Logo do Governo

O ARTISTA EM PAUTA APRESENTA THIFANY LIMA JUNTO A PROGRAMAÇÃO DE LIVES, CONTEÚDOS E ESTREIAS DO CCBJ

04/10/2021

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) inicia outubro com uma programação semanal repleta de atrações, conteúdos de estreia e oportunidades. Neste mês, além das programações que valorizam a arte, cultura e os direitos humanos, as atenções estão voltadas para três pautas importantes: dia do idoso (01/10), dia das crianças ( 12/10) e o mês da campanha mundial outubro rosa, em prol dos cuidados à saúde para a prevenção precoce do câncer de mama. Em breve, o CCBJ divulga programação exclusiva em alusão a esses movimentos.

Iniciando o mês, o destaque dessa semana é para um programa fixo do Centro e uma artista ilustre para o território do Grande Bom Jardim e para toda a cidade. O Artista em Pauta, desta semana, estreia  na quarta-feira, às 18h no youtube CCBJ, apresentando a trajetória de Thifanny Lima, Artista do Grande Bom Jardim, mulher LGBTQIA+, integrante do Grupo Jovens Agentes de Paz e do Coletivo Gueto Queen. O programa estreia em formato virtual, pelo Youtube CCBJ e tem como objetivo divulgar o trabalho dos (as) artistas da comunidade, através do compartilhamento de suas trajetórias, seus trabalhos e projetos realizados. Vem conhecer a potência artística do território do Grande Bom Jardim sendo representada no Artista em Pauta por Thifanny Lima.

O Ciclo de Leitura vem com o  Leitura de Afeto, apresentando o Cordel da prevenção sesc – outubro rosa, em alusão a campanha do Outubro Rosa. Amanda Ribeiro, traz dois cordéis de autoria da Academia dos cordelistas do Crato, Josenir Lacerda e Wiliana Bezerra. Estreia nas redes sociais e no Youtube CCBJ, nesta terça-feira (05/10). Ainda na terça, temos a estreia da live com o Programa FormAção, a partir das 19h no youtube CCBJ, com o Programa Cultura Digital da Escola de Cultura e Artes do CCBJ convidando Fran Nascimento em “Simulador de Revoluções”.  Uma criação artística online e à distância, que oferece ao público uma sensação de imersão maior do que a que encontramos nas plataformas mais populares utilizadas ao longo do ano de 2020 (instagram, youtube, zoom etc.). Não é um espetáculo online, não é uma obra, não é um museu, não é um sarau, não é um encontro político. E é tudo isso. 

Além da programação com indicações de conteúdos, estreias e lives, como o Teatro em Pauta, Solicitação de Pauta Cine Leitor, É o Brinca, NArTE indica e outros, o CCBJ continua com a programação do Arte em Rede, com as inscrições abertas para o Programa Sombrinha Literária com a oficina Nos Jardins de nossas mães, a memória e a história da roupa, com Socorro Souza. A programação acontece pela plataforma Google Meet e as inscrições são on-line, através do formulário: https://bit.ly/OficinaJardinsMaes  (a partir de 16 anos). 

O período da oficina  é nos dias  13,14,15,16 e 20 de outubro, das  14h às 17h. A proposta da oficina é a partir, inicialmente, da discussão e análise da história da roupa ao longo do tempo, compreender que a roupa está imbuída de memória, principalmente das formas dos nossos corpos, assim como da memória dos nossos sentimentos, medos e desejos. E por isso, a necessidade também de discutir, refletir e analisar sobre questões quanto à sua conservação e o não descarte . Outro assunto que será abordado será a (re)significação das manualidades na contemporaneidade. Então, serão propostos meios e ou técnicas para criar uma outra peça que venha agregar novos signos e códigos. Estes meios serão abordados, experimentados e vivenciados como alternativas de interpretações para o processo do fazer criativo, tais como: conceitos como Upcycling, processos e procedimentos do tingimento e estamparia vegetal e técnicas livres de bordado.

As oportunidades para os cursos livres continuam com as inscrições abertas para até o dia 10 de outubro (domingo) para as vagas disponíveis em quatro cursos: Núcleo de criação em circo; Criação de cineclube com a comunidade; Curso de danças urbanas para professores (as) e Conversação em Libras. Para fazer sua inscrição, preencha o formulário on-line e para saber mais sobre o processo seletivo, clique aqui.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é uma política pública que se constitui em centro cultural de base comunitária há quase 15 anos, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pela Organização Social Instituto Dragão do Mar (IDM). Boa parte da programação está com recurso de texto alternativo nas imagens  #pratodosverem,  com legendas, traduções e interpretações para LIBRAS e ficam gratuitamente disponíveis, para a visualização quando quiser. 

Para receber as novidades do CCBJ pela lista de transmissão via whatsApp. Salve o contato (85) 9 8127 0954 na sua agenda e dê um oi, informando que deseja se cadastrar na lista de transmissão e a partir de então, você passa a receber as novidades e os acessos diretos da programação CCBJ. Para conferir mais detalhes da programação semanal, acompanhe as indicações a seguir da programação resumida e detalhada. A programação cultural semanal do CCBJ, que acontece no formato virtual, nos canais CCBJ: Instagram, Facebook, Youtube e www.ccbj.org.br traz como destaque as lives, estreias e conteúdos variados para todas as idades. Acompanhe a programação semanal resumida e detalhada.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CCBJ 04 A 10 DE OUTUBRO DE 2021

 1º SEMANA de 04 a 10 de Outubro 

DIA 05/10           TERÇA-FEIRA   

CICLO DE LEITURA – LEITURA DE AFETO APRESENTA “CORDEL DA PREVENÇÃO SESC – OUTUBRO ROSA”

RELEASE: O Ciclo de Leitura, promovido pela Biblioteca CCBJ traz mais um episódio do programa Leitura de Afeto, uma ação do Programa Sombrinha Literária, agora no YouTube do CCBJ.

A Leitura de hoje é em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama, com Amanda Ribeiro, trazendo dois cordéis do “Cordel da Prevenção Sesc: Outubro Rosa”, de autoria da Academia dos cordelistas do Crato. Cordelistas: Josenir Lacerda e Wiliana Bezerra.

📌Serviço: 

CICLO DE LEITURA – LEITURA DE AFETO APRESENTA “CORDEL DA PREVENÇÃO SESC – OUTUBRO ROSA”

Quando: 05/10

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

FORMAÇÃO – FRAN NASCIMENTO APRESENTA “SIMULADOR DE REVOLUÇÕES”

RELEASE: Em mais um episódio do programa FormAção, o CCBJ convidou Fran Nascimento para apresentar o projeto “Simulador de Revoluções” no canal do CCBJ no YouTube. O projeto “Simulador de Revoluções” surgiu a partir da necessidade de uma criação artística online e à distância, que oferece ao público uma sensação de imersão maior do que a que encontramos nas plataformas mais popularmente utilizadas ao longo do ano de 2020 (instagram, youtube, zoom etc.). 

A obra parte de um esqueleto teatral, que bebe da fonte dos saraus e encontros poético-culturais realizados pela juventude nas periferias do Brasil. E caminha para uma finalização em formato audiovisual. Com a descoberta da plataforma framevr.io as possibilidades e caminhos começaram a se revelar para a criação e experimentação estética do projeto. Nela, público e elenco se encontram dentro de uma realidade virtual, podendo controlar e personalizar um avatar, o que torna a experiência do encontro no mínimo mais imersiva e atraente. Com isso, também começa a se desenhar a concepção da obra, que aponta para uma roupagem “game” e o sentido de jogo atravessa a dramaturgia, rasga a quarta parede do universo virtual onde a obra está inserida e invade o mundo real aqui fora, provocando, evidenciando a urgência de estarmos fortes, unidos e preparados para nossas lutas, em um tempo em que o isolamento físico se faz necessário. 

FLUXO MARGINAL (Juazeiro do Norte-CE): @fluxomarginal Estratégia de resistência vinda do interior do Nordeste e que está na disputa da arte contemporânea. Estabelecendo um diálogo através da colagem de fotografias, vídeos, cartazes, pinturas, escritos e sons, o Fluxo busca sempre refletir sobre as condições do seu tempo e as relações dos povos nordestinos com outros povos do mundo.

ILUSTRADY (Sobral-CE): @dyclementino, 32 anos, paulista, sagitariano, há 4 anos morando em Sobral-CE. Produtor Cultural fazendo parte da equipe do Coletivo Fora da Métrica. É um dos idealizadores da cena poetry Slam no estado do Ceará. Ilustrador @ilustrady e aprendiz de tatuador @pochausetatto. Atuante na rede de Políticas Públicas como Articulador de Juventude na UGP-PV.

LARISSA GOES (Fortaleza-CE): Atriz e cantora. Graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Ceará, estudou canto na Viva Escola de Artes. Sua carreira perpassa experiências no teatro, no cinema e na tv. É integrante do grupo de teatro Bandeira das Artes, onde atua no espetáculo “Por um triz”, dirigido por Joca Andrade, apresentado nas escolas públicas e privadas do estado.

📌Serviço: 

FORMAÇÃO – FRAN NASCIMENTO APRESENTA “SIMULADOR DE REVOLUÇÕES”

Quando: 05/10 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 06/10          QUARTA-FEIRA 

ARTE EM REDE – OFICINA “NOS JARDINS DE NOSSAS MÃES, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DA ROUPA” COM SOCORRO SOUZA (16 ANOS)

RELEASE: O Programa Sombrinha Literária abre nesta sexta-feira as inscrições para a oficina “Nos jardins de nossas mães, a memória e a história da roupa”, ministrada por Socorro Souza. A oficina faz parte do projeto Arte em Rede e será realizada pelo Google Meet, nos dias 13,14,15,16 e 20 de outubro, das 14 às 17h. O link de acesso será enviado por e-mail aos inscritos.

A proposta da oficina é partir inicialmente da discussão e análise da história da roupa ao longo do tempo. Outro assunto que será abordado será a (re)significação das manualidades na contemporaneidade. Através de uma investigação do acervo pessoal e/ou familiar dos participantes da oficina, iremos inferir uma análise sobre a peça escolhida com referência ao corpo que havia habitado, época, interação, história e memória. Então, buscar meios e ou técnicas para criar uma outra peça que venha agregar novos signos e códigos. Estes meios serão abordados, experimentados e vivenciados como alternativas de interpretações para o processo do fazer criativo, tais como: conceitos como Upcycling, processos e procedimentos do tingimento e estamparia vegetal e técnicas livres de bordado.

📌Serviço: 

ARTE EM REDE – OFICINA “NOS JARDINS DE NOSSAS MÃES, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DA ROUPA” COM SOCORRO SOUZA (16 ANOS)

Quando: 13,14,15,16 e 20 de outubro, das 14 às 17h

Onde: Na plataforma Google Meet. Inscreva-se em: https://bit.ly/OficinaJardinsMaes 

ARTISTA EM PAUTA APRESENTA THIFANNY LIMA

RELEASE: O primeiro episódio do programa Artista em Pauta no mês de outubro convida Thifanny Lima (@thifannylimap), Artista do Grande Bom Jardim, mulher LGBTQIA+, integrante do Grupo Jovens Agentes de Paz e do Coletivo Gueto Queen, para contar um pouco da sua trajetória no canal do CCBJ no YouTube.

📌Serviço: 

ARTISTA EM PAUTA APRESENTA THIFANNY LIMA

Quando: 06/10 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 07/10       QUINTA-FEIRA

CINE LEITOR APRESENTA “LIXO EXTRAORDINÁRIO” (10 anos)

RELEASE: No Cine Leitor desta quinta-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ indica o documentário “Lixo Extraordinário”. O link para acesso ao filme será disponibilizado nas redes sociais do CCBJ na quinta-feira.

O documentário é um registro do trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. 

📌Serviço: 

CINE LEITOR APRESENTA “LIXO EXTRAORDINÁRIO” (10 anos)

Quando: 07/10

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

NARTE EM PAUTA – FEMINISMOS PERIFÉRICOS

RELEASE: Dia 10 de Outubro é lembrado o Dia de Luta Contra Violência à Mulher. Em alusão à data, o Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) preparou um material especial para as redes sociais do CCBJ: uma entrevista com lideranças femininas sobre a importância de sua figura de representatividade e inspiração para outras mulheres, dentro do espaço qual desenvolvem seu trabalho.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – FEMINISMOS PERIFÉRICOS

Quando: 07/10

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

TEATRO EM PAUTA – GRUPO GARAJAL APRESENTA O ESPETÁCULO “NA BEIRA”

RELEASE: No Teatro em Pauta desta quinta-feira o CCBJ convida o grupo Garajal (@grupogarajal) para apresentar o espetáculo “Na Beira”, no canal do CCBJ no YouTube, às 18h. Quatro artistas vivenciam juntes uma experiência cênica virtual a partir das memórias de seus fazeres artísticos. São lembranças e esquecimentos de cortejos, de ruas, de rodas de coco, de fitas, de retalhos, de angústias e de alegrias que se encontram na beira enquanto lugar de criação, fabulação e sobrevivência entre o teatro, o digital e o público.

O Grupo Garajal nasceu, em 2003, durante as capacitações em artes cênicas e circenses que foram promovidas pelas parcerias entre o PROARES, a Prefeitura Municipal de Maracanaú e a Associação Teatral de Maracanaú (TEMA). Depois dessas capacitações nos organizamos e sentimos uma necessidade de dar continuidade a fruição artística que emergiram desses encontros.  Tendo o teatro como marco de partida, nós passamos a trabalhar com Teatro de Rua, Teatros de Bonecos, Percussão, Figurino, Confecção de Máscaras, Cultura Tradicional Popular, Artes Circenses e a Palhaçaria. Atualmente, o grupo é reconhecido nacionalmente por sua excelência no fazer teatral de rua e obtém notoriedade tanto no processo de formação de novos artistas como na formação de plateia, sobretudo na cidade de Maracanaú com uma ampliação nos olhares de uma profissionalização no fazer artístico. Somos também um Ponto de Cultura que se firma cada vez mais como o provedor no campo da Cultura Tradicional Popular com processos de formação, criação e difusão cultural.

📌Serviço: 

TEATRO EM PAUTA – GRUPO GARAJAL APRESENTA O ESPETÁCULO “NA BEIRA”

Quando: 07/10 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 08/10-       SEXTA-FEIRA

SEXTA MULTI – BIBLIOTECA INDICA: FORTALEZA EM MAPAS

RELEASE: No programa Sexta Multi desta sexta-feira a Biblioteca do CCBJ vem pras redes sociais do CCBJ indicar o “Fortaleza em Mapas”, um serviço que disponibiliza mapas com informações geográficas produzidas pelos órgãos do município de Fortaleza e secretarias regionais. Para saber mais é só acessar as redes sociais do CCBJ.

São mapas que reúnem assuntos urbanísticos, financeiros e sociais. Para ampliar o acesso à informação, além da visualização dos mapas, estão disponíveis também as informações brutas para download em múltiplos formatos e que podem servir de objeto de pesquisa ou estudos para produção de conhecimento.

📌Serviço: 

SEXTA MULTI – BIBLIOTECA INDICA: FORTALEZA EM MAPAS

Quando: 08/10

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

SEXTA COM DANÇA – EVA BESSA APRESENTA “VOA VOGUE, VOA VOGUE – CORPOS POSSÍVEIS, CORPAS SENSÍVEIS”

RELEASE: Em mais um episódio do programa Sexta com Dança, o CCBJ convida Eva Bessa (@eva_bessa_) para apresentar o espetáculo VOA VOGUE – CORPAS POSSÍVEIS, CORPOS SENSÍVEIS” no canal do CCBJ no YouTube, às 18h.

Fortaleza já é uma cidade referência do movimento Ballroom no Brasil. Possuindo muitos artistas e trabalhos na área reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, iniciativas como o Vogue, que é uma dança moderna altamente estilizada constrói capital social, aumentando a capacidade e motivação de quem o pratica, em especial o jovem LGBTQUIA+ a engajar-se na vida da comunidade e incutir habilidades que podem contribuir para a Economia da Cultura de forma útil nos setores criativos locais. O material reúne uma compilação de performances, ensaios, experiências dos meus movimentos enquanto dançarina e corpo vivente da periferia de Fortaleza. É um grito de liberdade através da dança. 

📌Serviço: 

SEXTA COM DANÇA – EVA BESSA APRESENTA “VOA VOGUE, VOA VOGUE – CORPOS POSSÍVEIS, CORPAS SENSÍVEIS”

Quando: 08/10 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 09/10          SÁBADO

NARTE INDICA – DOCUMENTÁRIO “EU, CRIANÇA: PRESENTE DO FUTURO”

RELEASE: Neste mês de outubro, as crianças são as protagonistas da cena! Pensando nisso, o Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) indica nas redes sociais do CCBJ o documentário “Eu, criança: presente do futuro”. O link para acesso ao filme será disponibilizado nas redes sociais do CCBJ no sábado.

É essencial refletir sobre o potencial das crianças, e como podemos estimular suas vivências para que consigam desenvolver suas ideias e existências de forma saudável. O documentário “Eu, Criança: Presente do Futuro” traz relatos de crianças e suas visões sobre o mundo e a sociedade em que estão inseridas, nos ajudando nesse caminho de encorajamento e reconhecimento do valor das ideias das crianças.

📌Serviço: 

NARTE INDICA – DOCUMENTÁRIO “EU, CRIANÇA: PRESENTE DO FUTURO”

Quando: 09/10

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

SOLICITAÇÃO DE PAUTA – COLETIVO CIO DAS 5 APRESENTA O ESPETÁCULO “A VIDA NO CIO” (10 anos)

RELEASE: Compondo  as solicitações de pauta abertas pelo CCBJ em 2021, o Coletivo Cio das 5 (@ciodas5) apresenta o espetáculo “ A vida no cio” no canal do CCBJ no YouTube, às 19h.  Em cinco deliciosas esquetes cômicas, as palhaças do Cio das 5 vão nos mostrar um pouquinho de suas vidas e de seus infindáveis problemas. 

Em tempos de isolamento nos voltamos para o simples, para a ação cotidiana que agora, mais do que nunca revela muito de nossos talentos e fracassos, de nossas formas de olhar o mundo. E esses olhares são femininos! O Coletivo Cio das 5 se pergunta o que é o humor feminino e, mais especificamente, o que é o humor da palhaça e no quê ele pode e deve ser diferente do humor do palhaço. Invisibilizado por tantos séculos, o humor da palhaça ganha cada dia mais espaço de ação e debate. Suas especificidades temáticas e estilísticas revelam uma forma combativa, engajada e ao mesmo tempo delicada e cuidadosa de improvisar ou

construir dramaturgias cênicas ou roteiros audiovisuais. A Vida no Cio é o primeiro produto do coletivo com a linguagem audiovisual, mas já vem inspirando outras experiências em suas redes sociais. ESSA AÇÃO É UMA CONTRAPARTIDA DO VII EDITAL DAS ARTES DA SECULT.

📌Serviço: 

SOLICITAÇÃO DE PAUTA – COLETIVO CIO DAS 5 APRESENTA O ESPETÁCULO “A VIDA NO CIO”

Quando: 09/10 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 10/10          DOMINGO

É O BRINCA! COM O EDUCADOR SOCIOAMBIENTAL THIAGO CARVALHO

RELEASE: No É O Brinca deste domingo o CCBJ convida o Educador Socioambiental Thiago Carvalho para ministrar no canal do CCBJ no YouTube uma oficina de produção de chocalhos utilizando  materiais recicláveis. Thiago Carvalho é estudante de Geografia e Educador social e socioambiental.

📌Serviço: 

É O BRINCA! COM O EDUCADOR SOCIOAMBIENTAL THIAGO CARVALHO

Quando: 10/10 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!