Logo do Governo

Centro Cultural Bom Jardim lança programação especial para o mês de setembro pelo setor de cidadania cultural

13/09/2024

Por meio do seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultural do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza as campanhas Multiplicando Cuidados e Rolê Freiriano durante o mês de setembro. As ações tiveram início nos dias 6 e 11, respectivamente, com programações que se estendem até a última semana do mês.

A campanha Multiplicando Cuidados – Cuidar de si, cuidar do todo faz alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, conhecida no Brasil pela campanha Setembro Amarelo. Com a Multiplicando Cuidados, o NArTE oferece um espaço de diálogos sobre a importância da data e sobre a Luta Antimanicomial. As atividades são mediadas por Krisley Delfino e Rayssa Goes, que atuam no eixo de psicologia comunitária no CCBJ.

O Rolê Freiriano é um evento anual que traz ao equipamento a proposta de descentralizar a programação no Grande Bom Jardim e fortalecer a relação entre educação social e cultura e arte. O nome da campanha remete a Paulo Freire, como forma de celebrar a vida e obra do educador a partir da garantia do acesso de comunidades vulnerabilizadas à sua cidadania cultural. A ideia é oportunizar intercâmbios culturais, programação em escolas e associações localizadas no território, saraus e outras atividades.

A visita à comunidade Indígena Anacé e às cozinhas comunitárias do território, o mural cultural na EEMTI Prof Jociê Caminha de Menezes, a vivência no Centro Cultural Canindezinho, o Sarau Esperançar com participação do grupo BatuquErês e do coletivo Brincantes Sonoros são alguns dos destaques da programação do Rolê Freiriano.

Na campanha Multiplicando Cuidados – Cuidar de si, cuidar do todo, parte da programação também acontece em espaços externos, como na rua João XXIII, localizada no bairro Granja Lisboa, na Escola EcoCirco – Instituto Intervalo e no território indígena Anacé. Por tratar de temas sensíveis, as atividades têm classificação indicativa, embora abranjam um diversos grupos etários. Um dos destaques da programação é a participação do bloco de carnaval Doido É Tu para falar da importância da luta antimanicomial.

As programações concomitantes destacam a atuação do CCBJ na cidadania cultural e na promoção e defesa dos direitos humanos no território. Algumas das atividades programadas têm como norte programas ou grupos fixos, como o “Café com as Artesãs”, o “É na Casa de Quem Hoje?”e o “CCBJ na Comunidade”, que levam o equipamento para outros espaços do Grande Bom Jardim.

O Rolê Freiriano traz uma outra vertente deste programa, o “Comunidade no CCBJ”. A EEMTI Lireda Facó, por exemplo, outra escola dos arredores, receberá o CCBJ e também estará presente no equipamento, intensificando a relação com outras instituições do Grande Bom Jardim dentro e fora das paredes do centro cultural.
Confira a programação completa: NArTE/CCBJ em setembro

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!