Logo do Governo

Centro Cultural Bom Jardim recebe evento pela Semana Estadual de Proteção aos Manguezais

19/08/2023

A professora e bióloga marinha Sandra Beltran-Pedreros foi recebida no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT CE) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), para realizar uma palestra em alusão à Semana Estadual da Proteção aos Manguezais.

O evento, voltado às mulheres da comunidade do Grande Bom Jardim, contou com uma sessão de cinema, na qual foi exibido “Museu Itinerante: educar para libertar”, um vídeo educativo que mostra imagens do Ecomuseu Natural do Mangue, localizado no bairro Sabiaguaba, em Fortaleza.

Sandra Beltran-Pedreros também é coordenadora de pesquisa do Ecomuseu e estava ao lado de Beth Araújo, produtora cultural do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba. As convidadas falaram sobre a importância da preservação dos manguezais e ressaltaram o papel desse ecossistema para o meio ambiente.

Para dar início à sua exposição, Beltran-Pedreros tratou o tema do evento de modo a aproximá-lo da vida cotidiana. “Os manguezais são lugares de onde vocês [mulheres] vão buscar o sustento”, disse a bióloga, pontuando a relevância do ecossistema na produção de alimentos.

A professora também exaltou a importância da preservação dos manguezais para a conservação da biodiversidade, ressaltando o ecossistema como berçário do mundo. Afinal, segundo Sandra Beltran-Pedreros, os manguezais sustentam 80% das espécies de peixe.

O evento do CCBJ se seguiu em clima de sensibilização e conscientização da causa ambiental, sobretudo em relação aos mangues e manguezais, a fim de compartilhar conhecimento acerca desse ecossistema rico em biodiversidade. Segundo a professora Sandra, o conhecimento é o primeiro passo para corrigir os comportamentos nocivos ao meio ambiente.

A ação foi realizada pelo Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba em parceria com o CCBJ, ambos equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), junto a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA),  o Ecomuseu Natural do Mangue e a ONG Aquófilos, em referência ao Dia Internacional da Conservação dos Manguezais, data celebrada no dia 26 de julho.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!