Logo do Centro Cultural Bom Jardim

ABERTURA DA EDIÇÃO 2021 DO EVENTO “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS” ABORDA DANÇA COMO FORMA DE ANTICAPACITISMO

29/11/2021

Na última sexta-feira (26) teve início a programação do evento Nada Sobre Nós Sem Nós, uma iniciativa do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ) em parceria, este ano, com a E.E.E.P Joaquim Nogueira. A abertura do evento aconteceu no Auditório da Seara da Ciência, na Universidade Federal do Ceará (UFC), com início às 8h.

Os alunos e professores da escola Joaquim Nogueira foram o principal público do primeiro dia do Nada Sobre Nós Sem Nós. Dentre as falas institucionais no momento de abertura, estavam a professora Elizabeth Gomes, diretora da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Joaquim Nogueira, Italo Oliveira, Coordenador do Programa de Acessibilidade da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, João Paulo, Assessor de Acessibilidade, para fala institucional representando a Gestão do Centro Cultural Bom Jardim e Diego Furtado, Assistente de Pedagógico do Programa de Acessibilidade.

O tema da mesa de abertura do evento foi A dança como forma de anticapacitismo, que foi iniciada com uma performance da convidada, Mara Alexandre, surda, artista da dança, bailarina, pesquisadora, professora e coreógrafa, formada pelo curso técnico em Dança no Ceará e Graduada em Dança Bacharelado na Universidade Federal do Ceará. O debate foi protagonizado por Mara, que fala sobre o poder transformador da dança no enfrentamento do capacitismo através de sua apresentação artística e um bate-papo sobre suas vivências enquanto artista com deficiência. João Paulo também foi um dos componentes da mesa de abertura, que foi mediada por Jéssica Teixeira, artista, atriz e diretora.

NADA SOBRE NÓS SEM NÓS

O Projeto “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS” visa a realização de uma série de ações que propõe auxiliar no despertar e na sensibilização do olhar para as trajetórias e vivências de pessoas com deficiência dentro do campo das artes. Na primeira edição do evento, em 2020, foi abordada a temática da Arte e Acessibilidade de e para Pessoas com Deficiência (PcD), realizando uma série de encontros com 5 (cinco) artistas com deficiência advindos das áreas de Dança, Teatro, Música, Audiovisual e Cultura Digital.

Para a edição de 2021 do projeto “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS”, o Programa de Acessibilidade da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim, vai ampliar mais a discussão acerca desses temas tão importantes para a Luta PCD, promovendo 6 encontros, buscando levar ainda mais adiante a discussão sobre Arte e Acessibilidade, trazendo artistas deficientes provenientes das áreas, Dança, Teatro, Música, Audiovisual, Acessibilidade e Cultura Digital, abrangendo experiências dessas áreas de atuação e deficiência. O evento está sendo dirigido pelo coordenador do Programa de Acessibilidade da Escola de Cultura e Artes, Italo Oliveira, com mediação da atriz, produtora e diretora, Jéssica Teixeira. 

A programação dos próximos dias do evento será totalmente online, com lives que acontecerão no canal do CCBJ no YouTube, exceto o encerramento, que acontecerá presencialmente, no Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim, com a apresentação de Eduardo Show da Vida. Confira a programação completa do evento no nosso site e acompanhe as novidades através do Instagram, Facebook e site do CCBJ.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!