Logo do Centro Cultural Bom Jardim

CCBJ REALIZA PARCERIA COM O PROJETO ESCUTAS SENSÍVEIS EM PROL DA SAÚDE MENTAL DE ALUNOS E BENEFICIADOS PELO EQUIPAMENTO

27/02/2021

O projeto é realizado com a ideia de possibilitar recursos para que os jovens possam produzir saberes acerca de si e das possíveis formas de mal-estar que vivenciam.

Quase um ano que o contexto pandêmico nos atravessa. Nesse período, muitos desafios foram vivenciados, mas entre eles está o principal: a cura da COVID-19.  Avanços foram alcançados em meio a tantos conflitos e dores. Até a concretização da cura ser uma realidade, várias pessoas precisaram de suporte para conviver na pandemia. Um desses suportes é a iniciativa Escutas Sensíveis, projeto de extensão da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), escolas e núcleos.

O Escutas Sensíveis é um projeto que surge com o objetivo de criar espaços de escuta/ acolhimento para os jovens da comunidade do Grande Bom Jardim, que fazem cursos no equipamento ou que estudam em alguma das escolas que compõem o Fórum de Escolas do Grande Bom Jardim (veja a lista de escolas abaixo). O projeto é realizado com a ideia de possibilitar recursos para que os jovens possam produzir saberes acerca de si e das possíveis formas de mal-estar que vivenciam. Além de atuar na invenção conjunta de estratégias de cuidado articuladas ao território. 

Em diálogo com a rede de equipamentos da região, em especial por meio das parcerias com o CCBJ, por meio do  Núcleo de Articulação  Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ) , com o Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim e com as redes informais produzidas pelo ajuntamento desses jovens.

A proposta do Escutas Sensíveis é a construção de novas saídas solidárias para os sofrimentos, principalmente potencializados com a pandemia. A equipe pauta sempre pautados numa posição ética e política, que reafirma a liberdade dos sujeitos de produzir sobre si. 

“Nesse momento, em que enfrentamos uma realidade de isolamento social, de afastamento das pessoas e dos locais, o Escutas Sensíveis se propõe a permanecer presente e ajudar os jovens a construir formas de lidar com essa realidade que pode acentuar tanto o sofrimento, apoiando-os, acolhendo e cultivando possíveis caminhos”, reforça uma das extensionistas do projeto, Natália Barros. O projeto conta com onze integrantes, dois coordenadores e nove extensionistas, alunos do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará.

O Escutas Sensíveis vem construindo com o NArTE e com a gestão do CCBJ sua inserção no espaço desde janeiro de 2020, tendo iniciado suas atividades práticas com os e as jovens em março do mesmo ano. Inicialmente de forma presencial, os/as estagiários/as e extensionistas divulgaram o projeto nos cursos extensivos ofertados pelo centro e em alguns espaços coletivos que aconteceram durante os horários de atividade do grupo, realizando ainda alguns acolhimentos individuais por demanda dos e das jovens. 

Em uma transição para o espaço virtual do CCBJ, o projeto passou a acompanhar as turmas dos cursos extensivos de Teatro, Dança, Música e Audiovisual, se dividindo em duplas e trios para participar das aulas e promover rodas de conversas e saraus em cada uma das turmas, de acordo com o que era colocado como interessante pelos/as estudantes, discutindo temáticas como Saúde mental na pandemia, Projeto de Vida, Estratégias de Cuidado e Redução de Danos nesse momento de Pandemia, entre outros. A resposta das turmas foi positiva, destacando a importância de proporcionar espaços de cuidado neste momento, apesar de destacarem as dificuldades de construir espaços de forma virtual. 

Atualmente, o projeto passa por outra mudança, voltando a realizar acolhimentos individuais, com turnos de disponibilidade do grupo para tal, bem como rodas de conversas abertas a todos/as jovens que tenham interesse em participar e construir coletivamente o espaço. 

A pandemia potencializou o surgimento e/ou aumento do adoecimento psíquico, mediante este cenário que ainda nos encontramos, a parceria com o Escuta sensíveis é essencial. O projeto nos traz a possibilidade de transformar nosso interesse de poder possibilitar uma rede de afetos para pessoas vulneráveis, sendo capazes de acolher em tempos de pandemia com as ações realizadas. Com o projeto conseguimos fortalecer vínculos com as juventudes que participam do CCBJ e moram no Bom Jardim. 

A parceria nos traz a percepção da importância do acolhimento não só em tempos de covid, em diálogo com a equipe fortalecemos que devemos transmitir o autocuidado que perpassa, pelo ato de colocar-se disponível para o outro, ajudando na escuta das desordens psíquicas e como saber lidar com maiores desorganizações. 

O Escuta sensíveis em parceria com a UFC junto ao CCBJ/NArTE, nos oportuniza criar e fortalecer um espaço de acolhimento para os jovens do território, alunos, agentes criativos e a comunidade em torno do CCBJ, viabilizando não só mediações, escuta e o cuidar de cada um, mas o fortalecimento dos direitos humanos e cultura em toda sua perspectiva integral, com todas as suas nuances e desafios.

SERVIÇO: 

Escutas Sensíveis convida para os seguintes espaços de cuidado:

Rodas de Conversas: sobre diversos assuntos 

Acolhimento individual:  presencial e virtual

Agendamento: escutassensiveis@gmail.com

Redes e contatos: @projetoescutassensiveis @projeto_advir @viesesufc / escutassensiveis@gmail.com

Cronograma de Acolhimento Individual:

Segunda TerçaQuartaQuintaSexta 
14h às 18h Renan (virtual)13h às 17h Natália (virtual)9h às 12h Vanessa/Elexandre (virtual)9h às 11h  Mateus (virtual)9h às 11h  Mateus (virtual)

14h às 17h Lara/Vanessa (virtual)13h às 16h Tarcília/Natália (virtual)14h às 17h  Lara/Elexandre (virtual)14h às 17h Elexandre  (virtuall)


14h às 18h Renan (virtual)
15h às 17h Mateus (virtual)

Relação das Escolas e Núcleos do Grande Bom Jardim

  • Escola de Tempo Integral Caic Maria Alves Carioca
  • Escola de Tempo Integral Jocie Caminha de Menezes
  • Escola de Tempo Integral Osires Pontes
  • Escola de Ensino Médio Patativa do Assaré
  • Escola de Ensino Fundamental e Médio Santo Amaro
  • Escola de Ensino Médio Julia Alves Pessoa
  • Escola de Ensino Médio Eudes Veras
  • Escolas de Ensino Fundamental e Médio São Francisco de Assis Canindezinho
  • Escola de Ensino Fundamental e Médio São Francisco de Assis Bom Jardim
  • Centro Cultural Bom Jardim
  • Vieses/UFC
  • AdVir/UFC
  • LAPFes/ UFC
  • Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza
Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!