Logo do Governo

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM MEMÓRIA E PATRIMÔNIO DO CCBJ REALIZA OFICINA DE CARTOGRAFIA SOCIAL

09/02/2021

No dia 25 de janeiro aconteceu a oficina de Cartografia Social das Práticas Culturais Periféricas das Juventudes do Grande Bom Jardim. Este encontro foi realizado no espaço de Galeria do CCBJ, pelos pesquisadores do laboratório de pesquisa do CCBJ do eixo de memória e patrimônio cultural, os quais estão concluindo a última etapa da pesquisa que leva o mesmo nome da oficina e foi iniciada em outubro de 2020. 

As etapas anteriores contaram com aplicação de formulários eletrônicos, e grupos de entrevistas online com os coletivos. Neste momento presencial, foi elaborado a cartografia social, um mapeamento feito com a participação dos jovens que integram estes coletivos de juventudes, onde puderam pontuar através de seus símbolos e das suas percepções, os espaços que utilizam para se reunirem para expressar as suas práticas artísticas e culturais dentro do território do Grande Bom Jardim.

O encontro presencial contou com momento inicial de roda de conversa e, em seguida, através de orientação da professora oficineira, houve uma apresentação de aplicativos cartográficos que os jovens poderiam baixar nos seus celulares, além de uma explicação sobre escalas espaciais e desenhos cartográficos. A partir disso, os jovens precisaram apontar no mapa do Grande Bom Jardim a localização e as informações dos coletivos que  integram.

O CCBJ fica imensamente feliz em acompanhar e ser parceiro de grupos de pesquisa tão importantes para o território. Continuamos trabalhando juntos, pensando em formas de trabalhar com e para o povo do Grande Bom Jardim.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!