Logo do Centro Cultural Bom Jardim

MASTERCLASS DE TEATRO APRESENTA A TRIBO DE ATUADORES “ÓI NÓIZ AQUI TRAVEIZ: 43 ANOS DE TEATRO COMO (RE)EXISTÊNCIA”

16/09/2021

A aula-show contará com a presença do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, e terá como tema “A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz: 43 anos de teatro como (re)xistência”.

A Masterclass de Teatro abre o período de Masterclass 2021 do Centro Cultural Bom Jardim,  – CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT/CE, gerido pelo Instituto Dragão do Mar – IDM. A aula-show contará com a presença do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, e terá como tema “A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz: 43 anos de teatro como (re)xistência”. A aula-show abordará a trajetória da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz ( 1978- 2021). 

O momento da aula-show da Masterclass acontecerá no canal do CCBJ no YouTube, no dia 22 de setembro, às 19h, gratuito e aberto ao público interessado na proposta. 

O segundo momento da Masterclass será um encontro no Google Meet com os alunos da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, realizado mediante inscrição prévia em formulário. Após o período inicial de inscrições nesse segundo momento, que certifica os participantes, o CCBJ abrirá para o público geral as vagas que não forem preenchidas pelos alunos da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. O link para inscrição nas vagas remanescentes do encontro no Meet será divulgado no dia da aula-show, no Instagram, Facebook e site do CCBJ. 

Sobre Ói Nóis Aqui Traveiz (RS)

O grupo Ói Nóis Aqui Traveiz surgiu em 1978, durante mais de quatro décadas construiu uma trajetória que subverteu  a estrutura das salas de espetáculo e levou o teatro para as ruas. Sempre comprometida na busca de uma identidade, desenvolveu uma estética própria, fundada na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral do ator, estabelecendo um novo modo de atuação. As suas principais vertentes de trabalho são: teatro de rua, teatro de vivência, performances, diálogo com os espaços de memória, pesquisa para um cinema próprio da Tribo além dos projetos nas áreas de compartilhamento, formação e memória.

Com a iniciativa de subverter a estrutura das salas de espetáculos e o ímpeto de levar o teatro para a rua, abriu novas perspectivas na tradicional performance cênica do sul do país. Desenvolve pesquisa de linguagem em Teatro de Rua e na vertente intitulada Teatro de Vivência (encenação onde público e atores percorrem juntos diferentes ambientes cenográficos). Já realizou mais de trinta espetáculos. Na busca de uma identidade, desenvolveu uma estética própria, fundada na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral do ator, estabelecendo um novo modo de atuação. 

Sobre a convidada que ministrará a Masterclass

Tânia Farias é atriz, encenadora, pesquisadora, figurinista, cenógrafa e produtora teatral. Atuadora da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desde 1994. Em 2018 teve sua biografia “Tânia Farias – O Teatro é um Sacerdócio” de Fábio Prickladnick, publicada pelo Festival Porto Alegre em Cena. Organizou com Paulo Flores a publicação do livro “Ói Nóis Aqui Traveiz – Poéticas de Ousadia e Ruptura”” Coordena os projetos Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo e o Selo Ói Nóis na Memória, tendo publicado diversos livros. Publica semestralmente a Cavalo Louco Revista de Teatro do Ói Nóis Aqui Traveiz. Realiza o Festival de Teatro Popular Jogos de Aprendizagem. Recebeu o Prêmio Açorianos por sua atuação em O Amargo Santo da Purificação (2009) e em Medeia Vozes (2013).”

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!