Logo do Governo

INSTITUTO EDUCA MAIS ESPORTE DISTRIBUIU 200 VALES-ALIMENTAÇÃO PARA FAMÍLIAS EM VULNERÁVEIS EM COMUNIDADES DO BONSUCESSO

03/06/2021

O Instituto Educa Mais Esporte, com o apoio do Instituto Gerando Falcões, que criou a campanha Corona no Paredão, recebeu e distribuiu no mês de maio um total de 200 vales-alimentação no valor de 300 reais, dividido em duas parcelas, nas comunidades atendidas pelo Instituto. As famílias contempladas com os vales estavam, em sua maioria, cadastradas no instituto, se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O Instituto Educa Mais Esporte, instituição parceira e Iniciativa Comunitária do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), tem como objetivo levar educação e esporte para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Em 2020, o Educa Mais Esporte é selecionado na Chamada Pública para Iniciativas Comunitárias CCBJ, uma ação realizada pelo equipamento cultural, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). Com a entrada do recurso, em agosto de 2020 foram selecionadas 30 propostas de Iniciativas Comunitária, com atuação no território do  Grande Bom Jardim, que passaram a receber investimentos como apoio financeiro e momentos formativos, como uma forma de auxiliar na manutenção das atividades e no suporte à produção de ações, durante o período pandêmico. 

Atualmente o instituto atende em torno de 200 crianças em três comunidades do bairro Bonsucesso, região onde Maria Raquel, idealizadora do projeto, reside. O projeto nasceu em 2018, com o time de futsal “Quem é Bom Faz Sucesso”, com a iniciativa de três mulheres da periferia do bairro Bonsucesso: Cleiviane Castro, Edilene do Nascimento, ambas jogadoras de futsal e Raquel Souza, estudante de direito e bolsista Prouni. Hoje, o Instituto oferece aulas de futsal, percussão, flauta, além de também oferecer atendimentos de psicoterapia, qualificação profissional e reforço escolar online.

Durante a pandemia, o projeto se voltou principalmente para a Assistência Social às famílias dos alunos do Instituto, fazendo distribuição de cestas básicas e vales-alimentação. A distribuição dos vales teve o apoio do Instituto Gerando Falcões, uma ONG que promove, através do programa Falcões University, formações sobre gestão, liderança, expertise de favela e inteligência emocional, requisitos importantes para atingir um nível de excelência na liderança social, da qual o Instituto foi selecionado a participar. 

“Pra gente foi muito gratificante porque foi um momento significativo, em que a gente pôde ver a importância do trabalho social, a importância de tá entrando nas favelas, conhecendo as famílias e entendendo as realidades. Então, o que nos motiva muito nesse trabalho é justamente que não é só o esporte e a educação que vão transformar, não adianta a gente levar isso pras crianças se elas estão com fome. Primeiro a gente mata a fome para depois oferecer as ferramentas de transformação social.”, conta Maria Raquel, estudante de Direito e idealizadora do Instituto Educa Mais Esporte.

Colabore

Para que o Educa Mais Esporte cresça e possa impactar mais vidas, é necessário a contribuição e solidariedade de todos. Sua próxima missão é providenciar o CNPJ e um espaço próprio. Doe, compartilhe e seja você protagonista na mudança social!

Contato: (85) 998725479 – Raquel idealizadora do projeto.

Conheça o Instituto Educa Mais Esporte (Instituição parceira CCBJ):

Assista o vídeo institucional do Educa Mais Esporte: 

https://www.instagram.com/p/CLa0mAvFoLW/

Instagram: @institutoeducamaisesporte .

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!