Dos dias 14 a 17 de dezembro acontece a Mostra das Artes do Centro Cultural Bom Jardim, um evento que celebra a finalização de ciclos formativos do equipamento, com uma programação cultural diversa, gratuita e voltada para todas as idades. Com o tema “Luta, Cultura e Memória”, a Mostra das Artes 2022 também comemora os 16 anos de existência do CCBJ, que faz aniversário no dia 19 de dezembro.
Com uma programação conectada com o território do Grande Bom Jardim, a Mostra das Artes do CCBJ 2022 traz mais de 60 atrações, que vão desde oficinas, exposições, rodas de conversa, bate-papos, exibições audiovisuais até apresentações teatrais, musicais, espetáculos de dança e muito mais. A programação cultural contará com os shows Brasilis, Rebel Lion, Forró Romântico com Geys Sampaio, Funkzeiro com Nick Sol, Mágico Jeffy & Cia apresentando o espetáculo “O Grande Circo Mágico”, contação de história “O fim não era esperado”, com Lídia Raiely e apresentação especial de KPop.
Confira abaixo a programação completa da Mostra das Artes 2022:
14/12 – QUARTA-FEIRA
14h – Intervenção de Graffiti “CCBJ Das Crianças”, feita pelos adolescentes acompanhados pelo NArTE, no Espaço Alternativo CCBJ.
14h – Exposição audiovisual “Presente ao Passado”, resultado das discussões da turma “Modos de programar e organizar cineclubes” supervisionada pelo professor Érico Oliveira, que traz objetos de tempos antigos e a afirmação da religiosidade de terreiros, no Espaço Paulo Freire.
14h – Live Paint, momento de pintura ao vivo com o artista Ksim, no Espaço Alternativo CCBJ.
14h – Abertura do espaço BrincArte, criado pelo NArTE e voltado para a galerinha que quer se divertir com brinquedos e brincadeiras durante a Mostra das Artes, no campinho Rafael Agostinho.
15h – Exibição do espetáculo “Bem vindo à Taperuá”, produzido como resultado da turma 2 do curso de longa duração em teatro da escola de cultura e artes do CCBJ, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
16h – Início da Feirinha do CCBJ, promovida pelos(as) empreendedores(as) do território do Grande Bom Jardim, com produtos autorais de artesanato, bazar, culinária, serviços de massoterapia, trancismo e muito mais, no campinho Rafael Agostinho.
16h – Ação comunitária “Margem Esquerda”, um projeto de revitalização da margem do Rio Maranguapinho que passa ao lado do CCBJ promovido pelo NArTE.
16h – Exibição do Espetáculo El Grand Circo Mágico, do Mágico Jeffy e Companhia, que traz palhaçaria, truques de mágica, malabarismo e acrobacias na Praça Central do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
17h – Exibição do espetáculo infantil CulturAção, promovido pela Associação sociocultural do Bom Jardim como Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, na Praça Central do CCBJ.
17h30 – Apresentação de KPop do Grupo Cypher, cover do grupo sul coreano BTS, na Praça Central do CCBJ.
18h – Abertura da Mostra de Cinema Experiências Formativas, promovida como resultado do Curso Básico de Audiovisual da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Cineclube CCBJ.
18h – Lançamento do documentário Povos de Terreiro, produzido pelo CCBJ em parceria com as mães e pais de santo dos terreiros do Grande Bom Jardim, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
18h30 – Exibição dos filmes “Noites em Claro” e “Saída Para a Luz do Dia”, produzidos pelos alunos do curso extensivo em audiovisual da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, na Praça Central do CCBJ.
19h – Exibição do espetáculo “Histórias que não contamos antes de dormir”, produzido pela turma 1 do curso de longa duração em teatro da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, com supervisão do professor Paulo José, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
19h50 – Pré-lançamento do filme “João Maldade” seguido de uma roda de conversa com a produção e elenco, produzido pelo coletivo The Good Garden como Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, no Cineclube CCBJ.
20h – Apresentação “Giro Batuque”, do grupo Brincantes Sonoros, que traz REISADO,CAVALO MARINHO,CABAÇAL,COCO E MARACATU para a Praça Central do CCBJ como Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim.
21h – Apresentação da Banda Brasilis com música brasileira retrô na Praça Central do CCBJ.
15/12 – QUINTA-FEIRA
14h – Abertura do espaço BrincArte, criado pelo NArTE e voltado para a galerinha que quer se divertir com brinquedos e brincadeiras durante a Mostra das Artes, no campinho Rafael Agostinho.
14h – Abertura da exposição “Construindo Memórias”, promovida pelo NArTE em parceria com as famílias atendidas pelo CCBJ, na Multigaleria do CCBJ.
14h – Abertura da exposição “Águas passadas”, promovida pelo grupo Amarelo Cor de Caju com o objetivo de resgatar as memórias, os costumes e as lembranças dos
moradores antigos da comunidade ribeirinha do Rio Maranguapinho. A exposição é uma Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, na Multigaleria do CCBJ.
14h – Concerto de violões das duas turmas do curso iniciante de violão da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
14h – Apresentação dos alunes do curso de canto e técnica vocal da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
14h – Apresentação dos alunes do curso de Orquestra de Cordas da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
14h – Apresentação dos alunes do curso de Musicalização Infantil da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
14h – Apresentação dos alunes do curso de Percussão Afrobrasileira da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
14h – Apresentação dos alunes do curso de Teclado da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
15h – Mediação de Leitura dos Cabinhas Leitoras, promovida pelo Quintal Cultural como Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, na Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ.
16h – Início da Feirinha do CCBJ, promovida pelos(as) empreendedores(as) do território do Grande Bom Jardim, com produtos autorais de artesanato, bazar, culinária, serviços de massoterapia, trancismo e muito mais, no campinho Rafael Agostinho.
16h – Contação de história dos orixás “O fim que não era esperado” com Lídia Raiely, que facilitará reflexões sobre a juventude periférica e acerca dos preconceitos sociais enfrentados diariamente, na Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ.
17h – Exibição do mini documentário “Amores LGBTQIAPN+ in Fortal City”, um trabalho que fala das diversas formas de amor que existem, com relatos sobre como é assumir o amor em meio a tantas violências, promovido pelo coletivo Gueto Queen como Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, no Cineclube CCBJ.
17h30 – Exibição do vídeo “Conexão coletiva”, que mostra como coletivos e grupos nas mais diversas linguagens se conectam e impactam as suas comunidades, promovido pelo grupo Tambores do Gueto como Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, no Cineclube CCBJ.
18h – Exibição do espetáculo de dança “Favela: o boom do vixi”, produzido pelos alunes do curso de longa duração em dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, na Praça Central do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
19h – Exibição do espetáculo “Do quintal pra lua”, produzido pelos alunes do curso de jogos de iniciação teatral da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
20h – Apresentação “Palácio de Oxóssi” do Afoxé Omorisá Odé como Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, na Praça Central do CCBJ.
20h30 – Apresentação de exercícios de aula do Módulo de Composição e Improvisação I do Curso Técnico em Dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, na Praça Central do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
21h30 – Show de Geys Sampaio com Forró de Favela, na Praça Central do CCBJ.
16/12 – SEXTA-FEIRA
14h – Abertura do espaço BrincArte, criado pelo NArTE e voltado para a galerinha que quer se divertir com brinquedos e brincadeiras durante a Mostra das Artes, no campinho Rafael Agostinho.
14h – Exposição “Construindo Memórias”, promovida pelo NArTE em parceria com as famílias atendidas pelo CCBJ, na Multigaleria do CCBJ.
14h – Exposição “Águas passadas”, promovida pelo grupo Amarelo Cor de Caju com o objetivo de resgatar as memórias, os costumes e as lembranças dos moradores antigos da comunidade ribeirinha do Rio Maranguapinho. A exposição é uma Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, na Multigaleria do CCBJ.
14h – Vivência de Tranças Nagô com Letícia Félix no Espaço Alternativo CCBJ.
14h – Abertura da exposição de desenho, pixel art e ilustração digital, promovida pelos alunes dos cursos do programa de cultura digital da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Espaço Alternativo CCBJ.
16h – Início da Feirinha do CCBJ, promovida pelos(as) empreendedores(as) do território do Grande Bom Jardim, com produtos autorais de artesanato, bazar, culinária, serviços de massoterapia, trancismo e muito mais, no campinho Rafael Agostinho.
16h – Apresentação do espetáculo “Passado, presente, futuro”, produzido pelos alunes da turma 3 do curso de longa duração em teatro da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Espaço Alternativo CCBJ.
17h – Apresentação da coleção de peças produzidas pelos alunes do curso de design e estampas da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, na Praça Central do CCBJ.
18h – Apresentação de finalização dos cursos de forró, ballet e dança fitness na Praça Central do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
19h – Apresentação do espetáculo “Cara Travessia”, produzido pelos alunes do curso extensivo de música da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
20h30 – Apresentação da banda Rebel Lion na Praça Central do CCBJ.
17/12 – SÁBADO
14h – Abertura do espaço BrincArte, criado pelo NArTE e voltado para a galerinha que quer se divertir com brinquedos e brincadeiras durante a Mostra das Artes, no campinho Rafael Agostinho.
14h – Exposição “Construindo Memórias”, promovida pelo NArTE em parceria com as famílias atendidas pelo CCBJ, na Multigaleria do CCBJ.
14h – Exposição “Águas passadas”, promovida pelo grupo Amarelo Cor de Caju com o objetivo de resgatar as memórias, os costumes e as lembranças dos
moradores antigos da comunidade ribeirinha do Rio Maranguapinho. A exposição é uma Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, na Multigaleria do CCBJ.
14h – Atividade “Filtrando sonhos”, promovida pela educadora Deyse Mara, que ensina os participantes a fazerem seu próprio filtro dos sonhos, no Espaço Alternativo CCBJ.
14h – Mostra de Jogos Digitais promovida pelos alunes do Curso Extensivo em Jogos Digitais da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Entre os jogos que estarão disponíveis teremos: “Caskinha Está Vivo!”, “Floresta de Aço” (Curso de Extensão em Jogos Digitais) e “CCBJ Online no Roblox” (Curso Clube da Cultura Digital). Outros jogos produzidos por turmas do CCBJ em anos anteriores também estarão disponíveis, como o jogo para dispositivos móveis “Perdido no Meu Bairro”, no Espaço Alternativo CCBJ.
14h – Exibição do espetáculo de dança “A casa”, produzido por Letícia Vasconcelos, integrante da Chamada Pública de Agentes Criativos do Grande Bom Jardim, compondo a programação da Mostra duz Vetin, promovida pelo NArTE, na Praça Central do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
14h30 – Projeto “Música, arte e bem estar”, promovido pela Casa AME, compondo a programação da Mostra duz Vetin, promovida pelo NArTE, na Praça Central do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
14h30 – Apresentação de dança “O Corpo”, produzido por Iara Freitas, integrante da Chamada Pública de Agentes Criativos do Grande Bom Jardim, compondo a programação da Mostra duz Vetin, promovida pelo NArTE, na Praça Central do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
15h – Diálogo sobre empreendedorismo de mulheres periféricas, promovido pelo grupo Criart como Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, na Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
15h15 – Apresentação circense promovida pelo Grupo Circulart, compondo a programação da Mostra duz Vetin, promovida pelo NArTE, na Praça Central do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
15h50 – Apresentação de Batuque Reciclável, produto gerado a partir da atividade Percussão Ambiental do projeto Vivências Artísticas, que desenvolveu habilidades musicais e consciência ambiental com as crianças atendidas no Instituto Psique, compondo a programação da Mostra duz Vetin, promovida pelo NArTE, na Praça Central do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
16h – Início da Feirinha do CCBJ, promovida pelos(as) empreendedores(as) do território do Grande Bom Jardim, com produtos autorais de artesanato, bazar, culinária, serviços de massoterapia, trancismo e muito mais, no campinho Rafael Agostinho.
16h – Apresentação “Ofó – Antologia poética”, promovida pela coletiva Pretarau como Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, na Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
16h15 – Apresentação “Flautiando sons”, promovida pelo Instituto Educa Mais Esportes, compondo a programação da Mostra duz Vetin, promovida pelo NArTE, na Praça Central do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
16h30 – Feira de empreendedorismo “Sabores e afetos”, promovida pelo grupo Criart como Contrapartida da Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, no Espaço Alternativo do CCBJ.
16h40 – Apresentação “Reisado de caretas boi estrela”, produto gerado a partir da atividade Jogos Cênicos do projeto Vivências Artísticas, que desenvolveu habilidades teatrais com as crianças atendidas na Associação Ideal, compondo a programação da Mostra duz Vetin, promovida pelo NArTE, na Praça Central do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
18h – Apresentação da vídeo-dança “Corpos mediados”, produzido na Residência-laboratório de coreo-cinema de criação de dança e experimentação audiovisual “Corpos mediados”, focalizando as possibilidades oferecidas pela união entre o cinema e a dança, no Cineclube do CCBJ.
19h – Exibição do espetáculo “Fastio: Ceia da Fome”, produzido pelos alunes do curso extensivo em teatro da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ. (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
20h30 – FALAS INSTITUCIONAIS (LEVI, FÓRUM DE CULTURA, IDM, SECULT) (COM TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS)
21h – Show “Funkzeiro” com Nick Sol e Parabéns CCBJ, na Praça Central do CCBJ.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!