Logo do Governo

Nada Sobre Nós, Sem Nós: Centro Cultural Bom Jardim promove ações pela inclusão de pessoas com deficiência

24/10/2023

Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promove a quarta edição do projeto “Nada Sobre Nós, Sem Nós”. O equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, possui um Programa de Acessibilidade, associado à sua Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ), responsável pelo percurso anual de inclusão de pessoas com deficiência (PCD).

Diferente das anteriores, a quarta edição do “Nada Sobre Nós, Sem Nós” consistiu na intervenção de diálogos sobre acessibilidade nos cursos de longa duração da Escola de Cultura e Artes do CCBJ durante os meses de setembro e outubro.

A culminância do projeto será no dia 28 de outubro, de 9h00 às 17h00, com um evento que apresenta ao público os trabalhos realizados pelos alunos dos cursos, bem como atrações culturais de referência PCD. A programação do dia conta com oficinas, jogos, apresentações artísticas e outras atividades acompanhadas por recursos de acessibilidade ao público.

O projeto surgiu como uma forma de garantir referências PCDs diante dos processos formativos do CCBJ e, a cada edição, o “Nada Sobre Nós, Sem Nós” foi sendo ampliado para envolver o equipamento e seu público com a luta anticapacitista e a acessibilidade. Atualmente, a iniciativa do CCBJ perpassa as ações e fazeres de todos os Programas da ECA/CCBJ: Teatro, Audiovisual, Dança, Cultura Digital, Música e Acessibilidade.

“Buscamos fazer-nos entender que não estamos trabalhando apenas um evento, mas um percurso formativo”, diz Vitória Sâmea, coordenadora do Programa de Acessibilidade do CCBJ. Ela afirma que o principal objetivo do percurso é levantar a bandeira da inclusão de pessoas com deficiência, compreendendo a implicação da causa na “esfera de docentes, discentes, colaboradores e do público em geral e possibilitar estratégias para que isso ocorra de forma efetiva, eficaz e responsável”.

Em 2022, foi realizada a oficina Jogos, Brincadeiras e Tabuleiros Acessíveis, na qual crianças e jovens aprenderam sobre o básico das ferramentas de acessibilidade, como Libras, Audiodescrição, Legendagem e Acessibilidade Atitudinal. Para Vitória Sâmea, essas edições anteriores abriram caminhos para se “pensar outros formatos”.

Mesmo quando foi realizado virtualmente, no período de isolamento social da COVID-19, a coordenadora do Programa de Acessibilidade avalia o saldo positivo do percurso formativo. Ela conta que o formato possibilitou, por exemplo, a participação de outros artistas, que não poderiam fazer parte do projeto presencialmente.

Este ano, o “Nada Sobre Nós, Sem Nós” mantém seu foco no público infantil e jovem, levando em consideração a diversidade de corpos das crianças e adolescentes que frequentam o Centro Cultural Bom Jardim. A iniciativa também é uma forma de alcançar este público no que tange à sensibilização relacionadas às pautas de acessibilidade e inclusão de PCDs.

Vitória Sâmea ressalta que tratar de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no equipamento e no território, considerando a localização do CCBJ no Grande Bom Jardim, é um “diálogo extremamente necessário considerando que PCDs também estão nas periferias”, agregando à discussão quem está diariamente no CCBJ. 

Além da ponte entre as questões de acessibilidade e as linguagens artísticas contempladas pela Escola de Cultura e Artes do CCBJ, foi realizada uma visita ao Instituto dos Cegos para uma roda de conversa sobre acessibilidade e para a exibição do documentário Nada Sobre, Nós Sem Nós. O filme, produzido na terceira edição do percurso formativo homônimo, em 2022, terá seu lançamento oficial no sábado, dia 28. 

A Cartilha de Acessibilidade Atitudinal, lançada pelo CCBJ a partir de formações da ECA e disponível a todos os públicos, foi uma das iniciativas do equipamento de sensibilizar o público que o frequenta, bem como seus colaboradores. Entretanto, a equipe da ECA/CCBJ visualiza a possibilidade de maior alcance às crianças e jovens a partir de ações como o “Nada Sobre Nós Sem Nós”. 

A acessibilidade atitudinal, que norteia o Programa de Acessibilidade do CCBJ, pode ser estendida ao público infantil de modo a trabalhá-la com crianças e jovens e possibilitar que as crianças com deficiência, que também estão presentes no cotidiano do equipamento, vivam a infância de forma segura nos espaços culturais, por meio de iniciativas como o “Nada Sobre Nós, Sem Nós”, que alia todos os setores do CCBJ em prol da inclusão de PCDs e da promoção de acessibilidade.

Programação do evento de culminância do Nada Sobre Nós, Sem Nós

Biblioteca Cristina PoetaHorário: 09h 
Roda de Conversa:  “Direito à infância de crianças defs e neurodiversas: partilha de mães e responsáveis”
Acesso Livre 
Programação com Intérpretes de Libras

Teatro Marcus Miranda Horário: 10h 
“Jam Sessions: Improvisação e Experimentação em Dança” realizado pela turma do curso do programa de dança “Vivência em dança para crianças autistas”, acompanhado pela professora Rosa Primo e professor Joca Mota.
Parceria com estudantes do curso de dança da Universidade Estadual do Ceará (UFC).
Acesso Livre 
Programação com Intérpretes de Libras

Sala MultiusoHorário: 10h 

Oficina de desenho: Diálogos sobre corpos, diversidades, acessibilidade e inclusão.

Oficina pela turma da disciplina “Diversidade e Inclusão” das ciências sociais da Universidade Estadual do Ceará.

Público: crianças com idade de 06 até 12 anos

Sala MultigaleriaHorário: 09h às 11h
Conexão Offline: Jogos de Tabuleiros e Acessibilidade
Acesso Livre 
Programação com Intérpretes de Libras

Sala da Cultura DigitalHorário: 09h às 11h
Oficina de Prática de Libras 
Público: crianças e jovens de 08 até 14 anos

Praça CentralHorário: 09h às 11h
Pintura de rosto para crianças
Acesso Livre 

Praça CentralHorário: 14h
Apresentação artística de Nicole Lemos, bailarina e ginasta. 
Programação com Intérpretes de Libras
Acesso livre

CineclubeHorário: 14:30h
Apresentação do vídeo-dança “O Som do Sentir”, com Mara Alexandre e Rosa Primo.
Público: a partir de 12 anos
Programação com Intérpretes de Libras. Sem audiodescrição.

Teatro Marcus Miranda Horário: 15h 
Exibição do Documentário “Nada sobre nós, sem nós” 

Roda de Conversa: “Nada sobre nós, sem nós: Onde estão as pessoas com deficiência nos espaços artísticos e culturais?”

Programação com intérpretes de Libras

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!