Logo do Governo

Primeira Reunião de Gestão Compartilhada do CCBJ de 2023 recebe a nova Secretária da Cultura, Luisa Cela e diretoria do IDM

19/01/2023

Inaugurando sua passagem pela rede de equipamentos da cultura do Ceará enquanto secretária de cultura, Luisa Cela abre pela primeira vez a Reunião de Gestão Compartilhada do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) ao lado do Coordenador da Rede Pública de Equipamentos Culturais, Caio Feitosa.

O primeiro encontro da Reunião de Gestão Compartilhada do CCBJ em 2023 aconteceu nesta última quarta-feira (18) e também contou com a presença de representantes da comunidade, instituições parceiras, equipe CCBJ, artistas, representantes do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim e da diretoria do Instituto Dragão do Mar (IDM) com a Presidenta Rachel Gadelha, o Diretor de Articulação Institucional, Lenildo Gomes e o Gerente de Articulação Institucional, Benjamin Lucas.

Na ocasião, a secretária abre o diálogo junto aos representantes da comunidade falando sobre suas propostas para o plano de governo e para o equipamento. “Estou assumindo o desafio da liderança em um processo partilhado, junto ao IDM, CCBJ e todos que fazem esse espaço. Estou chegando, mas já estive aqui no CCBJ enquanto gestora, estive como Secretária Executiva na SECULT, mas agora em um novo lugar, um novo desafio. É um ano de planejamento”, conta a secretária.

Luisa Cela aponta que o CCBJ é a primeira casa de cultura que aparece em público em sua nova gestão e agradece a recepção. “Agradeço a acolhida aqui no CCBJ, é o primeiro equipamento que inauguro, dentre os equipamentos de cultura, enquanto secretária. Inaugurar essa passagem aqui, tem uma importância para mim, enquanto gestora. Aprendi muito quando estive como gestora do CCBJ, tem muito a ensinar para a política cultural”, diz.

A nova secretária também fala das vivências junto ao CCBJ e importância do equipamento no cenário local, regional e nacional. “A experiência do CCBJ tem muito a ensinar do ponto de vista do seu  modelo de gestão, como (também) do ponto de vista da sua intenção política tem muito a ensinar para o município de Fortaleza, Estado do Ceará e nacionalmente. Uma política de base comunitária que tem como referência este lugar, o território onde as pessoas vivem, afirmando as potências, olhando para dentro e se projetando, com as conexões com Fortaleza, com o Ceará e com o Brasil e com o mundo. Reafirmo este compromisso com o fortalecimento do Centro Cultural e das políticas desenvolvidas aqui”. 

A Reunião contou com a presença de Pai Neto, Mestre da Cultura, representando também os Povos de Terreiro do Grande Bom Jardim, que destacou em sua fala a necessidade de romper com as barreiras invisíveis. “Nosso grande desafio são as barreiras invisíveis. O CCBJ já ultrapassa as barreiras, mas precisamos ainda mais, como por exemplo dando o acesso ao CCBJ às demais pessoas dos diversos territórios que aqui existem. Como por exemplo, tem pessoas do bairro que não podem vir para cá. Trago essa reflexão de como quebrar essas barreiras” pontua.

O Gestor Executivo do CCBJ, Marcos Levi Nunes, também reforça em sua fala as perspectivas para 2023 e o novo Contrato de Gestão. “A fala do Pai Neto, da Graça, da Bilinha, da Edna são tão importantes quanto a fala do da Luísa e da Rachel, que vem com suas falas desnudando, enquanto equipamento do Estado, OS, o que a gente deseja pro CCBJ e o que a comunidade quer, tá requerendo, tá apontando, o norte que se quer pro CCBJ”, pontua o gestor.

Graça de Castro, representando o Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim, demarca em sua fala os interesses e desejos da comunidade. “Gostaria de parabenizar a secretária, estamos felizes pois você conhece as casas de cultura, esteve à frente da secretaria, conhece principalmente o CCBJ, conhece nossas lutas. Ter você hoje aqui abrindo a passagem pelas casas, para gente é muito simbólico e mais importante é saber que termos uma mulher à frente. A gente vai equalizar as diferenças quando a gente colocar as minorias em seus lugares”, destaca em uma de suas considerações no encontro.

O CCBJ apresentou duas pautas durante o encontro: os resultados da Mostra das Artes e dos Laboratórios de Pesquisa 2022. Acesse o conteúdo apresentado:

Mostra das Artes

Laboratórios de Pesquisa (disponível nas redes sociais do CCBJ a partir do dia 21 de janeiro)

A pauta e os informes setoriais das equipes CCBJ você encontra clicando aqui. 

A Reunião de Gestão Compartilhada CCBJ é aberta à comunidade e para pessoas de todas as idades e acontece mensalmente na segunda quarta-feira do mês. Excepcionalmente no mês de janeiro, a RGC acontecerá no dia 18, às 18h, no Teatro Marcus Miranda.

A reunião acontece presencialmente, com gravação simultânea para exibição posterior no canal do CCBJ no YouTube. Em caso extraordinário, a reunião repassa para outra data, previamente anunciada nos canais do CCBJ.

Confira a Playlist da Reunião Gestão Compartilhada no Youtube CCBJ com todas as edições anteriores. Em breve, esta reunião estará disponível na playlist: http://bit.ly/PlaylistRGCCCBJ 

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!