Logo do Governo

CCBJ LANÇA PROGRAMAÇÃO DA IV SEMANA LITERÁRIA DA BIBLIOTECA CRISTINA POETA

19/03/2022

O Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ, lança a programação completa da IV Semana Literária, que acontece entre os dias 22 e 24 de março, com programações virtuais e presenciais.

 A Semana Literária é um evento que ocorre anualmente, em geral, no mês de abril, em alusão às diversas datas comemorativas relacionadas ao livro e à literatura. A programação do evento conta com contação de histórias, bate-papos, oficinas, rodas de conversa com bibliotecários, entre outras atrações.

Confira abaixo a programação completa do evento:

22/03 – Terça-Feira

IV SEMANA LITERÁRIA – FALAS ACESSÍVEIS: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA OS QUADRINHOS 

Abrindo o primeiro dia de programação da IV Semana Literária, o CCBJ apresenta o evento “Falas acessíveis: uma nova perspectiva para os quadrinhos”, que tem como objetivo discutir sobre mulheres nos quadrinhos e a trajetória da quadrinista, ilustradora e professora de artes, Milena Fernandes.

O viés da acessibilidade estará presente na fala da artista que, com apoio do setor de Leituras Acessíveis da BECE e da Biblioteca Cristina Poeta/CCBJ com um momento de sensibilização sobre acessibilidade. A atividade é destinada a pessoas com e sem deficiência que tenham interesse nessa temática.

Milena Fernandes é artista e professora de artes. Trabalha principalmente como ilustradora e quadrinista, contando histórias que trazem protagonismo feminino e quadrinhos autobiográficos. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais, participou de eventos de cultura pop em todo Ceará, ministrando oficinas e palestras, evidenciando principalmente a presença da mulher como personagens de HQ e também como profissionais nas produções em quadrinhos.

📌Serviço: 

IV SEMANA LITERÁRIA – FALAS ACESSÍVEIS: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA OS QUADRINHOS 

Quando: 22/03 às 14h

Onde: Associação de Cegos do CE.

IV SEMANA LITERÁRIA – QUADRINHOS NA JANELA

A IV Semana Literária continua com sua programação presencial na Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ, com o lançamento do momento “Quadrinhos na Janela”, que marcará o retorno às atividades presenciais na Biblioteca Cristina Poeta/CCBJ.

A atividade Quadrinhos na Janela consiste em um espaço aconchegante dentro da Biblioteca em que crianças, jovens e adultos irão realizar a leitura desse gênero tão adorado pelo nosso público, os quadrinhos.

📌Serviço: 

IV SEMANA LITERÁRIA – QUADRINHOS NA JANELA

Quando: 22/03 às 17h30

Onde: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ

23/03 – Quarta Feira

IV SEMANA LITERÁRIA – OFICINA DE ENCADERNAÇÃO COM ELÁSTICO E COSTURA CLÁSSICA

A oficina ‘Encadernação com elástico e costura clássica’, será ministrada por Renata Souza, bibliotecária e artista visual e pelo bibliotecário Eric Albuquerque e tem o objetivo de introduzir os inscritos no universo da encadernação e apresentar a sua importância e finalidade. 

Serão compartilhadas durante a oficina duas técnicas iniciais que podem ser modificadas criando outras variedades. Esta prática pode tornar-se um hobby ou uma fonte de renda. Sua versatilidade possibilita a criação de modelos de diversas cores, costuras e tamanhos. A atividade é destinada para pessoas acima de 12 anos. 

📌Serviço: 

IV SEMANA LITERÁRIA – OFICINA DE ENCADERNAÇÃO COM ELÁSTICO E COSTURA CLÁSSICA

Quando: 23 e 24/03 às 14h

Onde: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ.  Para participar, inscreva-se no formulário: https://bit.ly/OficinaEncadernacaoCCBJ 

IV SEMANA LITERÁRIA –  OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

Na oficina de escrita criativa, ministrada pelo escritor Levi S. Porto, será discutido sobre como escrever melhores histórias e fanfics, onde encontrar leitores, formas de se divulgar, entre outros assuntos relacionados. A atividade é destinada para pessoas acima de 12 anos.

Levi S. Porto é graduado pela UFC em Cinema e Audiovisual. Pesquisador em artes e escritor, é autor dos livros Chinchila (IPDH, 2019), Histórias pra Gente Entocada (2020) e Ninho de Pássaro (2021). Publica zines e ebooks e dá oficinas sobre Teoria da Arte e Literatura.

📌Serviço: 

IV SEMANA LITERÁRIA –  OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

Quando: 23/03 às 18h

Onde: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ.  Para participar, inscreva-se no formulário: https://bit.ly/OficinaEscritaCriativaSemanaLiterariaCCBJ 

24/03 – Quinta Feira

IV SEMANA LITERÁRIA –  SARAU DA POESIA

Encerrando a programação da IV Semana Literária do CCBJ, o Núcleo de Articulação Técnica Especializada, em parceria com a Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ, promovem o Sarau da Poesia, em alusão ao Dia da Poesia, comemorado no dia 21 de março.

O Sarau irá abrilhantar o encerramento da IV Semana Literária, realizada durante o período de 22 à 24 de março. Vamos juntes celebrar a criatividade e a pluralidade linguística e cultural, venham todes declamar uma poesia no nosso Sarau da Poesia.

📌Serviço: 

IV SEMANA LITERÁRIA –  SARAU DA POESIA

Quando: 24/03 às 17h

Onde: Praça Central do CCBJ.  

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!