Logo do Governo

LABS CCBJ 2022: Do Marjorette ao Brega Funk, grupo pesquisa as semelhanças entre a dança dos EUA e o Nordeste brasileiro

24/11/2022

“Majorette – Do sul dos Estados Unidos para o nordeste do Brasil” busca difundir a cultura Majorette nas praças de Fortaleza, através de aulas nas praças públicas na comunidade do entorno do Grande Bom Jardim, Mondubim e Bonsucesso. O projeto faz parte dos Laboratórios de Pesquisa em Dança 2022 e traz para as partilhas finais uma vídeo-dança baseada nas performances de arquibancada, produzido durante as vivências presenciais.

O Majorette é uma dança que surge no Sul e Sudeste dos Estados Unidos por volta das décadas de 60 e 90, onde as comunidades pretas são mais unificadas e firmes do que no resto do país. Com isso, a cultura do Marjorette se diversificou e intensificou dentro das faculdades e universidades historicamente pretas. Jonathan Lacration, proponente do projeto, conta que a ideia de produzir a pesquisa surgiu partir das inquietações que o grupo havia experienciado após notar semelhanças entre a comunidade dançante dos EUA com o Marjorette e as vivências da cultura dançante brasileira, com o Funk, Swingueira e Brega Funk.

As atividades presenciais que o projeto promove nas praças do Grande Bom Jardim, Mondubim e Bonsucesso trabalham aulas tradicionais de Majorette, com alongamentos e aquecimentos, sequências coreográficas e os fundamentos teóricos e práticos da dança. Lacration conta que conheceu os LABS CCBJ através de uma amiga frequentadora. Pietra Black e Lacration uniram o amor pela dança junto com Fran Córnio e as três formam o grupo proponente do projeto nos LABS CCBJ 2022.

Sobre os processos de pesquisa atualmente, Lacration conta que o grupo está focado em encontrar e analisar as semelhanças culturais entre as danças da periferia e do Marjorette: “ao mesmo passo que pesquisamos mais sobre o majorette e conseguimos entender mais a cultura de lá, pesquisamos mais sobre a nossa própria cultura em si, o que dá outro significado para o que fazemos aqui. Estar na frente do começo de algo que vemos ter tanto potencial assim e poder encabeçar essas coisas com pessoas que confiamos e ver os resultados acontecendo está sendo muito incrível de se presenciar”.

LABS CCBJ 2022

O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da sua Escola de Cultura e Artes, que propõe a experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. Na sua edição de 2022, os LABS CCBJ terão vigência de 5 meses e contemplam 10 projetos cada um dos seguintes segmentos: Teatro, Dança, Música, Audiovisual e Cultura Digital. 

O CCBJ irá produzir materiais especiais de apresentação dos processos de pesquisa de cada um dos grupos que integram os LABS CCBJ 2022 até o final do ano, período em que ocorrerá os processos de partilha dos laboratórios com a comunidade. Acompanhe as publicações através do InstagramFacebook e site do CCBJ.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

1 Comentário

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!