Palhaçaria e do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis. Autor do livro Os Bufões estão de Volta (2019) e organizador do Catálogo Fôlego (2020). Desenvolve trabalhos com foco em teatro, circo, bufonaria, comicidade e outras invenções na interface entre as artes da cena e o campo das visualidades.

Vanessia Gomes: Atriz, socióloga, pesquisadora em teatro e produtora teatral. Doutoranda em teatro. Mestre em Artes (Instituto Federal do Ceará – IFCE). Especialização em Gestão e Políticas Culturais no Observatório Itaú Cultural (Universidade de Girona – Espanha).

Ricardo Graça: Literato, professor e produtor multimídia. Formado em Letras, mestrando em Comunicação, Especialização em Produção Audiovisual. Atua na área de criação desde 1998, com 4 livros publicados e 7 cursos online na plataforma Udemy. Engajado em projetos culturais e educacionais. Apaixonado por Narratologia,  Literatura, Cinema e Filosofia. Produtor independente e designer criativo na Jabuti Filmes.

Paulo Filho: Bacharel em Sistemas e Mídias Digitais (SMD) pela UFC com duas graduações sanduíche (Instructional Technology em Utah State University e Computer Animation and Visual Effects em Teesside University). Profissionalmente atuou como Artista de Efeitos Visuais no filme-documentário Mission Control: The Unsung Heroes of Apollo. Também trabalhou como Editor, Finalizador e Artista 3D na série infantil animada Astrobaldo. Possui experiência acadêmica pela Universidade Federal do Ceará, onde atuou como professor-substituto no curso de Sistemas e Mídias Digitais, durante 2 anos.

Catharine Moreira: Atua como multiartista em diferentes projetos e trabalhos que relacionam as várias linguagens Artísticas do corpo e a libras: poesia , teatro, performance, música, dança, performance, cinema, etc. Já apresentou em vários eventos da comunidade surda, como slams e festivais (nacionais e internacionais) de arte, cultura e Literatura Surda. Também como tradutora e consultora Surda na esfera artística, com trabalhos desenvolvidos no âmbito ( Curitiba- PR) âmbito cinematográfico (Empresa ETC, São Paulo) e entre outros.

Antonio Filho: Graduado em Letras-Libras – UFC, Certificado pelo PROLIBRAS – Exame Nacional de proficiência em Libras, Coordenador e professor – Aponte Libras, Professor de Libras – AEE/Ps – Prefeitura de Maracanaú.

Felipe Mianes: Graduado em História pela PUCRS; Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS; PhD em Educação pela ULBRA. Audiodescritor há mais de uma década, realizando inúmeros trabalhos em audiodescrição de audiovisual, teatro, exposição de arte, espetáculos de dança e outros. Formador e pesquisador na área de audiodescrição, ministrou cursos na área e pesquisas sobre o tema.

Antônia Kanindé: é indígena do Povo Kanindé de Aratuba/CE e atualmente graduanda do bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É membro do Coletivo de Estudantes Indígenas na UFRB, do Grupo de Pesquisas Recôncavo Arqueológico e da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil.

Beatriz Tanabe: É cozinheira, pesquisadora e realizadora audiovisual. Amazônida, reside no Nordeste há mais de dez anos. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E também é técnica em realização audiovisual, pela ESCOLA PÚBLICA DE AUDIOVISUAL Vila das Artes. No Audiovisual atua com produção, edição de imagens, pesquisa e construção de roteiro de ficção e documentários. Pesquisa e cria receitas vegetais e caboclas, referenciando suas raízes amazônidas. E está à frente do Parêa Criações, uma Produtora Audiovisual focada em Gastronomia. 

Natália Campos: Psicóloga formada pela Universidade Federal do Ceará, com Pós-Graduação em Psicologia Positiva, Realização e Bem-Estar pela PUC – RS, Formação em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser – SC, Formação em Gestalt Terapia e MBA em Gestão e Liderança Avançada de Pessoas. Amante da dança e bailarina por mais de 20 anos. Experiência de mais de 12 anos na área de Gestão de Pessoas e Orientação Profissional e de Carreira atuando em projetos que envolvam desenvolvimento de líderes, orientação de carreira, avaliação psicológica e atendimento psicológico clínico.

Luiz Alexandre: Professor, Dançarino, Coreógrafo e Diretor Artístico. Iniciou suas atividades em dança em 1995. Em sua formação técnica em Dança foi aluno do Curso de Capacitação Coreográfica do Colégio de Dança do Ceará, onde fez diversos cursos de dança. Realizou vários cursos e aperfeiçoamentos em Danças Urbanas. Como professor de Dança Urbana, ministrou aulas para: Escolas e Academias de Danças; Projetos Sociais; Companhias de Danças; Cursos e Oficinas. Tem um vasto repertório como coreógrafo. Atualmente é diretor e coreografo da Arte em Rua Cia. de Dança, Recentemente produziu dois espetáculos “VETIN” e “BENÇÃO” pela rede cuca e o Espetáculo “INSTINTO” pelo Centro Cultural Bom Jardim. 

Wellington Barros Jr.: Professor, artista, pesquisador e cineclubista. Mestrando em  Artes e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É integrante do Coletivo Banho de Chuva, desde 2016, onde tem pensado e experimentado atravessamentos entre as produções cinematográficas e as artes visuais.

George Henrique: Realizador, produtor, fotógrafo e cineclubista. Mestre em  Artes e Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É integrante do Coletivo Banho de Chuva, desde 2016, onde pesquisa cinema brasileiro  contemporâneo, organiza a Mostra do Cinema Possível e Urgente e coordena as atividades  do CineUrgente

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!