Logo do Governo

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE CARNAVAL CCBJ: ESTREIAS, LIVES E CONTEÚDOS ON-LINE E GRATUITOS NOS CANAIS CCBJ

09/02/2021

Registro da gravação do desfile Maracatu Nação Bom Jardim, dentro do equipamento, seguindo os protocolos de biossegurança quando à Covid-19 para estreia da apresentação do programa Cultura Popular no CCBJ, disponível no Youtube CCBJ, dia 13/02. Crédito: Darlene Andrade. Registro da gravação do desfile Maracatu Nação Bom Jardim, dentro do equipamento, seguindo os protocolos de biossegurança quando à Covid-19 para estreia da apresentação do programa Cultura Popular no CCBJ, disponível no Youtube CCBJ, dia 13/02. Crédito: Darlene Andrade.

Bem vindo Fevereiro de alegria e esperança!!! Um dos meses mais esperados do ano iniciou com boas novas: a chegada da vacina em nosso Estado. O cronograma de vacinação está no início, sendo aplicado ao público prioritário e enche o povo cearense de esperança em dias melhores, diante do contexto de combate à Covid-19. Ainda, em reforço às medidas de prevenção, o Governo do Estado do Ceará também teve a iniciativa, prudente e sensata, em cancelar os festejos de carnaval. Os últimos decretos publicados, implicam em normativas mais restritivas, com intuito de evitar as aglomerações de carnaval. 

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), segue os decretos governamentais, bem como as normas de biossegurança para as atividades presenciais. Nesse sentido, as atividades e ações carnavalescas seguem acontecendo on-line, na programação semanal. Em alusão ao carnaval, o CCBJ tem a estreia Cultura Popular no CCBJ apresenta Maracatu Nação Bom Jardim com o desfile virtual dos seus cinco anos de atividades, no Youtube CCBJ, 13/02 (sábado), mais a estreia do NArTE em Pauta, nas redes sociais, com Dicas Como Fazer Fantasia de Papelão.

Além dessa estreia, em destaque, o CCBJ apresenta Coletivo em  Pauta com Afoxé Omorisá Odé apresenta suas ações, relembrando as apresentações culturais nos carnavais de rua de Fortaleza, seguindo os preceitos do candomblé, dia 10/02 (quarta-feira), nas redes sociais CCBJ. Na sexta, 12/02 o Sombrinha Literária com o programa Sexta Multi traz nas redes sociais curiosidades do maracatu cearense e a estreia Monte sua Máscara de Carnaval.  Lembrando, que o momento é de cuidados redobrados, a Covid-19 ainda continua fazendo vítimas e os números de contágio e óbito é uma realidade alarmante. Se puder, fique em casa, evite aglomerações, principalmente no período carnavalesco e aproveite para curtir a programação especial de carnaval CCBJ, além de toda a programação semanal.


PROGRAMAÇÃO RESUMIDA (ESTREIAS E LIVES) 08 A 14 DE FEVEREIRO 2020:

08/02 às 20h – CONTRAPARTIDA: Grupo Rock Até os Ossos apresenta show da banda “The Good Garden”, ao vivo no Facebook do grupo.

10/02 às 18h – QUARTA LIVRE: Companhia Lafuz apresenta o espetáculo “Cotidiano Nordestino”, ao vivo no YouTube CCBJ.

11/02 às 19h – TEATRO EM PAUTA: Companhia Co.Vil apresenta CO.VIL + bate-papo “conversa com os ratos revolucionários, ao vivo no YouTube CCBJ.

12/02 às 18h – SEXTA COM DANÇA: Felipe Castro apresenta “Corpoco”,  no YouTube CCBJ.

13/02 – CULTURA POPULAR NO CCBJ: Programa especial de carnaval “Comemoração do aniversário de 5 anos do Maracatu Nação Bom Jardim”, no YouTube CCBJ.

13/02 – NArTE EM PAUTA: Carnaval de Papelão, com Deyse Mara, no YouTube CCBJ.

13/02 às 19h – TODOS OS SONS: Luh Lívia apresenta “Show Noite Kent voz e violão”, ao vivo no YouTube CCBJ.

14/02 – É O BRINCA COM YOGA: Semente de Luz, com Fátima Macedo, nas redes sociais CCBJ.


PROGRAMAÇÃO CCBJ DETALHADA 08 A 14 DE FEVEREIRO DE 2020:

DIA 08/02 – SEGUNDA-FEIRA

CONTRAPARTIDA ROCK ATÉ OS OSSOS APRESENTA SHOW DA BANDA “THE GOOD GARDEN”

RELEASE:  Iniciamos a semana com mais uma contrapartida das atividades realizadas pelos grupos selecionados através da Convocatória para manutenção dos Grupos e Coletivos Artísticos e Culturais do Grande Bom Jardim. Nesta segunda-feira o grupo Rock Até os Ossos (@festivalrockateosossos) apresenta o show da banda “The Good Garden”, ao vivo na página do Facebook deles. 

The Good Garden é o nome de uma banda de rock, formada na periferia mais distante da cidade de Fortaleza: o bairro do Bom Jardim, considerado o Novo Velho Oeste Cearense. Utilizando uma linguagem simples, através do que denominam Rock Popular Brasileiro, constroem personagens da vida real, cheios de manias, paranoias e psicopatias. Realidades que estão presentes no universo urbano, em qualquer metrópole.

📌Serviço:

CONTRAPARTIDA ROCK ATÉ OS OSSOS APRESENTA SHOW DA BANDA “THE GOOD GARDEN”

Quando: 08/02 às 20h

Onde:  Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim


DIA 09/02 – TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “PRA OUVIR E IMAGINAR”

RELEASE:  O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social. 

Nesse Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária, vamos conhecer o audiolivro Pra Ouvir e Imaginar, que traz crônicas de diversos autores. É um projeto contemplado pelo primeiro edital Bolsa Jovem 2019/2020 da Prefeitura de Fortaleza. Este audiolivro contém 20 faixas. 

O gênero textual escolhido foi a crônica com textos do cearense Fernando Lira, Paulo Mendes Campos, Luís Fernando Veríssimo e Carlos Drummond de Andrade. Além da crônica, é apresentada uma coletânea de radionovelas escritas pelo cearense Bruno Alencar. 

📌Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “PRA OUVIR E IMAGINAR”

Quando: 09/02

Onde:  Acesse https://open.spotify.com/show/1FlEaH6T6HFAwevMTOYn3a


DIA 10/02- QUARTA-FEIRA

PROGRAMA RECODE – MOVIMENTO RECODE DIVULGA GUIA DA INTERNET SEGURA

RELEASE: Sábado passado (06) foi o Dia Internacional da Internet Segura. Atentos a essa demanda, a Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim divulga o Guia da Internet Segura, produzido pelo Movimento Recode, voltado para educadores sociais e professores. 

Por meio deste guia, o usuário terá acesso a orientações e recomendações para difundir o uso seguro da Internet. Também encontrará os principais temas relacionados ao comportamento na Internet como: cyberbullying, privacidade na rede, entre outros. Além disso, o guia explica formas de prevenir possíveis problemas e dá sugestões de atividades de curta duração para que possa debater essas questões.

📌Serviço:

PROGRAMA RECODE – MOVIMENTO RECODE DIVULGA GUIA DA INTERNET SEGURA

Quando: 10/02

Onde:  Acesse

https://recode.org.br/wp-content/uploads/2020/02/Guia-da-Internet-Segura.pdf

QUARTA LIVRE – COMPANHIA LAGUZ APRESENTA O ESPETÁCULO “COTIDIANO NORDESTINO”

RELEASE: Na segunda semana de fevereiro o Centro Cultural Bom Jardim apresenta uma programação especial para o Quarta Livre do CCBJ. A Companhia Laguz apresenta o espetáculo “Cotidiano Nordestino”, estreando no canal do CCBJ no YouTube.

Felipe, integrante da companhia Laguz Circo mergulha no universo do homem do campo nordestino e através das suas duas grandes figuras: O agricultor e o vaqueiro, desenvolve a dramaturgia do seu espetáculo. O conflito principal, a falta d’água no sertão e a necessidade do homem de viver. A partir desta realidade surge a comicidade do palhaço e a descoberta do circo como solução dos seus problemas. Utilizando objetos típicos do cenário nordestino surgem as habilidades do circo como parada de mão, equilíbrios, malabarismos e corda bamba usando como base a dramaturgia da palhaçaria.  

📌Serviço: 

QUARTA LIVRE – COMPANHIA LAGUZ APRESENTA O ESPETÁCULO “COTIDIANO NORDESTINO”

Quando: 10/02 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 


DIA 11/02 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “UM MENINO MUITO MALUQUINHO” (LIVRE)

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação desta quinta-feira é o filme “Um Menino Muito Maluquinho”, de 1980, baseado nos livros de Ziraldo, que tornou-se o grande personagem da literatura para crianças no Brasil. As aventuras do personagem e sua turma viraram revista em quadrinhos e geraram filmes de longa metragem que fazem um grande sucesso junto a crianças. 

Sinopse: Nesse episódio, “O Menino Maluquinho” tem uma tarefa de casa: fazer sua auto-biografia. E uma pergunta vai guiar sua pesquisa: como ele se tornou o Menino Maluquinho? 

📌Serviço: 

 SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “UM MENINO MUITO MALUQUINHO” (LIVRE)

Quando: 11/02 (quinta-feira)

Onde: Acesse https://youtu.be/010d3nYI9ug

TEATRO EM PAUTA – COMPANHIA CO.VIL APRESENTA “CO.VIL + BATE-PAPO: CONVERSA COM OS RATOS REVOLUCIONÁRIOS”

RELEASE: No Teatro em Pauta dessa semana, o CCBJ traz a Companhia CO.VIL (@espetaculocovil) apresentando o espetáculo “CO.VIL”, estranho no canal do CCBJ no YouTube. Em seguida, haverá um bate-papo com os integrantes do grupo, com o tema “Conversa com os ratos revolucionários”, ao vivo, na mesma transmissão.

Através do espetáculo “Co.VIL”, a turma manhã do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) 2019, traz à cena uma análise sobre a opressão velada das relações, com um olhar direcionado para as diferentes camadas da sociedade. O recorte de um futuro distópico serve como cenário para tratar a relação entre opressor e oprimido, e no que pode desencadear essas relações. Com sensibilidade, a montagem explora poeticamente denúncias inflamadas ao mesmo tempo em que trabalha o absurdo e o caos para despir a máscara que esconde e ignora as mazelas sociais. A peça tem como premissa estabelecer um jogo cênico que envolve quem assiste, transportando o espectador para a cena a fim de aguçar a sua capacidade reflexiva. Co.VIL traz a música, a brasilidade, os questionamentos, as feridas e a crítica às opressões, ambicionando contribuir, por meio do poder do teatro, para a análise do eu e da sociedade.

Sobre o grupo: Oficialmente formada em 2020, após construção coletiva do espetáculo Co.VIL, tendo sua primeira exibição em dezembro de 2019. Co.VIL é o espetáculo de conclusão da turma 2019, turno manhã, do Curso Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar, com direção de Juliana Veras. Devido à pandemia, o grupo continuou atuando ao longo do ano de 2020 através da publicação de vídeos/performances virtuais em sua página do Instagram @espetaculocovil, e pretende retomar às atividades presenciais assim que possível e seguro para todes.

📌Serviço: 

TEATRO EM PAUTA – COMPANHIA CO.VIL APRESENTA “CO.VIL + BATE-PAPO: CONVERSA COM OS RATOS REVOLUCIONÁRIOS”

Quando: 11/02 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 


DIA 12/02 – SEXTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CURIOSIDADES DO MARACATU CEARENSE

RELEASE: Para tornar pública um pouco da História do Maracatu Cearense e comemorar (em casa) o carnaval que vem chegando, o programa Sombrinha Literária da Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim irá lançar nas redes sociais do equipamento nesta sexta-feira um carrossel com algumas curiosidades sobre essa festividade.

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CURIOSIDADES DO MARACATU CEARENSE

Quando: 12/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

NARTE EM PAUTA – MONTE SUA MÁSCARA DE CARNAVAL

RELEASE: Para não perder o espírito de festejo e fantasia que o Carnaval desperta em nós, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), preparou um passo a passo para criar e personalizar sua máscara de Carnaval, que irá ao ar em formato de carrossel nas redes sociais do Centro Cultural Bom Jardim.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – MONTE SUA MÁSCARA DE CARNAVAL

Quando: 12/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

NARTE EM PAUTA – PERIFERIA VIVE – EDUCAÇÃO SOCIAL E ARTISTAS

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), já mostrou nas redes sociais e YouTube a relação das bibliotecas comunitárias e dos saraus com a educação social. A programação dessa sexta-feira agora vai abranger a importância dos artistas da periferia, apresentando alguns artistas que fazem parte do Periferia Vive. 

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – PERIFERIA VIVE – EDUCAÇÃO SOCIAL E ARTISTAS

Quando: 12/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim


DIA 13/02  – SÁBADO

NARTE EM PAUTA – CARNAVAL DE PAPELÃO

RELEASE: Como programação de carnaval e para compor a comemoração em casa, CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), lança um vídeo que ensina como produzir uma fantasia de carnaval utilizando caixas de papelão nas redes sociais do equipamento. 

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – CARNAVAL DE PAPELÃO

Quando: 13/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

PROGRAMA ESPECIAL DE CARNAVAL – CULTURA POPULAR NO CCBJ – COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS DO MARACATU NAÇÃO BOM JARDIM

RELEASE: O Centro Cultural Bom Jardim lança um programa especial de carnaval nas redes sociais e YouTube, inciando com o Cultura Popular no CCBJ. O programa convida o grupo Maracatu Nação Bom Jardim para estrear nas redes sociais com um vídeo comemorativo.

O Maracatu Nação Bom Jardim convida todes para o desfile virtual comemorativo dos seus cinco anos de atividades, no desejo de que possamos ocupar a rua e cortejar nossa cultura o mais breve possível. 

📌Serviço: 

PROGRAMA ESPECIAL DE CARNAVAL – CULTURA POPULAR NO CCBJ – COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS DO MARACATU NAÇÃO BOM JARDIM

Quando: 13/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

TODOS OS SONS – LUH LÍVIA APRESENTA “SHOW NOITE KENT VOZ E VIOLÃO”

RELEASE: O Programa Todos os Sons deste sábado traz a cantora Luh Lívia (@luhlivia), conhecida na cena cearense por ter atuado por mais de uma década como vocalista e compositora da Mafalda Morfina, banda radicada entre Fortaleza e São Paulo, apresentando o show “Noite Kent Voz e Violão”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

Sobre a artista: Lançou em 2019 seu primeiro trabalho solo em formato EP, chamado “Madre da Peste”, com distribuição da gravadora Sony Music. Mostra-se rocker em suas letras de atitude, mas também traz elementos pops, sinalizando a capacidade de reinventar-se constantemente em sua poesia. Entre as influências marcantes da cantora, podemos citar artistas como: Elza Soares, Rita Lee, Raul Seixas, Pink e Madonna. Já dividiu palco com grandes nomes da música nacional – Pitty, Biquini Cavadão, Jay Vaquer, Chico Chico, Nando Reis, Paralamas do Sucesso, Pato Fu. E trabalhou com profissionais renomados, onde podemos destacar o produtor Lampadinha, Bruno Gouveia (vocalista da banda Biquini Cavadão), o diretor de clipes Mauricio Eça e os estilistas Walério Araújo e Lindebergue Fernandes.  Ano passado lançou o single ‘Noite Kent’, música que fala de amor, cujo clipe em animação emociona e nos faz refletir sobre a importância da adoção de animais.  Atualmente Luh Lívia prepara-se para novos lançamentos, contando com a colaboração musical de diferentes artistas da região.

📌Serviço: 

QUARTA LIVRE – COMPANHIA LAGUZ APRESENTA O ESPETÁCULO “COTIDIANO NORDESTINO”

Quando: 13/02 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 


DIA 14/02 – DOMINGO

É O BRINCA COM YOGA – SEMENTE DE LUZ

RELEASE: Quem disse que criança não faz Yoga? Hoje vamos fazer alguns exercícios de Kundalini Yoga pensado especialmente para os pequenos para trabalhar a concentração, consciência corporal e equilíbrio emocional! Sat Nam!

📌Serviço:

CONTRAPARTIDA ROCK ATÉ OS OSSOS APRESENTA SHOW DA BANDA “THE GOOD GARDEN”

Quando: 08/02 às 20h

Onde:  Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!