Logo do Governo

YOUTUBE CCBJ ALCANÇA MAIS DE 6 MIL SEGUIDORES E REÚNE ATRAÇÕES CULTURAIS E ENCONTROS COM PAUTAS FORMATIVAS E SOCIAIS GRATUITAMENTE

18/08/2021

Olha que está comemorando 6 mil seguidores! O canal no YouTube do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido no Instituto Dragão do Mar (IDM), foi criado no dia 31  de julho de 2018, com o vídeo promocional da Campanha Juventudes e Não Violência, com 176 visualizações. O vídeo é uma chamada para uma campanha mobilizada por alguns coletivos, com intuito de apresentar duas experiências de criação de transformação social em meio ao contexto de inúmeras vulnerabilidades.

Relembre em:

O canal foi lançado com o intuito de complementar as ações de comunicação, com foco na exibição de vídeos promocionais, institucionais e produção audiovisual do equipamento. Naquele período, jamais foi previsto que este espaço virtual seria tão importante para o equipamento nos tempos pandêmicos em que atravessamos. Em 2020, o canal ultrapassou a proposição inicial, passando a ser um espaço de projeção de encontros virtuais para a rede mundial. Os palcos do Teatro Marcus Miranda CCBJ, as ações na Praça Central, do Estúdio, da Biblioteca e da Galeria CCBJ, além das salas de aulas, todos passaram a ocupar um único lugar, acessível a todos a um clique: o YouTube CCBJ.

A partir de então, o canal acolheu as aulas formativas das turmas que tiveram que ficar em isolamento social, assim como também foi responsável por permitir que diversos artistas compartilhassem suas artes, em diversas linguagens e a cultura em rede fosse um rastro suave de fôlego para que continuássemos resistindo durante tempos de contágio em massa, isolamento e dores. O canal virou palco tanto para a classe artística quanto para comunidade, para o público em geral e para os colaboradores do equipamento, que encontraram na plataforma de vídeos uma alternativa para escoar a produção remota, respeitando as medidas preventivas ao coronavírus, mantendo as artes e a cultura vivas.

O crescimento do canal

Um panorama expresso deste crescimento nas redes é a ampliação do número de inscritos, de visualizações e o alcance para além do Grande Bom Jardim. Como um grande exemplo temos as produções formativas das Masterclasses, que possibilitaram a projeção dos ricos conhecimentos de grandes nomes do cenário cultural. Foi o caso da Masterclass realizada pela Escola de Cultura e Artes, com a participação de Ailton Krenak, referência cultural internacional que, em duas horas de live, nos proporcionou um momento incrível, alcançando mais de 1.260 visualizações.

Assista:  

Além disso, outro fator que marca esse crescimento é o aumento do número de inscritos no canal. Em janeiro de 2020, período antes de começar a pandemia, o canal tinha registrado apenas 818 inscritos, desde sua criação em 2018. Em agosto de 2021, pouco mais de um ano e meio pandêmico depois, o canal alcançou a marca de 6.340 inscritos. Só no mês de julho de 2021 foi verificado um aumento de mais de 200 inscrições, e segue crescendo exponencialmente a cada mês. O canal reúne mais de 20 playlists com conteúdos segmentados por programas ou eventos. 

Confira todas as playlists: https://bit.ly/PlaylistsYouTubeCCBJ 

Perfil dos inscritos

O perfil do público que mais acessa é o de 18 a 24 anos com duração em média de 1h25 minutos (36%), em segundo lugar com 28% e dobrando o tempo de permanência em visualizações no canal é o público de 25 a 34 anos. Quanto ao perfil de gênero, o Youtube aponta que o maior público é o masculino, com 56% de visualizações. Contudo, o perfil feminino, com 43% de visualizações, quase duplica o tempo de permanência nas produções do canal CCBJ. 

Visualizações

Outros dados relevantes para comemorar com os 6k é o tempo de exibição total das produções do canal, que corresponde a aproximadamente 11,9 horas e um total de 298,3 mil visualizações.

Mais acessados

Confira a lista dos conteúdos mais acessados do canal, lista que traz em primeiro lugar o vídeo que vem se mantendo nessa colocação há dois anos: o tutorial “Como dançar o passinho do reggae”, com 235 mil visualizações. Em segundo e terceiro lugar, vídeos formativos e demais conteúdos promocionais, institucionais e da programação cultural, completando o ranking. 

Acesse: https://bit.ly/MaisAcessadosYouTubeCCBJ

Aproveita que terminou essa leitura e se inscreve no canal, ativa as notificações para não perder nenhuma novidade, dá uma passada nas playlists e escolhe seu conteúdo. Parte das exibições são em estreia ou formato ao vivo, porém os interessados podem assistir quantas vezes necessário e quando quiser. 

Gostou? Então compartilhe os conteúdos do Youtube CCBJ e mantenha a cultura viva e em rede e cada vez mais acessível!

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!