Logo do Governo

Terreiro de Umbanda promove evento que demarca sua atuação cultural no Grande Bom Jardim

15/05/2024

Festa de Santo Antônio x Exu, do Centro Espírita de Umbanda Zé Pilintra das Almas (Foto: Acervo CCBJ/Flávia Almeida) Festa de Santo Antônio x Exu, do Centro Espírita de Umbanda Zé Pilintra das Almas (Foto: Acervo CCBJ/Flávia Almeida)

O Centro Espírita de Umbanda Zé Pilintra das Almas realiza, no próximo sábado, 18, o evento Azágua da Mazé. Com o objetivo de ampliar a atuação cultural do terreiro, a programação propõe saudar a força das mulheridades da religião de matriz africana do Grande Bom Jardim por meio de atrações artísticas e conta com o apoio do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Azágua da Mazé terá início às 17h00 e se estende até 22h00, contando com apresentações de grupos e coletivos como Brincantes Sonoros, Toque de Senzala, Associação Zumbi Capoeira (AZC) e Boi Maravilha. O evento ocorrerá na Associação São Miguel Arcanjo, sob os cuidados do Mestre da cultura Pai Neto Tranca Rua.

Com cerimonial de Jô Costa e Palhaço Tetel, a ação também contará com instalação artística composta por exposição fotográfica e vídeo de Sérgio Gurgel e Flávia Almeida, uma das fotógrafas do CCBJ. Um dos primeiros momentos da programação é a roda de conversa “Mulheridades de terreiro”, cujo tema são as questões de gênero para os povos de terreiro, mediada pela cerimonialista Jô Costa. Além disso, haverá uma rifa com quatro prêmios.

O C.E.U Zé Pilintra das Almas é conduzido pelo pai de santo Giuliano Freitas e realiza o evento Azágua da Mazé com a finalidade de reforma e manutenção das atividades que acontecem mensalmente no terreiro. O foco dessas atividades está voltado para a espiritualidade e valorização dos saberes e práticas dos povos tradicionais de terreiro, desenvolvendo também ações de cunho social e cultural no território do Grande Bom Jardim.

Entre as ações realizadas pelo C.E.U Zé Pilintra das Almas estão a distribuição de quentinhas e rações para animais que vivem nas ruas, o atendimento espiritual, a distribuição de brinquedos nas Festas das Crianças e ações culturais como a fogueira de Santo Antônio, o Festejo do Boi Maravilha e Tambor da Mazé, com raízes do Tambor de Crioula.

O público alvo da casa, localizada no bairro Granja Lisboa, são os moradores do seu entorno, em sua maioria pessoas negras, mulheres, LGBT+ e pessoas em vulnerabilidade social. Com as atividades realizadas, o terreiro acredita influenciar diretamente na movimentação da economia local e manter viva a memória e tradição das festividades religiosas.

Programação do evento AZÁGUA DA MAZÉ

16h30 às 17h – Lanche / Acolhida

17h às 18h – Roda de conversa “Mulheridades de terreiro” (Tema: questões de gênero para os povos de terreiro, mediação: Jô Costa)

18h – Abertura com pai Giuliano e pai Neto / Cerimonial com Jô Costa e Palhaço Tetel

18h às 18h20 – Instalação artística com exposição fotográfica e vídeo de Sérgio Gurgel e Flávia Almeida

18h30 às 19h – Toque de Senzala

19h10 às 19h50 – Jongo com Associação Zumbi Capoeira, dirigido por Mestra Carla

20h00 às 20h50 – Coco Brincantes Sonoros

21h às 21h40 – Tambor da Mazé com Boi Maravilha

21h45 – Rifa e finalização

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!