Logo do Centro Cultural Bom Jardim

RETOMADA CCBJ: ACOMPANHE AS ATIVIDADES PRESENCIAIS NESTA FASE

27/09/2021

As atividades do CCBJ com a pandemia adaptaram-se e a maioria passou a ser remota. As equipes do administrativo e equipes de segurança e limpeza estavam cumprindo em regime de escala alternada.

Seguindo os decretos e protocolos governamentais sobre as retomadas das ações presenciais nos equipamentos culturais, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) está, gradualmente, retornando as ações dentro do equipamento. 

As atividades do CCBJ com a pandemia adaptaram-se e a maioria passou a ser remota. As equipes do administrativo e equipes de segurança e limpeza estavam cumprindo em regime de escala alternada, os expedientes presenciais durante as últimas fases mais intensas de isolamento social, conforme as portarias do IDM e SECULT. Em agosto algumas ações internas iniciaram o movimento de retomada ao equipamento, sempre seguindo os protocolos de segurança.

O equipamento está devidamente equipado com sinalizações de referência e orientação, álcool em gel nas salas e nos espaços, nas principais entradas com maior concentração em totem para facilitar a higienização das mãos, tapetes sanitizantes e de secagem, aferição de temperatura nas principais entradas, indicação de presença máxima por espaços fechados e abertos, disponibilização de máscaras descartáveis e acompanhamento do uso das mesmas e da quantidade de pessoas nas salas, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento indicado. A equipe de limpeza também realiza a sanitização, a cada turno, dos espaços internos do equipamento.

Os representantes das equipes do CCBJ realizam encontros, quinzenalmente, no Grupo de Trabalho Retomada CCBJ, analisando o contexto situacional da Covid-19, principalmente no entorno e em todo território, avalia, coletivamente as decisões de retomada e acompanham os profissionais vacinados, monitora os casos de quadro gripal e de Covid-19 dos colaboradores e demais que transitam pelo equipamento. Além disso, mantém-se em alinhamento com outros Comitês como o de Combate à Covid-19 no Bom Jardim e nos comitês setoriais das casas de cultura do Estado, seguindo as recomendações, os decretos e portarias.

A partir de setembro, alguns setores finalísticos como Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE), Ação Cultural e a Escola de Cultura e Artes CCBJ (ECA) passaram a retornar, parcialmente as ações presenciais, sem a presença do público espectador, com exceção de alguns cursos da ECA que recepcionaram os alunos e alunas no equipamento.

Acompanhe como os setores do CCBJ estão em retomada nesta fase do plano estratégico:

ESCOLA DE CULTURA E ARTES CCBJ (ECA/CCBJ)

A Escola de Cultura e Artes do CCBJ retorna às suas atividades presenciais, desde agosto de 2021. As escalas são construídas conforme disponibilidade de equipamentos na sala da formação. Em setembro e agosto, a equipe esteve presente no CCBJ com escalas de 8h e 4h, conforme ações presenciais dos programas, e em outubro, com carga horária presencial de 6h, entre 8h às 21h30. As demais cargas horárias serão completadas com trabalhos em home-office. Os cursos do eixo básico permanecem de forma remota, em quase que sua totalidade. Salvo alguns cursos como de capoeira, Núcleo de Criação em Circo e outros  que acontecem de forma presencial. O curso de formação básica em dança, com as professoras Letícia e Dorotéia, acontecem de forma híbrida, ou seja, presencial e remota.  

Os cursos extensivos/técnicos de dança, música, teatro, jogos digitais e audiovisual estão retornando às atividades presenciais paulatinamente, conforme módulo em execução. Até novembro/dezembro, todas as aulas serão presenciais, sempre de 18h às 21h10. 

Desenvolveremos de julho a dezembro de 2021:

  • 05 Cursos de extensão/técnico (formato híbrido);
  • 08 Projetos de laboratório de pesquisa (formato remoto);
  • 08 Turmas de longa duração em dança (formato híbrido);
  • 63 Cursos de formação básica em diversas linguagens( formato remoto/semipresencial);
  • 12 Cursos Livres com inscrição abertas(formato remoto/semipresencial).
  • Outros cursos e formações ainda serão divulgadas até dezembro.

Modalidades de trabalho: Home Office, semipresencial e presencial.
Tempo presencial: Escala de 6h;
Horário: 8h às 21h30( 08 às 15h30/ 15h30 às 21h30)
Dias da semana: Segunda à sexta (sábado a depender da demanda.)

Contatos da Escola de Cultura e Artes:
Gerência:
joaquim.araujo@idm.org.br
Coordenação de Teatro: coordenacaodeteatro.ccbj@udm.ogr.br
Coordenação de Música: coordenacaodemusica.ccbj@idm.org.br
Coordenação de Dança: coordenacaodedanca.ccbj@idm.org.br
Coordenação de Audiovisual: coordenacaodeaudiovisual.ccbj@idm.org.br
Coordenação de Cultura Digital: coordenacaoculturadigital.ccbj@idm.org.br
Coordenação de Acessibilidade: coordenacaoacessibilidade.ccbj@idm.org.br

NUCLEO DE ARTICULAÇÃO TÉCNICA ESPECIALIZADA (NArTE/CCBJ)

Passou a retomar as atividades presenciais no dia 10 de agosto, apenas  com a presença de profissionais, sem público e/ou acompanhamento dos Agentes Criativos e Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário, de forma planejada e em horários alternados. Segue com a modalidade de teletrabalho/home office, semipresencial e Presencial, com tempo de permanência no equipamento de 4h a 6h por dia, em escalas alternadas, de segunda a sexta-feira, a depender da demanda, a escala poderá acontecer no período manhã/tarde. As possíveis demandas presenciais são: reuniões de planejamento metodológicos, entrega de cesta básicas, acompanhamento dos projetos, visitas de parcerias institucionais, atendimento técnico especializado e escuta qualificada, gravação de vídeos (atividades gravadas no estúdio do CCBJ), além disso atividades de conscientização nos arredores do equipamento. Todas as atividades serão planejadas e desenvolvidas, a partir da avaliação de risco que possa ser oferecido, para que possamos proteger tanto o profissional como a comunidade.

Total de Profissionais: 12
Eixos de atuação: Cultura e Infância, Educação Social, Psicossocial, Articulação Comunitária, Coordenação e estagiária.  (5 eixos) Divisão: 2 grupos, cada grupo ficará com 5 profissionais, dividido por eixo.
Horários de escalas presenciais: 09h às 12h; 13h30 às 17h30. 
Segunda Feira: Dia de reuniões dos eixos e coordenação, acontecerá de forma online e/ou presencial. Todos da equipe. 
Terça e Quinta: Grupo 1 de Educadores Sociais
Quarta e Sexta: Grupo 2 de Educadores Sociais

A depender das demandas e solicitações o cronograma poderá sofrer alterações. 

CONTATOS:

Gerência NArTE – gerencianarte.ccbj@idm.org.br
Psicossocial – psicologanarte.ccbj@idm.org.br/servicosocialnarte.ccbj@idm.org.br
Articulação Comunitária – articulacaocomunitarianarte.ccbj@idm.org.br
Educação Social – educacaosocialnarte.ccbj@idm.org.br
Cultura e Infância – culturainfancianarte.ccbj@idm.org.br

AÇÃO CULTURAL

Presencialmente, a Ação Cultural responsável por toda a fruição e  difusão artística e cultural do equipamento passa a realizar como prioridade as gravações de produção de conteúdo da programação artística e atendendo, pontualmente, às solicitações de pautas presenciais, que serão avaliadas seguindo os padrões  de controle e combate à Covid-19.

Os eventos presenciais, como por exemplo, a solenidade de nomeação da biblioteca e a finalização do CTD, finalização do curso extensivo de teatro são algumas ações presenciais, realizadas entre agosto a novembro com público reduzido e seguindo os protocolos de higienização. O CCBJ continua, por precaução, até que o contexto fique mais equilibrado, com boa parte da programação remota até dezembro de 2021, através das redes sociais, canal do youtube do CCBJ e plataformas de reuniões. Alguns eventos teste serão realizados com público durante este processo:

Outubro: Solenidade de nomeação da Biblioteca e a Mostra Internacional Infantil de Audiovisual em 2021, gravações e reuniões.

Novembro: Festival Internacional de Teatro Infantil, Encerramento do Curso Técnico em Dança – CTD, gravações e reuniões;

Dezembro: Contrapartidas Convocatória Manutenção Grupos Artísticos; Aniversário do CCBJ; Natal de Luz.

E finalizando este ciclo com eventos que demandam, um pouco mais, de suporte para a execução tanto no presencial quanto no virtual. A escala presencial se dará para reuniões e acompanhamentos de atividades, em rodízio, com gerência, produtores e assistentes. Nesta fase a programação presencial acontece sem público espectador, apenas com finalidade de gravação para exibição nos canais CCBJ. Os técnicos estão vindo durante toda a semana para a habilitação dos equipamentos nos espaços solicitados de acordo com a demanda solicitada. O Bússola Cultural estará, presencialmente, no CCBJ dois dias na semana para o atendimento, conforme agendamento prévio. A equipe da Biblioteca se encontra vindo todos os dias da semana para a catalogação dos livros, atualização e organização do acervo e programação. No momento, a Biblioteca está na fase 1: funcionamento interno, administrativo e restrito a funcionários do setor. Avaliando entrar na fase 2 no próximo mês (outubro): retomada parcial de alguns serviços de atendimento ao usuário, como empréstimo e cadastro de novos usuários, prioritariamente, por agendamento, mas com atendimento de público espontâneo, porém apenas para serviços acima citados. A fase 3 (a definir): soma-se aos serviços da fase 2, o agendamento para uso do salão da biblioteca e de computador, preferencialmente por agendamento, mas atendendo público espontâneo se respeitando os critérios pré estabelecidos e detalhados no plano de retomada CCBJ

CONTATOS:

Gerência Ação Cultural – Lili Aragão – acaocultural.ccbj@idm.org.br
Produção – Tiago Nogueira e Luciana Brilhante producaoccbj@gmail.com
Assessoria de Projetos – Monique Sousa bussolacultural.ccbj@idm.org.br
Agendamento Bússola Cultural http://bit.ly/AtendimentoBussolaCulturalCCBJ
Solicitação de Pauta –  https://bit.ly/3B5tfYU

ADMINISTRAÇÃO (Infraestrutura, limpeza, segurança, recepção e administrativo) 

O setor administrativo retornou com a escala totalmente presencial, desde agosto e antes estava em regime de alternância de escalas. Para tanto, estamos trabalhando com escalas em turno diferenciados e cumprindo todos os protocolos sanitários e de cuidados com os colaboradores. As equipes de assistência administrativas, assistência de infraestrutura, suporte, recepção e elétrica estão divididas em duas turmas, em observância a capacidade de cada espaço de trabalho, com expedientes 07h às 13h e 14h às 21h, com uma hora de intervalo entre as trocas das equipes para higienização da sala. Para as atividades de coleta de assinaturas dos bolsistas é feita a partir de agendamentos prévio, bem como é montado uma infraestrutura de modo ao cumprimento do distanciamento mínimo exigido para o momento pandêmico. As equipes de zeladoria e segurança também operam em escalas  de revezamento e sempre orientadas a respeito do distanciamento e cuidados aos protocolos sanitários. 

CONTATO:

Gestão Administrativa – Cléo Araújo: administrativo.ccbj@idm.org.br 
Infraestrutura – Supervisão – Monique: infraccbj@gmail.com  
WhatsApp Atendimento Administrativo: exclusivo aos alunos (as), professores (as) e artistas contratados (as): (85) 9 8733 8822

COMUNICAÇÃO (núcleo de videomakers, núcleo de redes sociais, webmaster, fotografia, núcleo de Libras)

A comunicação CCBJ está acompanhando as movimentações presenciais do CCBJ realizando, de forma ordenada e gradual, as coberturas fotográficas, quando solicitadas internamente, assim como as coberturas audiovisuais, produção de conteúdo, transmissão de lives, reuniões e planejamentos e as gravações dos espetáculos. A equipe segue com a modalidade de teletrabalho/home office, semipresencial e presencial, realizando a presença virtual, nos canais, projetando as ações e demandas de todos os setores internos do equipamento, da Secult, do IDM, das ações em rede da Casa Civil e da comunidade no site, Instagram, Facebook, Youtube e lista de transmissão no WhatsApp e  imprensa em geral. A comunicação também inicia o movimento de planejamento, suporte e execução de ações de comunicação interna, em formato presencial e virtual.

Equipe de Comunicação CCBJ: ascom.ccbj@idm.org.br ou ascomccbj@gmail.com
Coordenação de Comunicação: coordenacaocomunicacaoccbj@gmail.com ou (85) 9 8606 6687 
Lista de Transmissão e Agendamento de Entrevistas e pautas: (85) 9 8127 0954

GESTÃO EXECUTIVA CCBJ Marcos Levi Nunes – Gestor Executivo CCBJ
CONTATO ASSISTÊNCIA GESTÃO: Benjamim Lucasbenjamim.lucas@idm.org.br

Fotos de Flávia Almeida
Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!