Logo do Centro Cultural Bom Jardim

INICIATIVAS COMUNITÁRIAS CCBJ: INSTITUTO EDUCA MAIS ESPORTE, IDEALIZADA POR TRÊS MULHERES PERIFÉRICAS TEM PROJEÇÃO NACIONAL COM APROVAÇÃO NA FALCONS UNIVERSITY

06/03/2021

Compondo a programação especial do Mês da Mulher no CCBJ, apresentamos a história do Instituto Educa Mais Esporte, que faz parte das Iniciativas Comunitárias do GBJ.

Transformação e impacto social pelo esporte, idealizada por três mulheres periféricas do território do Grande Bom Jardim tem projeção nacional com aprovação na Falcons University (SP). Integrando a rede de conteúdo e programações CCBJ, em alusão ao Dia da Mulher, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) vem apresentar uma grande conquista de uma das Iniciativas Comunitárias do equipamento: o Instituto Educa Mais Esporte.

Instituto Educa Mais Esporte

Nasceu em 2018, com o time de futsal Quem é Bom Faz Sucesso, uma iniciativa de três mulheres da periferia do Bonsucesso, Fortaleza-Ce: Cleiviane Castro, Edilene do Nascimento, ambas jogadoras de futsal e Raquel Souza, estudante de direito e bolsista Prouni. “Nós decidimos levar oportunidades para crianças da periferia e passamos a atuar no bairro Bom Sucesso, onde crescemos e moramos e hoje atendemos crianças e jovens de 6 a 18 anos, em vulnerabilidade social, com a colaboração de dez voluntários ”, esclarece Raquel.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a formação cidadã para crianças que vivem em contexto de vulnerabilidade social. O instituto tem como princípios norteadores o esporte, cultura, arte, educação, como ferramentas de transformação. A partir disso é ofertada aulas de futsal, música, atividades educativas, assistência social e psicológica e cursos de capacitação. 

Novas Conquistas

Em 2020, o Educa Mais Esporte é selecionado na Chamada Pública para Iniciativas Comunitárias CCBJ, uma ação realizada pelo equipamento cultural, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). Com a entrada do recurso, em agosto de 2020 foram selecionadas 30 propostas de Iniciativas Comunitária, com atuação no território do  Grande Bom Jardim, que passaram a receber investimentos como apoio financeiro e momentos formativos, como uma forma de auxiliar na manutenção das atividades e no suporte à produção de ações, durante o período pandêmico. 

Em 2021, os avanços continuam com parceria ao lado do CCBJ. Entre as conquistas do projeto nas Iniciativas Comunitárias do Grande Bom Jardim, o grupo conseguiu realizar a compra dos uniformes, demanda que estava pendente durante os dois anos de existência do projeto por conta da falta de recursos. Além disso, foi adquirido material para terapia psicológica, materiais auxiliares para a equipe de administração, materiais de música, materiais esportivos, participação em campeonatos de futsal, como a Copa Liface e incentivos para Assistentes Sociais, que vinham de longe prestar serviço junto ao grupo. O grupo também conseguiu viabilizar uma ajuda de custo para as próprias idealizadoras do projeto.

Durante a pandemia conseguiu alcançar mais de 400 famílias do território, com doação de cestas básicas, vale alimentação, vale gás e outras ações. “Agora queremos expandir nossa rede, ter uma maior estruturação e alcançar maiores resultados”, almeja.

Aprovação na Falcons University

Ainda neste ano, que inicia outra conquista é digna de comemoração e reconhecimento. Um sonho que começou em 2018 com o time de futsal Quem é Bom Faz Sucesso e avança como Instituto Educa Mais Esporte para um salto importante. A Líder, termo usado no projeto, Maria Raquel @ma.raquelcabral foi aprovada na Falcons University do @gerandofalcoes, a universidade na favela. “Grandes aprendizados virão para cada vez mais fazermos um trabalho com tecnologias sociais inovadoras e com resultados transformadores na vida de quem precisa”, vibra Raquel ao lembrar da seletiva. A aprovação rendeu a formação junto a outras lideranças do terceiro setor do país, certamente um momento inspirador.

Gerando Falcões é uma organização que atua em rede, há mais de dez anos, visando o esporte, cultura, educação e qualificação profissional para as favelas do Brasil. Atua dentro da estratégia de rede, em periferias e favelas. O treinamento na Falcons University é um dos programas da Gerando Falcões e aconteceu em Poá – SP, com a proposta formativa de lideranças sociais do Brasil. As formações são:  voltadas para os assuntos de gestão, recursos humanos, empreendedorismo social e inteligência emocional. Os pilares centrais temáticos da formação são: habilidades socioemocionais, expertise de favela, expertise do setor privado, políticas públicas, tecnologia e inovação.  “Foram inscritas instituições de todo o Brasil e nós compomos este time entre os sessenta selecionados”, detalha Raquel.

Além do aprendizado, no final do processo formativo a liderança ao apresentar bons resultados, demonstrando impacto social do seu engajamento, a instituição passa a receber um aporte financeiro, configurando-se como um acelerado pela rede Gerando Falcões.

Saiba mais: https://blog.gerandofalcoes.com/  / @gerandofalcoes / https://gerandofalcoes.com/falcons-university

O CCBJ orgulha-se por cada conquista das parcerias e da força dessas mulheres nessas missões e agradece a partilha de momentos especiais e de aprendizados, ao longo da jornada da Chamada Pública Iniciativas Comunitária 2020.

Colabore

Para que o Educa Mais Esporte cresça e possa impactar mais vidas, é necessário a contribuição e solidariedade de todos. Sua próxima missão é providenciar o CNPJ e um espaço próprio. “E precisamos de você junto a nós nesse sonho que é transformar vidas”, convida Raquel.

Doe, compartilhe e seja você protagonista na mudança social!

Contato: (85) 998725479 – Raquel

Conheça o Instituto Educa Mais Esporte:

Assista o vídeo institucional do Educa Mais Esporte: https://www.instagram.com/p/CLa0mAvFoLW/

O trabalho do Educa Mais Esporte é possível devido a dedicação de um time de voluntários. São pessoas que doam seu tempo com muito amor e fazem a diferença na vida das crianças e jovens em vulnerabilidade social e emocional. A proposta é continuar aperfeiçoando esse time, impactando mais vidas, sendo referência no resgate de vidas por meio do esporte, educação, assistência e todas ferramentas ao alcance do projeto. Conheça o time: @xaviersthais @islenecasusa @lucy_5244 @thiago.lira.397948 @cleivi_castro @heltonsantos.santos.9 @liginhagoulart @edilene_mariawictoria.c @ma.raquelcabral @negoh_vlad

Instagram: @institutoeducamaisesporte .


Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!