Logo do Centro Cultural Bom Jardim

Programação semanal CCBJ de 09/01 a 15/01 presencial e gratuita

10/01/2023

DIA 09/01 – SEGUNDA-FEIRA

ABERTURA DAS PARTILHAS DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISA CCBJ 2022

RELEASE: O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da sua Escola de Cultura e Artes, apresenta de 09 a 12 de janeiro, a Partilha Final dos Laboratórios de Pesquisa 2022.

Os dez projetos aprovados passaram por cinco meses de imersão em suas pesquisas e contaram com o acompanhamento de professores mediadores e professoras mediadoras, além de encontros e oficinas específicas para cada projeto, compartilham com toda a cidade os seus processos e procedimentos de pesquisa.

📌Serviço: 

09 a 12 de janeiro, às 18h | ABERTURA DAS PARTILHAS DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISA CCBJ 2022

Local: Teatro Marcus Miranda CCBJ

DIA 10/01 – TERÇA-FEIRA

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO COM CIDADANIA: “DIREITOS HUMANOS: LIBERDADE”

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

Colorindo com Cidadania é uma proposta de atividade lúdica onde utilizamos o desenho para desenvolver tanto capacidades motoras, como intelectuais e lúdicas e conversar sobre temas relacionados aos Direitos Humanos  

📌Serviço: 

14h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO COM CIDADANIA

Local: Instituto Well Vi

SOMBRINHA LITERÁRIA – ALTOS E BAIXOS

RELEASE: Na primeira edição do Ciclo de Leitura de 2023, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ indica o audiolivro “Altos e Baixos”, da autora Giovana Madalosso.

Publicado pelo Clube Leiturinha, “Altos e Baixos” mostra que nada é tão simples e perfeito como parece à primeira vista, mas tudo bem ser assim. Afinal, é isso que torna a vida um verdadeiro voo a ser vivido! Confira o link para acesso ao audiolivro nas redes sociais do equipamento.

📌Serviço: 

14h | SOMBRINHA LITERÁRIA – ALTOS E BAIXOS

Local: Redes sociais CCBJ

PROJETO DE VIDA – RODA DE CONVERSA: ARTE COMO PROJETO DE VIDA

RELEASE: Iniciar um novo ano é também uma oportunidade de dar espaço para novas perspectivas junto à arte. Pensando nisso, a roda de conversa “arte como projeto de vida”, promovida pelo CCBJ, por meio do seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada, é um convite aos adolescentes que têm interesse em alguma vertente artística, mas não conseguem visualizar um caminho para colocar suas ideias e expressões em prática. Juntos, iremos organizar as ideias, a fim de projetar possíveis caminhos e aproximar os sonhos do campo da realidade.

📌Serviço: 

18h30 | PROJETO DE VIDA – RODA DE CONVERSA: ARTE COMO PROJETO DE VIDA

Local: Sala de Musica CCBJ

DIA 11/01 – QUARTA-FEIRA

BRINCANDO E APRENDENDO – AFRO COR E EDUCAÇÃO

RELEASE: No programa Brincando e Aprendendo desta quarta-feira, o CCBJ, por meio do seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada promove a atividade “Afro cor e educação”, facilitada pela educadora social Jackline Marques.

A atividade usa a capoeira para estimular as crianças a manter, aprimorar e, em muitos casos, recuperar movimentos próprios do corpo humano como ponto essencial do trabalho de corpo e movimento para a educação Infantil. 

📌Serviço: 

16h | BRINCANDO E APRENDENDO – AFRO COR E EDUCAÇÃO

Local: Espaço Marielle CCBJ

DIA 12/01 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR: ELIS

RELEASE: O Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz para o Cine Leitor desta quinta-feira a biografia musical “Elis”, que retrata os altos e baixos da carreira e da vida da cantora Elis Regina, que alcançou a fama na era da bossa nova. 

O Cine Leitor ocorre por meio da exibição de produções cinematográficas adaptadas de livros, evidenciando a relação entre a literatura e o audiovisual, com intuito de incentivar a leitura para crianças e jovens através da linguagem do cinema.

📌Serviço: 

14h | SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR: ELIS

Local: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

Musicalização e Direitos Humanos” é uma vivência com o objetivo de apreciar, aprender, fazer música e ao mesmo tempo conversar sobre Direitos Humanos, de uma forma lúdica e pedagógica. O momento faz parte da programação da Semana Cada Vida Importa.

📌Serviço: 

18h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 

Local: Espaço Alternativo do CCBJ

SOLICITAÇÃO DE PAUTA – MARIAS NA COMUNIDADE

RELEASE: Compondo as Solicitações de Pauta do CCBJ, o Bando Somos Todas Marias apresenta o bate-papo “Marias na Comunidade”, no canal do CCBJ no YouTube. A pesquisa que baseou o trabalho busca fazer uma reflexão a respeito da importância do uso das brincadeiras tradicionais como ferramenta facilitadora nas oficinas de Arte e Educação e cultura popular do Projeto “Somos todas Marias”. 

A pesquisa se propôs discutir a importância do uso da Arte-Educação e cultura popular no desenvolvimento social e afetivo do público envolvido, de acordo com observações feitas e os depoimentos dos Arte – Educadores do Projeto, bem como discutir a importância da ludicidade na infância; compreender a importância dos jogos populares no favorecimento das relações interpessoais e no desenvolvimento infantil e analisar o comportamento das crianças durante as vivências.

📌Serviço: 

19h | SOLICITAÇÃO DE PAUTA – MARIAS NA COMUNIDADE

Local: Canal do CCBJ no YouTube

NARTE EM CORES – OFICINA DE STENCIL: ESPAÇO PAULO FREIRE

RELEASE: Compondo a programação do NArTE em Cores, o CCBJ, por meio do seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada, para ornamentar e fortalecer a existência e importância do Espaço Paulo Freire CCBJ, promove uma atividade coletiva de pintura com símbolos que evocam as idéias e personalidade do educador homenageado. 

📌Serviço: 

10h | NARTE EM CORES – OFICINA DE STENCIL: ESPAÇO PAULO FREIRE

Local: Espaço Paulo Freire CCBJ

DIA 13/01 – SEXTA-FEIRA

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – TEATRO E DIGNIDADE: OFICINA DE TEATRO

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos.

Nos encontros, será discutido um tema sobre direitos humanos, desenvolvendo um senso crítico e empático nos pequenos, focando no desenvolvimento das percepções corporais  e com uma pedagogia teatral criativa, acontecendo através do brincar e do lúdico.

📌Serviço: 

18h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – TEATRO E DIGNIDADE: OFICINA DE TEATRO

Local: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ

DIA 14/01 – SÁBADO

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – PEQUENOS MALABARISTAS: OFICINA DE MALABARES

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos.

Desde a produção dos malabares à prática e noções básicas da brincadeira, com muita risada e alegria através do malabares, nas oficinas iremos descobrir o palhacinho interno de cada uma das crianças do CCBJ. O encontro terá vagas limitadas para crianças acima de 8 anos.

📌Serviço: 

15h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – PEQUENOS MALABARISTAS: OFICINA DE MALABARES

Local: Sala de Dança CCBJ

DIA 15/01 – DOMINGO

SOLICITAÇÃO DE PAUTA – LANÇAMENTO 2023 JUNINA CORAÇÃO SERTANEJO 2023

RELEASE: Compondo as Solicitações de Pauta do CCBJ, neste domingo convidamos para a Praça Central do equipamento a Junina Coração Sertanejo para o lançamento da quadrilha de 2023, onde serão apresentados o casal de noivos, rainha e rei, marcador, temática do ano e blusa 2023.

Durante o lançamento, a Coração Sertanejo traz uma pequena amostra do contexto escolhido para 2023, com transmissão ao vivo para a UNEJ (União das Quadrilhas Juninas do Nordeste) e Confebraq (Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas).

📌Serviço: 

17h | SOLICITAÇÃO DE PAUTA – LANÇAMENTO 2023 JUNINA CORAÇÃO SERTANEJO

Local: Praça Central CCBJ

É O BRINCA – OS ÓCULOS MÁGICOS DE CHARLOTTE E O FIM DO RECREIO 

RELEASE: Compondo a Mostra Direitos Humanos, o CCBJ, por meio do seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada apresenta a exibição dos filmes“Os Óculos Mágicos de Charlotte” e “O Fim do Recreio”.

Domingo é dia de É O Brinca e vamos iniciar a nossa programação de maneira divertida e educativa com a Mostra Direitos Humanos apresentando dois curtas sobre o tema: Os Óculos Mágicos de Charlotte e O Fim do Recreio. A atividade também contará com uma conversa sobre os filmes com o Educador Social Baticum Proletário.

📌Serviço: 

15h | CINE NARTE – OS ÓCULOS MÁGICOS DE CHARLOTTE E O FIM DO RECREIO 

Local: Cineclube CCBJ

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!