Logo do Governo

Café com as Artesãs: projeto do Centro Cultural Bom Jardim fortalece o artesanato no Grande Bom Jardim

04/08/2023

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT CE) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), estreita laços com artesãs do Grande Bom Jardim por meio do Café com as Artesãs, encontro mensal que se ramifica também em feiras de artesanatos no equipamento.

A iniciativa do CCBJ se dá por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, o NArTE, um dos setores do equipamento, e visa o fortalecimento da rede de artesãs do território. Segundo Aurianderson Amaro, articulador comunitário do CCBJ, a necessidade de fortalecer a relação com essas profissionais foi percebida com o retorno das atividades presenciais, após a pandemia de Covid-19.

Em abril de 2022, o Café com as Artesãs surgiu e, nas últimas quartas-feiras de cada mês, as artesãs e os articuladores comunitários do NArTE fazem um café partilhado nos ateliês dessas artesãs, enquanto discutem acerca de temas como economia criativa, direitos humanos e vida comunitária. Além disso, os encontros contam com oficinas, trocas solidárias e articulação de ações sociais e eventos, como as feiras.

Aurianderson conta que muitas artesãs não se conheciam e, por meio das ações conjuntas, elas têm encontrado valor no cuidado e na partilha solidária. “Elas vêm se fortalecendo, conversando sobre suas dificuldades e conquistas, trocando experiências e aprendendo a criar coletivamente.”

Café com Cristina Sousa

A fala do articulador comunitário é reforçada pelo relato de Cristina Nascimento de Sousa. “Os encontros nos fortalecem coletivamente, o fazer coletivo é diferente e ousado, o Café com as Artesãs trouxe essa linguagem de parceria, sororidade e feminismo, pois possibilita nos conhecer e crescer coletivamente”. 

Entre artesãs que trabalham de forma individual, grupos produtivos e associações, Cristina é uma das 24 artesãs que fazem parte do projeto. Ela trabalha com artesanato há 15 anos e faz parte do grupo produtivo Criart, coletivo de mulheres que atua na economia solidária.

Para a artesã, as principais contribuições do Centro Cultural Bom Jardim para o artesanato e para os artesãos no território do Grande Bom Jardim é a orientação de Aurianderson Amaro e Shirley Lima e o espaço que o equipamento cede às feiras de artesanato.

CCBJ incentiva a arte e cultura periférica em produção artesanal

Além das feiras de eventos do CCBJ, foi criada a feira-fixa, que acontece todas as segundas sextas-feiras de cada mês na instituição. A feira-fixa foi pensada pelas mulheres que fazem parte do Café com as Artesãs a fim de criar, conforme Cristina, vínculos com moradores dos arredores do CCBJ e de apresentar seus produtos para os usuários do equipamento.

De acordo com Aurianderson, as feiras realizadas no CCBJ têm o intuito de “fazer fruir a cultura local, incentivar a economia e o empreendedorismo do território”. Nesse sentido, além das artesãs do Café com as Artesãs, as feiras de eventos priorizam a rotatividade de feirantes.

“Atualmente temos um cadastro de feirantes lançado em novembro de 2022 e conta com mais de 50 pessoas que têm como renda principal ou renda secundária o artesanato, comidas e demais serviços”, conta. Esse cadastro é acionado nos eventos da instituição e, dessa forma, os setores NArTE e Ação Cultural impulsionam o trabalho cultural do Grande Bom Jardim.

“Todas as artesãs que participam do nosso projeto são mulheres que empreendem, que criam e lutam diariamente para manter seu saber vivo, isso é muito inspirador!”, declara Aurianderson Amaro. O articulador comunitário atribui a ligação desses setores do CCBJ com a produção artesanal ao desejo de mostrar a cultura e a arte da comunidade, considerando o artesanato como fonte de produção de renda e de autoestima para as artesãs.

Para participar dos encontros Café com as Artesãs e ingressar na feira mensal exposta no CCBJ, entre em contato com a Articulação Comunitária por WhatsApp: (85) 9138-9742.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!