Ontem (16), aconteceu o terceiro dia de Mostra das Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), evento que comemora o aniversário de 15 anos de existência e resistência do CCBJ. A Mostra das Artes 2021 segue acontecendo, presencialmente e virtualmente, até o dia 19 de novembro, com muitas atrações culturais gratuitas e aberto ao público geral.
No seu terceiro dia de evento, a Mostra das Artes 2021 entregou apresentações de teatro, com a Cia Acaso e Rafael Abreu apresentando o espetáculo Ritos de Passagem, várias lives de encerramento de cursos no canal do CCBJ no YouTube e presencialmente na Praça Central do CCBJ, abertura da exposição “Aqui, somos”, na Multigaleria do CCBJ, apresentação da vivência prática do curso de longa duração em dança, finalizando o dia com várias contrapartidas de grupos da convocatória do CCBJ. A programação iniciou às 16h e seguiu até 23h.
Confira abaixo mais detalhes sobre a programação:
Galeria em Pauta: Abertura da Exposição “Aqui Somos”
Compondo a programação da Mostra das Artes 2021, o CCBJ convida a todos a conferir o programa Galeria em Pauta desta quarta-feira, que exibe a exposição AQUI, SOMOS, às 16h, na Multigaleria do CCBJ. São apresentados nesta exposição, artistas do Centro Cultural Bom Jardim, aqueles que vivenciam neste lugar suas potencialidades e subjetividades.
Aqui, somos artistas, professores, alunes e trabalhadores da cultura. Experienciar, criar e aprender fazem parte do processo criativo artístico. Vemos resultados de cursos e oficinas, movimentos de coletivos e trabalhos expressivos, através de imagens de empoderamento dos nossos corpos, feições, gestos e histórias que possibilitam o protagonismo a partir do fazer artístico. É a partir da confluência de linguagens e expressões da arte que esta exposição se compõe.
“Experimentar, descobrir, insistir, DANÇAR!”: Vivência prática do Curso de Longa Duração em Dança
Como forma de encerramento das turmas do curso de longa duração em dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, aconteceu na Praça Central a vivência “Experimentar, descobrir, insistir, DANÇAR”, onde todas as alunas apresentam ao público o material que vem sendo trabalhado, tanto virtual quanto presencialmente, durante todo o período letivo.
Narrativas Musicais: Encontro com estudantes do Curso Extensivo de Música
No palco da Praça Central do CCBJ, apresentamos o momento “Narrativas Musicais”, um encontro com os estudantes e professores do Curso Extensivo de Música da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. O momento contou com um bate-papo com os presentes sobre os processos do curso e também com apresentações musicais individuais.
Grupo Elus: Bate-papo sobre o processo criativo da criação do cenário
O Grupo Elus promoveu um bate-papo sobre o processo criativo da criação do cenário da exposição “Aqui, somos”, disponível na Multigaleria do CCBJ até o fim da Mostra das Artes 2021. A atividade é uma Contrapartida da Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim. O bate-papo aconteceu no Teatro Marcus Miranda do CCBJ.
Quinta com Dança: Cia Acaso apresenta o espetáculo “Ritos de Passagem”
No Quinta com Dança de hoje, o CCBj convidou a Cia Acaso e Rafael Abreu para apresentar o espetáculo Ritos de Passagem no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, às 20h. “Ritos de Passagem” é como um telhado de vidro, um sopro de algo que ceifa a vida. Esta construção aproxima a relação de um objeto e um humano, onde ambos tornam-se parte extensiva um do outro. O corpo humano com vida, se relaciona em uma interação criativa com um corpo de um objeto que tem a forma circular, que pesa 20 kg, 90 de diâmetro e tem o nome de Osmarina.
A construção cênica da Cia. Acaso é realizada com base na dança contemporânea, no teatro físico e nas técnicas circenses de acrobacia de solo, portagem, aéreo e equilíbrio. Tendo em seu repertório as obras: “DESNORTEADOS Uma Metáfora Possível” (2010), “Equilibrista dos ventos” (2015), “Experimento de Corte – Cupim” (2018) e “Ritos de Passagem” (2021).
Sou’l Street: apresentação da videodança “Diálogo” + bate-papo
O grupo Sou’l Street apresentou no palco da Praça Central do CCBJ a videodança “Diálogo”, produzia pelo grupo como contrapartida da Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim. Após a exibição da videodança, o grupo participou de um bate-papo sobre os processos de produção do material, o trabalho do grupo e o impacto da convocatória nas produções da Soul’Street. A mediação ficou por conta de Jô Costa, apresentadora da Mostra das Artes 2021.
Covil Cran: Baile da Covil
Finalizando o terceiro dia de Mostra das Artes 2021, na Praça Central do CCBJ tivemos a apresentação do Baile da Covil, organizado pelo coletivo Covil Cran, como forma de contrapartida da Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim. O grupo tocou as faixas já disponíveis no canal no YouTube, além de alguns lançamentos.
A feira de artesanato e comidas típicas caseiras, protagonizada pela própria comunidade, continua com suas vendas e exposições. A feira está localizada no campinho, dentro do equipamento, com uma mesa para cada grupo/coletivo e empreendedor individual expor seus produtos, que variam entre artesanato de tecidos, bijuterias, acessórios, macramê, crochê, mudas de plantas, produtos natalinos artesanais e até uma mesa com o trabalho de trancismo de Letícia Felix e as massagens de Mariana Freitas.
Além das apresentações presenciais, o terceiro dia de Mostra das Artes também contou com uma programação virtual: “Vivência musical”, encerrando as atividades dos cursos básicos de Música. Além disso, também tivemos a live “Desenho e autonomia da cor”, com Raisa Christina e estudantes de artes visuais do CCBJ. Todas elas seguem disponíveis no canal do CCBJ no YouTube.
O formulário de inscrições para participação do público geral nas atividades presenciais de cada dia da Mostra das Artes 2021 recebe inscrições até o início da primeira atividade do dia, permanecendo aberto para que os interessados se inscrevam nos dias seguintes do evento. Para realizar sua inscrição, basta acessar a aba ingressos no site do CCBJ, preencher o formulário e comparecer no equipamento portando o Passaporte de Vacina ou cartão de vacina constando as duas doses e documento de identificação com foto.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!