Logo do Centro Cultural Bom Jardim

PROGRAMAÇÃO CCBJ ESTREIA 2° EDIÇÃO DO “FORMAÇÃO” COM IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO, DE RHAMON MATARAZZO

01/09/2021

Programação semanal CCBJ de 30/08 a 05/09 I online e gratuita: www.ccbj.org.br I - Instagram - Facebook - Youtube @centroculturalbomjardim

No dia 02/09, a partir das 19h o programa FormaAção exibe “Cenas curtas: ideias para adiar o fim do mundo”, com direção de Rhamon Matarazzo, no YouTube CCBJ. Disponível em: https://youtu.be/vSOguPFYMps, a seguir a programação continua com um bate-papo entre os artistas convidados.

Começo de mês e as programações culturais continuam nas plataformas virtuais do Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, gerido pelo Instituto Dragão do Mar – IDM. Esta semana tem estreias, lives, encontros virtuais e muito conteúdo disponível, gratuitamente, a todos os públicos interessados em cultura e artes.

Em destaque, a segunda edição do programa lançado em agosto, “FormAção”. Em setembro, o programa vem com a exibição da mostra virtual de cenas curtas, Ideias para adiar o fim do mundo, de Rhamon Matarazzo,  graduado em Teatro pelo Ifce e tem formação continuada em Teatro pela Vila Das Artes. Atualmente, é especializando em Arte Educação e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante e está à frente do Núcleo de Pesquisa em Teatro Autobiográfico e HIV, da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, lançado em julho deste ano.

A mostra traz em cena os sentimentos de medo, angústia, insegurança  sobre a perspectiva do que vai acontecer quando o mundo acabar. A incerteza de outras possibilidades que se abrem e a reflexão de o quanto passamos o tempo morrendo de medo. A intervenção traz a proposta do final do mundo em analogia a uma queda livre em um lugar desconhecido e como podemos descobrir um paraquedas, diante desse contexto, não para eliminar a queda, mas inventar e fabricar milhares de paraquedas coloridos, divertidos, inclusive prazerosos. 

O programa “FormAção” vem unificar os processos educacionais com o fazer artístico, que se cruzam com suas criações, analisando o contexto que esse trabalho é realizado, a realidade social, a sua existência, a sua visão para o mundo. A intenção de aproximar o público cada vez mais nos detalhes das propostas apresentadas, avaliar os processos de criação nas minúcias, refletindo de como ele aconteceu, a vivência de cada personagem com o trabalho, com sua vida e sua história. O programa vem no formato de Vídeo de Difusão (Espetáculo – Exibição – Intervenção), seguida de um bate-papo com a mediação da Escola de Cultura e Artes CCBJ e com os protagonistas do trabalho apresentado. 

Além do FormAção em destaque, o CCBJ traz os programas  NArTE indica, Estúdio em Pauta, Articulação Comunitária: Fortalecendo Redes, NArTE em Pauta: Nas trilhas da infância, Sexta Multi, É o Brinca e Arte em Rede, Sombrinha Literária com os programas da Biblioteca e outros conteúdos complementando a programação cultural semanal do CCBJ, que acontece em formato virtual, nos canais CCBJ: Instagram, Facebook, Youtube e www.ccbj.org.br

Boa parte da programação está com recurso de texto alternativo nas imagens  #pratodosverem,  com legendas, traduções e interpretações para LIBRAS e ficam gratuitamente disponíveis, para a visualização quando quiser. 

Para receber as novidades do CCBJ pela lista de transmissão via whatsApp. Salve o contato (85) 9 8127 0954 na sua agenda e dê um oi, informando que deseja se cadastrar na lista de transmissão e a partir de então você passa a receber as novidades e os acessos diretos da programação CCBJ.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CCBJ (resumida) on-line e gratuita I 30 de agosto a 5 de setembro de 2021

30/08 às 18h – NArTE INDICA: Vídeo “Sapatão de Favela”, nas redes sociais CCBJ.

Assista: https://youtu.be/iwwWEhpAXqM

31/08 às 18h – ESTÚDIO EM PAUTA: Vinício Costa apresenta “Como deixar o áudio da sua live com mais qualidades”, no YouTube CCBJ.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=8ddwid7YpqY

01/09 às 14h – ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA CCBJ: Projeto Fortalecendo Redes, no YouTube CCBJ.

02/09 às 16h – NArTE EM PAUTA: “Nas trilhas da infância: saúde mental das crianças na pandemia”, no YouTube CCBJ.

02/09 às 19h – FormaAção: mostra “Cenas curtas: ideias para adiar o fim do mundo”, com direção de Rhamon Matarazzo, no YouTube CCBJ.

Assista: https://youtu.be/vSOguPFYMps

03/09 às 14h – NArTE EM PAUTA: Dia Mundial da Juventude, no Google Meet.

Participe: https://meet.google.com/vtv-rddk-cwa

03/09 às 18h – SEXTA MULTI: Bate-papo sobre inclusão desportiva com a ADESUL, no YouTube CCBJ.

Assista: https://youtu.be/Yv_ey_0ApUI

04/09 às 18h – ARTE EM REDE: Aquarela da Mãe Sombria, no YouTube CCBJ.

Assista: https://youtu.be/uXavpcSkqUc

05/09 às 16h – É O BRINCA: É o Brinca com Bá-ti-cum, no YouTube CCBJ.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL (Detalhada) CCBJ on-line e gratuita I 30 de agosto a 5 de setembro de 2021

DIA 30/08 –  SEGUNDA-FEIRA

NARTE INDICA – CLIPE “SAPATÃO DE FAVELA”

RELEASE: No dia 19 de agosto é celebrado o “Dia do Orgulho Lésbico” e no dia 29 o “Dia da Visibilidade Lésbica”. Em alusão a ambas as datas o NArTE Indica dessa semana traz pras redes socais do CCBJ o clipe da música “Sapatão de Favela”, da Tambores de Safo (@tamboresdesafo). O link para acesso ao vídeo será disponibilizado nas redes sociais do CCBJ.

Essas datas se deram por dois momentos da história das lésbicas no Brasil: a primeira se deu nas manifestações de 1983, em São Paulo, no Ferros Bar, que foi a pequena Stonewall inn brasileira, da qual lésbicas se organizaram e retomaram um bar do qual haviam sido expulsas. Já o dia Dia da Visibilidade se deu e foi escolhido durante o 1º Seminário Nacional de Lésbicas de 1996. 

📌Serviço: 

NARTE INDICA – CLIPE “SAPATÃO DE FAVELA”

Quando: 30/08 às 14h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 31/08  –  TERÇA-FEIRA

CICLO DE LEITURA – AS AVENTURAS DE LURDINHA

RELEASE: Nesta terça-feira a Biblioteca CCBJ traz para o Ciclo de Leitura uma indicação super massa: a revista em  quadrinhos ‘As aventuras de Lurdinha’, com produção de Marvin  Pereira e Giselli Oliveira. O link será disponibilizado nas redes sociais do CCBJ.

O projeto, inspirado no filme “A Vida é Pra Valer” (2018) de Marvin Pereira, conta a história  de Lurdinha e suas aventuras com seu irmão Pedro, e sua amiga Espantalha. Na narrativa outros personagens e elementos do Recôncavo, como os  pescadores e as sambadeiras aparecem.

📌Serviço: 

CICLO DE LEITURA – AS AVENTURAS DE LURDINHA

Quando: 31/08 às 14h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “COMO DEIXAR O ÁUDIO DA SUA LIVE COM MAIS QUALIDADE”

RELEASE: Durante o período de isolamento social, muitos artistas têm encontrado nas lives uma saída para continuar trabalhando e exibindo suas apresentações. Para seguir produzindo e transmitindo com qualidade, certos conhecimentos se fazem necessários. Tendo isso em vista, o CCBJ vem lançando o Estúdio em Pauta, uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais. 

Como hoje em dia tem poucos shows devido a Pandemia, as lives ficaram bastante acessíveis e bem constantes. Nesse vídeo, Vinício Costa (@vinicioguitar), músico e técnico de áudio do CCBJ, traz algumas dicas de como melhorar seu áudio em uma live para as redes sociais.

📌Serviço: 

ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “USANDO PLUGINS ONE KNOB DA WAVES” 

Quando: 31/08 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 02/09   – QUINTA-FEIRA

CINE LEITOR APRESENTA “EU TINHA UM CACHORRO PRETO, SEU NOME ERA DEPRESSÃO”

RELEASE: No Cine Leitor desta quinta-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ indica o filme ‘Eu tinha um cachorro preto, seu nome era Depressão, que aborda de forma sútil, porém direta, sobre depressão. O link para acesso ao filme será disponibilizado nas redes sociais do Centro Cultural Bom Jardim.

O termo “cachorro preto” ou “black dog” é uma metáfora usada desde o século XVII para descrever a lenda de um fantasma com olhos brilhantes, relacionado aos maus presságios e à morte em várias culturas. Essa expressão foi popularizada por Winston Churchill no século XX e começou a ser usada como sinônimo de depressão, transtorno que o ex-primeiro-ministro do Reino Unido enfrentou ao longo da vida. A animação busca ser um guia para parceiros, família, amigos e colegas de quem sofre de depressão. Inclui conselhos práticos de como reconhecer os sintomas de depressão em um ente querido e de como conviver com e ajudar-los a domar o seu “Cão Negro”.

📌Serviço: 

CINE LEITOR APRESENTA “EU TINHA UM CACHORRO PRETO, SEU NOME ERA DEPRESSÃO”

Quando: 02/08 às 14h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

NARTE EM PAUTA – NAS TRILHAS DA INFÂNCIA: SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS NA PANDEMIA.

RELEASE: O NArTE em Pauta desta quarta feira traz mais um encontro do “Nas Trilhas da Infância”, que são ciclos de conversa mediadas pelo eixo de Cultura e Infância do CCBJ, onde discutimos a realidade e as vivências das crianças do território do Grande Bom Jardim. 

No nosso segundo encontro, falaremos sobre a saúde mental das crianças, como elas têm lidado com a pandemia e o luto, e  quais estratégias podemos utilizar para acolhê-las nesse contexto. O bate-papo aconteceu no dia 25 de agosto e será disponibilizado no nosso canal no YouTube pra todo mundo conferir.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – NAS TRILHAS DA INFÂNCIA: SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS NA PANDEMIA.

Quando: 02/09 às 18

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

FormAção – MOSTRA “CENAS CURTAS: IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO” COM DIREÇÃO DE RHAMON MATARAZZO

RELEASE: Hoje, na segunda edição do programa FormaAção, a Escola de Cultura e Artes do CCBJ apresenta a mostra “Cenas Curtas: ideias para adiar o fim do mundo”, dirigida por Rhamon Matarazzo. Em seguida, vamos bater um papo com Rhamon sobre os processos de produção da mostra.

Quem disse que a gente não pode cair? Quem disse que a gente já não caiu? O fim do mundo talvez seja uma breve interrupção de um estado de prazer extasiante que a gente não quer perder. Parece que todos os artifícios que foram buscados pelos nossos ancestrais e por nós têm a ver com essa sensação. Já caímos em diferentes escalas e em diferentes lugares do mundo. Mas temos muito medo do que vai acontecer quando a gente cair. (Ailton Krenak)

📌Serviço: 

FormAção – MOSTRA “CENAS CURTAS: IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO” COM DIREÇÃO DE RHAMON MATARAZZO

Quando: 02/09 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA  03/09  –  SEXTA-FEIRA

NARTE EM PAUTA – A ESCOLA COMO LUGAR DE PAZ E DE APRENDIZAGEM

RELEASE: No NArTE Em Pauta desta sexta-feira o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ), fará um encontro pelo Google Meet com o tema “A escola como lugar de paz e de aprendizagem”. O bate-papo é excluviso para os aulos da escola Narcizo Pessoa.

A conversa será um momento de troca com os alunos e alunas para entendermos melhor o que eles e elas tem sentido durante esse “afastamento” da escola. A oficina de cultura de paz será conduzida pelo educador Eduardo Marques. São turmas do ensino fundamental na qual iremos desenvolver a atividades a partir dos encontros que tivemos com o festival das juventudes em dias anteriores. Convidaremos uma liderança indigena para falar um pouco sobre as vivências culturais  e as dificuldades que cada povo tem passado . Carlos Pitaguary, Indígena, morador da aldeia, artesão e trabalha com a arte xamanica.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – A ESCOLA COMO LUGAR DE PAZ E DE APRENDIZAGEM

Quando: 03/09 às 14h

Onde: Google Meet.

BIBLIOTECA INDICA – CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

RELEASE: Durante esse período da pandemia da Covid 19, cuidar da saúde mental e do bem-estar psicossocial é tão importante quanto cuidar da saúde física. O autocuidado permanente é necessário à todos e todas. A Biblioteca CCBJ preparou uma postagem especial para as redes sociais do CCBJ, com dicas de cuidado e orientações para você.

📌Serviço: 

BIBLIOTECA INDICA – CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

Quando: 03/08 às 14h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

SEXTA MULTI – BATE PAPO SOBRE ‘INCLUSÃO DESPORTIVA’ COM ADESUL ASSOCIAÇÃO D’EFICIÊNCIA SUPERANDO LIMITES

RELEASE: A Biblioteca CCBJ traz para o Sexta Multi de hoje um bate-papo ao vivo sobre inclusão desportiva, com a participação especial da Adesul, Associação D’eficiência superando Limites.

Além disso, a live ‘Inclusão Desportiva’ conversa com representantes da Adesu, esporte adaptado e o trabalho da Adesul com atletas paralímpicos. A mediação será com a Amanda Ribeiro (Auxiliar da Biblioteca CCBJ) e o João Paulo Lima (Assessoria de Acessibilidade CCBJ).

Saiba mais sobre os convidados:

LIDIO ANDRADE (@bcradesulfortaleza): Educador Físico, 6 Anos na seleção brasileira feminina de Basquete em cadeira de rodas.

LAIS LIMA (@laisaguiardelima): Profissional de educação física e atleta do basquete e handebol em cadeira de rodas. 

LEONARDO HERMENEGILDO (@leo_hermenegildo): 31 anos, Natural de Fortaleza, Paratleta ADESUL  e Graduando em Educação física. 

Mediadores: 

Amanda Ribeiro (@over.ribeiro) – É auxiliar de biblioteca no CCBJ, bacharel em biblioteconomia e consultora de organização de acervos.

João Paulo Lima (@juaumpaulolima) Artista- educador e pesquisador, Mestre em Literatura, técnico em dança contemporânea e ativista dos direitos das PCD.

📌Serviço: 

SEXTA MULTI – BATE PAPO SOBRE ‘INCLUSÃO DESPORTIVA’ COM ADESUL ASSOCIAÇÃO D’EFICIÊNCIA SUPERANDO LIMITES

Quando: 03/09 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 04/09  –  SÁBADO

ARTE EM REDE – AQUARELA DA MÃE SOMBRIA AO VIVO NO SOUL-D PLAY ESTÚDIO

RELEASE: Continuando com a programação especial do projeto Arte Em Rede, o CCBJ apresenta a banda “Aquarela da Mãe Sombria”, trazendo seu show ao vivo no Soul-D Play Studio e transmitindo tudo aqui no nosso canal no YouTube.

A Banda vem nesta apresentação mostrar um pouco do seu repertório autoral, que aborda temáticas pertinentes ao nosso tempo, tocando em pautas étnicas, lgbtqia+, tolerância religiosa, antifascista , entre outras. Sonoramente, a banda reúne elementos de diversos estilos como o rock progressivo, o maracatu, o xote, o samba e o baião em releituras particulares. Buscando, assim, valorizar a cultura e as tradições já estabelecidas, assim como apontar novos caminhos ao tempo presente.

📌Serviço: 

ARTE EM REDE – AQUARELA DA MÃE SOMBRIA AO VIVO NO SOUL-D PLAY ESTÚDIO

Quando: 04/09 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 05/09   –  DOMINGO

É O BRINCA COM BÁ-TI-CUM

RELEASE: Nessa edição do É O Brinca com BÁ-TI-CUM, vamos desenvolver a musicalidade de forma criativa e simples utilizando materiais que você pode encontrar em casa. É a Percussão Ambiental na área galera!

📌Serviço: 

É O BRINCA COM BÁ-TI-CUM

Quando: 05/09 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!