O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promove programação de quatro dias em referência à Semana Nacional da Biblioteca e do Livro.
Tendo início no dia 24, a Biblioteca Cristina Poeta, espaço vinculado à Ação Cultural do CCBJ, realiza atividades que envolvem mediações de leitura, oficina de experimentação audiovisual, concurso de desenho, contação de histórias, karaokê e sarau literário até a sexta-feira, dia 27.
Semanalmente, a biblioteca do CCBJ promove atividades lúdicas que dialogam com áreas artísticas diversas e visam o incentivo à leitura, especialmente para o público infantil. A VII Semana do Livro e da Biblioteca, de acordo com a auxiliar de biblioteca do CCBJ Raquel Siqueira, segue o mesmo propósito por meio de atividades populares e culturais.
O Centro Cultural Bom Jardim é frequentemente habitado por crianças, sendo o público da biblioteca Cristina Poeta, naturalmente, majoritariamente infantil. Nesse sentido, as programações realizadas pelo espaço, a partir de programas como o Sombrinha Literária, são focadas neste público.
“A leitura começa nessa idade”, diz Raquel Siqueira, apontando a importância do incentivo à leitura para as crianças, outra motivação para a definição do público-alvo do evento de comemoração da Semana do Livro e da Biblioteca. A auxiliar de biblioteca também revela o propósito de atrair maior público ao espaço a partir da programação.
A Semana do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto n° 84.631, de 09 de abril de 1980, com o objetivo de incentivar a construção de conhecimento a partir da difusão do livro e do acesso às bibliotecas. A biblioteca do CCBJ compactua com o intuito da Semana e pensa também no acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais, desenvolvendo atividades que estimulam a criatividade, a imaginação e a socialização das crianças no Grande Bom Jardim.
Programação da VII Semana do Livro e da Biblioteca Cristina Poeta
DIA 24/10 – TERÇA-FEIRA
09H – Roda dos Cabinhas leitores
A Roda dos Cabinhas Leitores, pretende-se realizar a montagem de uma atividade de mediação de leitura literária com o público infantil do Centro Cultural Bom Jardim. Através desta forma de manifestação artística, visa-se promover uma programação cultural aberta, diversa, democrática e acessível no campo da literatura. Trata-se, de um espetáculo solo que convida ao diálogo pequenos e grandes leitores em meio à contação de histórias de livros a serem mediados.
Realização: Coletivo Cabinhas Leitores
15H – Escola Itinerante de Dramaturgia – Leitura colaborativa da peça “Coração de bananeira”
Leitura colaborativa da peça “Coração de Bananeira”, de Pipe Nascimento, Marcos Alexandre e Soraya Martins. Publicada em 2022, a peça é uma dramaturgia repleta de escrevivências que conta a história de Gonsalina Ferreira do Nascimento, nascida em 1927, em São Francisco de Minas. Uma mulher preta, mãe e avó, que tece recordações e reconstrói lembranças de sua vida marcada pelo Mal de Alzheimer. A história real de uma família não tradicional, que mistura fé e resistência, em uma dramaturgia do corpo, das memórias e dos afetos.
A mediação literária dessa obra está vinculada ao interesse em reavivar as experiências das pessoas leitoras com suas ancestralidades, tendo como temática a discussão sobre as avós, velhice e as formações familiares que estabeleceram o tecido social brasileiro.
Realização: Farpa Teatro / Facilitador: Lucas Madi
DIA 25/10 – QUARTA-FEIRA
13h Às 17h (4h/A) – Biblioteca Cristina Poeta – Janelas Da Vila: Laboratório De Experimentação Audiovisual
A proposta consiste em realizar a oficina “Janelas da Vila: Laboratório de Experimentação Audiovisual”, oferecendo às crianças moradoras do bairro Bom Jardim, a oportunidade de se aproximar da cultura audiovisual de forma lúdica e sensorial, ao mesmo tempo em que cria conexões com a comunidade em que estão inseridas, valorizando suas histórias e afetividades territoriais.
Realização: Jocilene Ramos & Coletivo Terreiros e Quintais de Afetos
DIA 26/10 – QUINTA-FEIRA
15h – Concurso de desenho infantil: Quem conta um ponto aumenta um ponto.
Um convite para as crianças explorarem o universo da imaginação através da linguagem do desenho. Elas devem escolher uma história que leram que foi mais marcante para eles(as) e fazer um desenho que represente essa história. Iremos fazer uma exposição dos desenhos e será escolhida pelas próprias crianças o desenho ganhador. Depois iremos construir uma história coletiva a partir desse desenho, onde cada uma irá criar um trecho dessa história a partir da primeira imagem do desenho vencedor.
DIA 27/10 – SEXTA-FEIRA
15h – Contação De História: Biblioteca Cristina Poeta – Histórias De Ananse – Edivaldo Batista
O livro “Histórias de Ananse”, de Adwoa Badoe e Baba Wagué Diarité, traz histórias de um personagem popular chamado Ananse, comum nas narrativas de tradição de Países da África Ocidental e que são oriundas dos Povos Axantes. São histórias que trazem uma aranha com personalidades humanas, que vive muitas aventuras e se mete nas mais variadas enrascadas para conseguir o que deseja. Ananse é engenhosa, corajosa, destemida e de uma esperteza simples que lembra as engenhosidades da infância. Contos de Ananse é, portanto, uma sessão de Contação de Histórias da personagem Ananse. As histórias vão mudando ao decorrer das sessões e vão mostrando as muitas facetas dessa aranha que pensa e age que nem gente.
Realização: Edivaldo Batista
17:30h – Sarau Literário Cristina Poeta Presente! – Mic Aberto
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!