Logo do Centro Cultural Bom Jardim

CCBJ ABRE INSCRIÇÕES PARA A SEGUNDA TURMA DO CURSO TÉCNICO EM DANÇA 

09/05/2022

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio de sua Escola de Cultura e Artes, divulga a Chamada Pública para o Curso Técnico em Dança, realizado em parceria com o Porto Iracema das Artes. O curso oferece diplomação pelo MEC, com reconhecimento técnico em intérpretes, criadores e agentes culturais, assumindo um lugar ímpar na formação em dança da cidade de Fortaleza e no Ceará.

A segunda turma do Curso Técnico em Dança terá início em julho de 2022, com duração aproximada de 2 anos. A estrutura do curso se divide em módulos, distribuídos segundo eixos temáticos, e terá carga horária diária de 4 horas/aulas com 5 encontros semanais e noturnos (18h às 21h10). As aulas acontecerão no formato presencial, podendo migrar para o formato remoto em caso de mudanças nos decretos de isolamento social vigentes no Estado. 

Inscrições e pré-requisitos

As inscrições acontecem de forma online e iniciam nesta segunda-feira (09), seguindo abertas até o dia 22 de maio. Além da documentação requerida para a inscrição, também é solicitado no formulário uma carta de intenção e currículo artístico.

ara se inscrever e ler a chamada completa, acesse a aba oportunidades no site do CCBJ clicando aqui. O edital também está disponível na versão traduzida para libras e com narração em áudio.

Público-alvo do CTD:

O Curso técnico em dança é voltado para:

  • Jovens e adultos com idade mínima de 16 anos completos no ato da matrícula;
  • Ensino Médio em curso (para a modalidade concomitante) ou Ensino Médio concluído (modalidade subsequente);
  • Preferencialmente alunos ou egressos da rede pública de ensino de todo o .

Além disso, o processo seletivo também levará em consideração a experiência prévia em dança, potencialidade técnico-criativa, que sejam proativos e que tenham interesse no desenvolvimento de competências teórico-práticas do campo da dança.

Critérios do processo seletivo:

O processo seletivo também reserva obrigatoriamente, em todas as suas fases,  50% das vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas da comunidade LGBTQIA+ e moradores(as) do Grande Bom Jardim.

O restante das vagas é aberto para ampla concorrência. Para saber mais detalhes do processo seletivo, como fases e critérios em geral é preciso realizar a leitura completa da Chamada.

Bolsas e incentivos

Cada aluno(a) bolsista receberá uma bolsa auxílio no valor de R$400,00, pago em 06 parcelas ao longo do contrato de gestão de 2022.Os(as) alunos(as) bolsistas não poderão acumular bolsas oriundas dos equipamentos ou chamadas públicas regidas pelo IDM em um mesmo período. 

Sobre o CTD

O Curso Técnico em Dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, em parceria com o Porto Iracema das Artes, tem como objetivo formar Técnicos em Dança aptos para atuar como intérpretes, criadores e agentes culturais no campo da Dança, a partir de saberes práticos e teóricos dessa linguagem, possibilitando sua inserção profissional em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos. 

Em novembro de 2021, a primeira turma do CTD organizou a Mostra Pulsar, evento de formatura que, além das homenagens e entrega de diplomas, apresentou as sete videodanças desenvolvidas pelos(as) intérpretes-criadores (as) e concludentes do curso, desde a concepção escrita, corporal, roteirização até a finalização das obras.

Saiba mais sobre o Curso Técnico em Dança, sobre os processos criativos e detalhes da de cada videodança desenvolvida pela turma anterior, e conheça todos os concludentes no site do CCBJ.

Cronograma

Os resultados de cada fase do processo seletivo estarão disponíveis na aba Oportunidades, no site do Centro Cultural Bom Jardim, de acordo com as datas dispostas no cronograma abaixo:

Período de Inscrição09 à 22 de maio
Divulgação do resultado da 1ª Etapa – Análise dos Documentos24 de maio
2ª Etapa – Exame teórico/prático25 à 30 de maio
Resultado preliminar da 2ª Etapa02 de junho
Recurso03 e 04 de junho
Resultado final da 2ª etapa09 de junho
3ª Etapa – Entrevista e apresentação de solo13, 14 e 15 de junho
Resultado preliminar da 3ª Etapa17 de junho
Recebimento e análise de recursos20 e 21 de junho
Resultado final após análise de recurso18 de 24 de junho 
Matrícula dos(as) aprovados(as)27 à 30 de junho
Início das Atividades 04 de julho

Mais informações pelo e-mail: selecaocursos.ccbj@idm.org.br

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

1 Comentário

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!