Em alusão ao Dia Mundial do Rock, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza o Festival Rock de Perifa na noite deste sábado, 20 de julho. O evento coloca em destaque a cena do rock independente de Fortaleza e mostra que tem rock nas periferias cearenses. A entrada é gratuita mediante 1 kg de alimento.
O Rock de Perifa ocorre em parceria com o Festival ForCaos, uma iniciativa da Associação Cultural Cearense do Rock (ACR). A programação é composta pelos shows de Claudine Albuquerque e banda, Ariel Void e Pex Punk e pela exposição “Mulherio Brasileira de Luta”, do cartunista Guabiras. Além disso, o artista estará presente no evento fazendo caricaturas ao vivo. Sua exposição ficará disponível no CCBJ durante 15 dias.
Segundo a equipe da Ação Cultural do equipamento, responsável pela promoção do evento, o Grande Bom Jardim é um celeiro da cena rock da cidade devido ao grande número de bandas com expressividade local e até nacional. Para a equipe, o objetivo do evento é fomentar a cultura criativa e fortalecer novas conexões entre agentes da cena musical rocker, inclusive por meio de feirinha alternativa.
O Palco do ForCaos no CCBJ priorizou a participação de bandas com mulheres na formação em sua curadoria. Dialogando com esse viés, a exposição de Guabiras homenageia a socióloga e ativista política cearense Rosa Fonseca, além de outras mulheres da arte, cultura e política do nosso país. A exposição também conta com quadros de importantes figuras como Célia Zanetti, Maria Luiza Fontenele, Socorro Saldanha, Maria da Penha, Lecy Brandão, Cássia Eller e Elza Soares e outros nomes.
O festival ForCaos teve sua primeira edição em 1999, contabilizando 25 edições e tornando-se destaque entre os eventos underground do Brasil. A organização do Forcaos já considera a próxima edição do festival, que ocorre a partir da fusão com o Centro Cultural Bom Jardim, uma das suas mais importantes por envolver o público do entorno e os funcionários e frequentadores do equipamento.
Saiba mais sobre os artistas da programação
PEX PUNK
PEX surge como o plano de execução de um antigo desejo de tocar punk rock entre amigues e verbalizar seus anseios, questionamentos, revoltas e afetos. No início de 2023, Jaque nos vocais e Frank na guitarra, se uniram a Bruno nas baquetas e convidaram Robert para assumir os graves, iniciando os ensaios para dar forma ao plano. No mês de novembro do mesmo ano, a banda gravou o single “Abismo”, com a produção de Henrique Poxete. Em maio de 2024 iniciou a gravação de sua primeira demo.
ARIEL VOID
Ariel Void é um duo de Fortaleza, formado por Danyel Fernandes e Vanessa Almeida em 2023. Trazendo uma sonoridade fortemente influenciada por gêneros como o Shoegaze e o Dreampop, neste mesmo ano, a banda lançou o seu primeiro EP “Beginning of Silence”. A sua textura musical passeia entre o dreampop e ethereal wave e contempla um repertório autoral de músicas instrumentais e outras contendo vocais que abordam temas existenciais e introspectivos.
CLAUDINE ALBUQUERQUE
Cantora e compositora premiada, Claudine transita entre o rock e a música popular brasileira na noite de Fortaleza e também no cenário do rock independente. Ela é técnica em instrumento musical pelo Instituto Federal do Ceará, fez parte do Coral do IFCE e foi solista durante o espetáculo Alucinação, uma homenagem à obra de Belchior. Claudine é fundadora e ex vocalista/compositora na banda Nafandus (Stoner Rock), tem dois videoclipes, um ep e um single gravados no extinto projeto. A artista já se apresentou ao lado de nomes como Nação Zumbi, Planet Hemp, Marcelo D2, Emicida e Supla, entre outros nomes de projeção nacional, e em locais como Maloca Dragão, Forcaos e Ponto CE.
GUABIRAS
Carlos Henrique Santos da Costa, mais conhecido como Guabiras ou Carlos Henrique Guabiras, é um premiado cartunista e ilustrador brasileiro. Desde 1998 trabalha no jornal O Povo e já publicou mais de 5 mil tiras em diversos jornais e revistas brasileiros abordando os mais variados assuntos.
Julho de rock no Centro Cultural Bom Jardim
Além das apresentações musicais e da exposição, a programação do Festival Rock de Perifa é composta também por feirinha alternativa de rock e caricaturas ao vivo do público presente. Durante o mês de julho, o CCBJ ainda desenvolverá outras ações referentes ao Dia do Rock, celebrado mundialmente no dia 13.
Podcast
O Bonjacast, podcast de entrevistas do CCBJ, terá uma edição especial voltada para o tema “Empoderamento Feminino na Cena Rock do Ceará”, com as convidadas Luciana Brilhante e Shirley Lima, artistas e produtoras culturais.
Programa
Por meio do programa Artista em Pauta, disponível no YouTube do CCBJ, o público conhece um artista cearense por meio de entrevista. O próximo episódio do programa se debruça sobre a Banda Corja!.
Redes sociais
No CCBJ Indica, o equipamento divulga um evento ou programação como indicação aos seguidores. A próxima publicação trará indicação de dez artistas/bandas autorais do Ceará.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!