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Turma do Curso Técnico em Dança do Centro Cultural Bom Jardim visita Escola Indígena Maria Venância Tremembé

19/09/2023

A segunda turma do Curso Técnico de Dança (CTD) da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (ECA/CCBJ) realizou, no dia 18 de março de 2023, uma aula em campo na Escola Indígena Maria Venância Tremembé, localizada na cidade de Itarema, no Ceará.

A visita aos povos Tremembés de Almofala foi realizada no componente curricular do curso chamado Dança e Ancestralidades II, ministrado pela professora Circe Macena, em parceria com Lourdes Macena. As professoras do módulo, a coordenadora do Programa de Dança e os estudantes foram recebidos pelo cacique João Venâncio.

Silvana Marques, a coordenadora do Programa de Dança do CCBJ, considera que a aula favoreceu para estabelecer maior proximidade com a cultura indígena, proporcionando “reflexão aos discentes sobre seus modos de fazer, suas danças e sua formação enquanto artistas”. Da experiência, ela destaca a importância da troca de saberes para o processo formativo.

A sabedoria do cacique que recebeu a turma do CTD é uma das razões que leva Silvana Marques a definir o momento como o mais especial de todo o módulo. E, de acordo com a coordenadora, os alunos concordam com sua colocação. “O módulo pôde trazer reflexões mais práticas que se aproximam da vida e luta de cada um deles [alunos], sendo assim mais proveitoso”, conta.

A fala é de Camomila Costa, graduanda de Dança e aluna do CTD da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). A estudante ressalta o valor do encontro para sua vida profissional e estudantil.

Conforme a ementa da disciplina, Dança e Ancestralidades II se lança sobre o “ensino de danças indígenas a partir do estudo prático-teórico das matrizes culturais dos povos indígenas brasileiros, trazendo abordagens sobre as corpografias nas danças dos povos indígenas, seus rituais, símbolos, amuletos, instrumentos musicais, ritmos e adornos, dentro e fora do contexto religioso.”

Com base nas declarações, o intuito de provocar aproximação do estudo mais identitário e um contato com a sabedoria ancestral indígena parece ter sido cumprido com êxito no módulo cujo eixo temático é designado como “Dança, cultura e sociedade”. Este eixo é orientado pelas dimensões histórica e política e valoriza a relação com a ancestralidade e a afirmação da identidade cultural.

Veja mais sobre a aula em campo: Visita à Escola Índigena Maria Venância Tremembé

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