Logo do Governo

Programação semanal CCBJ de 24/10 a  30/10  virtual , presencial e gratuita

25/10/2022

DIA 24/10 – SEGUNDA-FEIRA

PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO: DIVERSIDADE , RAÇA E GÊNERO 

RELEASE: O CCBJ, por meio da Articulação Comunitária do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz para o projeto Precisamos Falar Sobre isso a temática “Diversidade, raça e gênero”. A atividade acontece nos dias 24 e 26 de outubro, às 18h, no Espaço Paulo Freire do CCBJ.

A ação fará parte da formação em Cidadania Cultural que o CCBJ está promovendo para os adolescentes da comunidade. Na ocasião, haverá um debate sobre os papéis e estereótipos de raça e identidade de gênero, a partir das estruturas do mundo cotidiano, questionando sobre as violações e compreendendo a importância de políticas afirmativas. Dia: 24 e 26/10 às 18h no Espaço Paulo Freire.

📌Serviço: 

18h| PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO: DIVERSIDADE , RAÇA E GÊNERO 

Local:  Espaço Paulo Freire do CCBJ.

DIA 25/10 – TERÇA-FEIRA

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – CINECLUBE CRESCER SEM VIOLÊNCIA

RELEASE:  O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

O cineclube “Crescer sem Violência” promove 4 encontros com crianças de idade abaixo de 11 anos para assistir os 4 primeiros episódios da microssérie ‘’Que corpo é esse?‘’, do Projeto Crescer sem Violência do Canal Futura em parceria com Childhood e Unicef. Serão realizadas rodas de conversa sobre autoproteção no fim da exibição.

📌Serviço: 

16h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – CINECLUBE CRESCER SEM VIOLÊNCIA

Local:  Cineclube do Centro Cultural Bom Jardim

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS CÊNICOS: REISADO DE CARETAS BOI ESTRELA

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

O Reisado de Caretas Boi Estrela é um produto que está sendo gerado a partir da atividade Jogos Cênicos, que está desenvolvendo as habilidades teatrais das crianças participantes. A proposta é fazer um ensaio aberto da apresentação das crianças atendidas na Associação Ideal que se apresentará em  dezembro, durante o ciclo natalino do equipamento, como resultado das vivências artísticas.

📌Serviço: 

17h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS CÊNICOS: REISADO DE CARETAS BOI ESTRELA

Local: Associação Ideal

TERÇA COM DANÇA – NO BARRACO DA CONSTÂNCIA TEM! APRESENTA “DELIRANTES E MALSÃS”

RELEASE: Compondo a programação das Terças com Dança do CCBJ, o grupo No Barraco da Constância tem! traz para a Praça Central do CCBJ o espetáculo “Delirantes e Malsãs”, às 17h. O trabalho é dirigido e coreografado de maneira coletiva pelos 5 integrantes do grupo No barraco da Constância tem!, que completa 10 anos em 2022.

O trabalho “Delirantes e Malsãs” é desdobramento de uma pesquisa iniciada em 2018, a upartir da realização do díptico de performances “Epidêmica” e “Erradicada” executadas na Praça Almirante Saldanha, onde em cada uma delas se dançou durante 8 horas ininterruptas. “Delirantes e Malsãs” é também um trabalho fortemente alimentado por danças populares tradicionais brasileiras e outras performatividades do tipo, tendo passado em seu percurso de pesquisa pelos cantos de incelenças das carbideiras e pelos flagelos dos penitentes do sertão caririense. 

📌Serviço: 

17h | TERÇA COM DANÇA – NO BARRACO DA CONST NCIA TEM! APRESENTA “DELIRANTES E MALSÃS”

Local: Praça Central do CCBJ

DIA 26/10 – QUARTA-FEIRA

ANDANÇAS COMUNITÁRIAS  – BIBLIOTECA INFANTIL HERBÊNIA GURGEL

RELEASE: A Articulação Comunitária do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), irá realizar uma visita a Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel, com o objetivo de conhecer o espaço, as ações e potencializar as parcerias dentro do território.

📌Serviço: 

14h | ANDANÇAS COMUNITÁRIAS  – BIBLIOTECA INFANTIL HERBÊNIA GURGEL

Local: Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO A CULTURA (AULA 4)

RELEASE:  O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

A atividade “Colorindo a Cultura” será dividida em 4 encontros com crianças de até 11 anos de idade para colorir e conversar sobre as respectivas culturas: africana, árabe, indígena e popular nordestina.

📌Serviço: 

16h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO A CULTURA (AULA 4)

Local: Espaço Alternativo do CCBJ

NARTE EM PAUTA – OFICINA DE ARTE-EDUCAÇÃO “FILTRANDO SONHOS”

RELEASE: Nesta segunda-feira, Deyse Mara, educadora social do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/ccbj) promove o momento “Filtrando Sonhos”, uma atividade arte-educativa que tem como objetivo debater com as crianças participantes sobre seus sonhos, trabalhando numa perspectiva que elas reflitam a importância de ser criança e que traga também ao debate o combate ao trabalho infantil. 

Durante a atividade a educadora vai ensinar os participantes a produzirem filtros dos sonhos, que de acordo com a sua crença, ao cair da noite, o ar se enche de sonhos que podem conter mensagens do Grande Espírito para nós, humanos. E para separar os bons sonhos das energias ruins que nos fazem mal, eles criaram o filtro dos sonhos.

📌Serviço: 

18h | NARTE EM PAUTA – OFICINA DE ARTE-EDUCAÇÃO “FILTRANDO SONHOS”

Local: Espaço Marielle do CCBJ

PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO: DIVERSIDADE , RAÇA E GÊNERO 

RELEASE: O CCBJ, por meio da Articulação Comunitária do Núcleo de Articulação Técncia Especializada (NArTE/CCBJ) traz para o projeto Precisamos Falar Sobre isso a temática “Diversidade, raça e gênero”. A atividade acontece nos dias 24 e 26 de outubro, às 18h, no Espaço Paulo Freire do CCBJ.

A ação fará parte da formação em Cidadania Cultural que o CCBJ está promovendo para os adolescentes da comunidade. Na ocasião, haverá um debate sobre os papéis e estereótipos de raça e identidade de gênero, a partir das estruturas do mundo cotidiano, questionando sobre as violações e compreendendo a importância de políticas afirmativas. Dia: 24 e 26/10 às 18h no Espaço Paulo Freire.

📌Serviço: 

18h| PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO: DIVERSIDADE , RAÇA E GÊNERO 

Local:  Galeria do CCBJ.

É O BRINCA – CHUÁÁ EM “UM PICADEIRO DE HISTÓRIAS”

RELEASE: No programa É O Brinca desta sexta-feira, o CCBJ convida Chuáá, que traz “Um Picadeiro de Histórias”,  um momento de contação de histórias na Escola Indígena da Ponte, voltado para crianças e adolescentes a partir de 5 anos de idade.

Chuáá é uma contadora de histórias que utiliza a linguagem do corpo, do som, e a

interatividade com o público, como auxílio para narrar seus contos. Neste trabalho, as

histórias tratam de maneira interativa de assuntos sobre a natureza, as relações, os valores

culturais e a força interior. Em seu repertório, traz os contos: Um Camaleão Indeciso, Um

Grilinho Contente, O Pote de Baiaré e o Encontro de Maria com Virgulino, voltado para o

público infanto-juvenil o espetáculo tem duração de 45 minutos.

📌Serviço: 

8h30 e 13h30| É O BRINCA – CHUÁÁ EM “UM PICADEIRO DE HISTÓRIAS”

Local:  Escola indigena da Ponte

DIA 27/10 – QUINTA-FEIRA

CINE NARTE – CURTA METRAGEM “AMOR DE CABELO”

RELEASE: No Cine NArTE dessa quinta-feira, o CCBJ traz para o Cineclube do equipamento a exibição do curta metragem “Amor de Cabelo”, vencedor do Oscar de melhor curta metragem de animação. O cabelo de Zuri é mágico. Ele pode ser trançado e enrolado para combinar perfeitamente com uma tiara de princesa ou uma capa de super-heroína. E Zuri sabe que seu cabelo é lindo!

📌Serviço: 

10h| CINE NARTE – CURTA METRAGEM “AMOR DE CABELO”

Local: Cineclube do CCBJ

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – PERCUSSÃO AMBIENTAL 

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, com momentos de Vivências Teatrais, Percussão Ambiental e Jogos Percussivos, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 12 anos. 

A Percussão Ambiental onde trabalhamos a musicalidade aliada a práticas ambientais, produzindo objetos sonoros. Uma parceria do eixo Cultura Infância com as entidades que compõem a Rede de Cultura Infância do Grande Bom Jardim. 

📌Serviço: 

16h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – PERCUSSÃO AMBIENTAL 

Local: Instituto Pisique 

PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO – BELEZAS, EMPODERAMENTO E IDENTIDADES

RELEASE: A fim de questionar os estereótipos vinculados à imagem corporal e autoestima, dadas construções sociais, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), no programa Precisamos Falar Sobre Isso desta quinta-feira, levanta a importância dessa discussão, além de reafirmar o  empoderamento do corpo.

📌Serviço: 

16h | PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO – BELEZAS, EMPODERAMENTO E IDENTIDADES

Local: Centro Cultural Bom Jardim

CONVERSA DE CALÇADA 

RELEASE: No programa Conversa de Calçada desta quinta-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) vai até a comunidade São Francisco com o objetivo de sentar, escutar e mobilizar a comunidade para somar com o CCBJ.

📌Serviço: 

17h | CONVERSA DE CALÇADA 

Local: Comunidade São Francisco

SOLICITAÇÃO DE PAUTA – HALLOWEN PARTY: UMA NOITE DE TERROR (12 anos)

RELEASE: “Hallowen Party: Uma noite de terror” é uma festa organizada pelo Grupo Fems Dance em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim. A festa contará com os espetáculos de dança “Silêncio Mortal” do grupo Fems Dance (@grupo_fems), uma apresentação do grupo Buala (@bualaCDC) e finalizando a noite com muita música pra balançar o esqueleto com a Dj Missunshine (@lucianabrilhante).

📌Serviço: 

18h | SOLICITAÇÃO DE PAUTA – HALLOWEN PARTY: UMA NOITE DE TERROR (12 anos)

Local: Teatro Marcus Miranda do CCBJ

DIA 28/10 – SEXTA-FEIRA

SOLICITAÇÃO DE PAUTA – CINE TERAPIA: O DIABO VESTE PRADA (12 anos)

RELEASE: O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) realiza parceria com o Movimento de Saúde Mental / Casa Ame para a prestação de serviço gratuito à comunidade e demais interessados nas ações terapêuticas que tem como base o cinema. É o Cine Terapia que acontece no Cine Clube do CCBJ (Rua Três Corações, 300, Bom Jardim).

Nesta edição do projeto Cine Terapia (12/08 sexta-feira), a Casa AME, em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim, promove a exibição do filme “O Diabo Veste Prada”, no Cineclube do CCBJ. O projeto procura sempre atender as necessidades subjetivas de jovens e adultos, portadores ou não de algum problema de ordem psíquica através da sétima arte. Ao final das sessões, acontece um debate com Vanêssa Firmino, terapeuta da Casa Ame. 

📌Serviço: 

14h | SOLICITAÇÃO DE PAUTA – CINE TERAPIA: O DIABO VESTE PRADA (12 anos)

Local: Cine Clube do CCBJ

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS (AULA 8)

RELEASE:  O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 12 anos. 

“Musicalização e Direitos Humanos” é uma vivência onde vamos apreciar, aprender, fazer música e ao mesmo tempo conversar sobre Direitos Humanos, de uma forma lúdica e pedagógica.

📌Serviço: 

17h |VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS (AULA 8)

Local: Estúdio do Centro Cultural Bom Jardim

MOSTRA DE FILMES PRODUZIDOS PARA FINALIZAÇÃO DO EXTENSIVO DE AUDIOVISUAL DO CCBJ

RELEASE: O Curso Extensivo de Audiovisual do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), convida para a exibição dos filmes “Noites em Claro” e “Saída Para a Luz do Dia”, que marcam o término da formação da turma. Os filmes serão exibidos no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, às 18h.

“Noites em Claro” fala sobre Carlos, um entregador de comida que precisa lidar com o aterrorizante toque de recolher imposto pela polícia em sua comunidade, enquanto tenta lidar com a presença de uma entidade sobrenatural. Já “Saída Para a Luz do Dia” foi produzido em memória de Geovane Rodrigues Xavier e fala sobre jovens negros que suturam suas memórias no reencontro com o espaço-tempo-ancestral.

📌Serviço: 

18h | MOSTRA DE FILMES PRODUZIDOS PARA FINALIZAÇÃO DO EXTENSIVO DE AUDIOVISUAL DO CCBJ

Local:  Teatro Marcus Miranda do CCBJ

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!