A Pretarau é um dos grupos selecionados na Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim. A iniciativa visa contribuir para a manutenção do processo de criação, difusão cultural e circulação dos projetos em nossas plataformas virtuais, assim como a garantia de sua diversidade cultural, o seu fortalecimento e protagonismo desses grupos, durante o contexto pandêmico que propiciou a paralisação das atividades.
Como forma de incentivar a continuidade e manutenção desses grupos, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) acolhe os dez grupos, nesta segunda edição do edital da Convocatória para manutenção dos grupos. Entre eles, a Pretarau contempla o grupo na linguagem da literatura e o CCBJ oportuniza este espaço para que o público em geral conheça mais sobre os grupos selecionados.
A Pretarau é uma coletiva de mulheres negras e periféricas e realiza slam, saraus e oficinas de curta duração, em artes visuais – desde a pintura ao artesanato; literárias – debatendo escrita criativa, slam e autopublicação independente; e musicais – focando na encantaria da música e literatura marginal.
Surgiu no ano de 2019, por meio do Mapeamento de Poetas Negras coordenado por Ma Njanu e atualmente, reúne potentes mulheres que atuam em diversas áreas. “ Temos escritoras, tradutora, designers, produtoras culturais, artistas plásticas, colagistas, atrizes, cantoras, palhaças, assistente social, professoras…”, fala Amy Sousa uma das artistas que integra a Pretarau, orgulhosa das parceiras de jornada.
Neste momento a Pretarau está envolvida nas atividades da Escola de Artes da Pretarau Tia Simoa – EAP e no Slam Grito Preto. Em 2020, o grupo lançou de forma independente a primeira Antologia, nomeada de Ofó. “Ofò ou ofô são encantamentos mágicos que se realizam através das palavras, mas muito mais e além, um ofô é um feitiço capaz de transformar profundamente um mundo. Para nós, mulheres-negras-poetas, um ofô é o devir da história que queremos e ousamos construir, ninhando o silenciamento colonial do racismo, da lgbtfobia e do machismo com o afiado de nossas vozes. Por isso, esta antologia é, ao mesmo tempo, fruto e colheita, lavrada e colhida por mãos firmes, que sabem o que quer”, comenta a artista plástica uma das integrantes da Pretarau, Amy Sousa.
Acesse e leia um trecho da Antologia Ofó:
“Pretarau se inspira em mulheres negras, desde a nossa comunidade até mais longe”, diz Amy Sousa ao contar um pouco sobre a escolha do nome do coletivo. “Inicialmente queríamos fazer um Sarau pra celebrar nosso encontro e o que planejamos por vir, então decidimos que seria o Sarau das Pretas, mas queríamos um nome diferente pra esse sarau, algo nosso e aí surgiu a idéia de juntar a palavra preta com sarau, foi aí que nasceu a Pretarau, que se tornou para além dos saraus uma coletiva muito potente!”, explica.
Em recente parceria com o CCBJ, Amy Sousa fala sobre como vem avançando as ações da Pretarau, a partir da intervenção do equipamento.
“O CCBJ está intervindo de forma muito positiva para o crescimento e fortalecimento de nossas atividades. Impulsionando o autoconhecimento e aprimorando nossos trabalhos com produção cultural, aulas de artes, designer gráfico etc”, destaca.
Pretarau em ação
As ações do Pretarau estão acontecendo no formato virtual, por meio das plataformas Google Meet e Instagram, mas segundo Amy Sousa, em breve o grupo pretende retornar às atividades presenciais. “ Se possível ainda este ano”, deseja Amy Sousa.
Os encontros virtuais acontecem todas as quintas-feiras do mês, seguindo a seguinte sequência temática:
1° Quinta-feira do mês:
Oficina de Escrita Criativa e Autopublicação 18:00hr, Oficina de Pintura e Artesanato 20h (Ambas com turma fechada)
2° Quinta-feira do mês:
Slam Grito Preto 18h
(Aberto pra platéia)
Link na Bio do Instagram da Pretarau no dia do evento, via Google Meet
3° Quinta-feira do mês:
Luar das Pretas 19h
(Aberto para todos (as) )
Sarau com convidadas e microfone aberto pelo Instagram da coletiva
4° Quinta-feira do mês:
Oficina de Literatura Marginal 18h, Oficina Encantaria da Música 20h (Ambas com turmas fechadas)
Quem quiser participar das ações promovidas pela Pretarau ou entrar para a coletiva, basta entrar em contato com o grupo pelo Instagram (@pretarau) ou email (pretarau@gmail.com).
Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim
O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza no ano de 2021 (Setembro a Dezembro) a Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos.
Em sua segunda edição a convocatória teve como objetivo selecionar 10 (dez) propostas de grupos e/ou coletivos artísticos nas suas mais diversas linguagens e manifestações, para a sustentabilidade dos trabalhos e estímulo ao aprimoramento profissional, como estratégia de enfrentamento aos impactos gerados pela pandemia COVID-19, colaborando para manutenção de suas atividades, através de concessão de ajuda de custo/bolsa-auxílio, por um período total de 04 (quatro) meses.
Saiba mais:
E-mail: pretarau@gmail.com
Redes Sociais: https://www.instagram.com/pretarau/
Portfólio: https://ccbj.org.br/wp-content/uploads/2021/10/PORTIFOLIO-PRETARAU-1.pdf
Site CCBJ (Aba Convocatória): https://ccbj.org.br/acao-cultural/manutencao-dos-grupos-culturais/pretarau-2/
Mapa Cultural: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/36819/
Conheça algumas integrantes da Pretarau – Sarau das Pretas:
Amy Sousa
Link mapa cultural: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/51541/
Amyla Vidal
Link mapa cultural: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/painel/
Denise da Costa
https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/102702/
Larissa Simplício
https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/103005/
poesias.
Lidia dos Anjos
Link mapa cultural: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/8327/
Ma Njanu
Link mapa cultural: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/33149/
Megh Coelho
https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/79975/
Mika Andrade
@mikaandrade__
Nina Rizzi
Link mapa cultural: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/34724
Sabrina Morais
Link mapa cultural: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/57630/
Samara Silva
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!