O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) teve a honra de cruzar os caminhos com Benício Pitaguary (29 anos), liderança jovem da aldeia Monguba, terra Indígena Pitaguary, no Município de Pacatuba no estado do Ceará, comunicador indígena, atuando no canal do youtube Mídia Índia, artista plástico, terapeuta holístico, massoterapeuta e artesão dos grafismos indígenas.
Formado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente era mestrando no Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA/UFC e articulador no Museu Indígena Pitaguary.
Morador do nosso querido Grande Bom Jardim, Benício nasceu e se criou pelo território e a partir da sua juventude começou a se engajar pelas lutas dos seus ancestrais. Nessa jornada, em 2019, o indigena passou a ser aluno do CCBJ no Eixo Formativo dos Laboratórios de Pesquisas da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ), com a pesquisa Aldeia – cidade (Coletivo Entre Olhos).
Alguns registros deste momento de culminância do processo formativo seguem na galeria de imagens. Outro momento relevante para a programação artística do CCBJ foi sua passagem pelo programa Artista em Pauta , em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, disponível no canal do youtube do CCBJ, em agosto de 2021. O Artista em Pauta com Benício Pitaguary apresentou parte da sua intimidade com o território e com as artes e sua luta pelos povos indígenas. Assista na íntegra no canal do Youtube do CCBJ, com acessibilidade em Libras:
O CCBJ se solidariza com família e amigos pela partida precoce desse jovem tão importante para a luta plural e diversa dos povos indígenas.
Que tua força em fazer da arte ferramenta de luta permaneça como legado para quem fica e seja luz para teu encantamento.
Centro Cultural Bom Jardim
28 de março de 2021
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!