No dia 5 de janeiro, às 19h, o Centro Cultural Bom Jardim exibirá no Cineteatro São Luiz o documentário “Povos de Terreiro”, que teve sua estreia durante a Mostra das Artes 2022, evento de culminância do CCBJ. O documentário traz aspectos da religião que se encontram com a cultura e as artes, como a dança (pisada), culinária, música(pontos), vestimenta (indumentária) e rituais espirituais, explicados pelos pais, mães e filhos (as) de santo representantes dos Povos de Terreiro do Grande Bom Jardim.
As gravações do documentário aconteceram também em grandes eventos como o Festejo de Iemanjá, giras e ações pontuais, entre maio e novembro de 2022. Foram 9 meses de gestação do projeto que valoriza a memória dos Povos de Terreiro, dividido entre reuniões, encontros, giras, entrevistas, produção e pós-produção. O mini documentário é uma iniciativa do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), que nasceu do programa Conversas de Terreiro, do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ), conduzido pelo educador social Eduardo Marques. A partir das conversas e encontros do programa, surgiu a necessidade, solicitada pelos povos de terreiro, para que o CCBJ valorizasse sua memória, cultura e ancestralidade dentro do espaço público.
Dentre as ações estão as produções de conteúdos, produzidas pela Comunicação do CCBJ: 01 Documentário Povos de Terreiro do Grande Bom Jardim (30 min.) e 06 episódios de Podcast em disponível nas plataformas de podcast e no YouTube do CCBJ, com janela de libras. Os podcast são conversas com pais, mães e filhos de santo do território falando sobre sua jornada espiritual e sobre diversos assuntos que envolvem o movimento.
É de grande importância a exibição do documentário Povos de Terreiro no Cineteatro São Luiz, que também integra a rede de equipamentos culturais da Secult CE geridos pelo Instituto Dragão do Mar, levando o incentivo à memória e a cultura de terreiro ao coração da cidade, dentro do eixo turístico de Fortaleza, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à programação.
O CCBJ também agradece a valiosa contribuição e abertura dos grupos, centros e casas que participaram do projeto: Centro Espirita de Umbanda São Miguel – Pai Neto Tranca Rua, Sociedade Espiritual de Umbanda Caboclo Índio SEUCI – Pai Iran do Negô Chico, Centro Espírita de Umbanda Caboclo Vira Mundo Pemba – Mãe Socorro do Caboclo Vira Mundo, Centro de Umbanda Zé Pilintra das Almas – Pai Guiliano Zé Pilintra das Almas, Centro Espírita de Umbanda Sagrada Família de Urubu Reis – Mãe Sandra, Centro Espírita de Umbanda Palácio das águas – Mãe Janaína Ti Osun.
Serviço
CCBJ LANÇA DOCUMENTÁRIO E PODCAST SOBRE OS POVOS DE TERREIRO DO GRANDE BOM JARDIM
Quando: 05/01/2023 às 19h
Onde: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro).
Ficha Técnica:
Centro Espirita de Umbanda São Miguel
Pai Neto Tranca Rua
Sociedade Espiritual de Umbanda Caboclo Índio SEUCI
Pai Iran do Negô Chico
Centro Espírita de Umbanda Caboclo Vira Mundo Pemba
Mãe Socorro do Caboclo Vira Mundo
Centro de Umbanda Zé Pilintra das Almas
Pai Guiliano Zé Pilintra das Almas
Centro Espírita de Umbanda Sagrada Família de Urubu Reis
Mãe Sandra
Centro Espírita de Umbanda Palácio das águas
Mãe Janaína Ti Osun
Participação especial (Podcast e Doc.)
Riquelme Alves (filho de santo Pai Iran)
Jaison Costa (filho de santo Pai Iran)
Solange Maria Valentim (filha de Santo Mãe Socorro)
Fr.ª Gerlânia dos Santos Damasceno (Filha de Santo Mãe Socorro)
José Júlio da Silva Filho (filho do Pai Iran)
Marcos Levi Nunes (Gestão executiva CCBJ)
Fabiano Piúba (Secretário de Cultura do Estado do Ceará)
Equipe CCBJ:
Apresentação e Articulação:
Isabel Mayara (Gestão de Comunicação) e
Eduardo Marques (educador social NArTE/CCBJ)
Gravação/Edição Estúdio CCBJ:
Jefferson Juan
Designer:
Renê Mendes
WebMaster:
Paulo Régis
Felipe Martins
Vídeomakers:
Luly Pinheiro
Josi Beserra
Beijamin Aragão
Indira Brígido
Libras:
Gracielly Queiroz
Ariel Ferreira
Bruna Corpe
Sarah Oliveira
Social Media:
Adélia Farias
Fotografia:
Flávia Almeida
Mar Pereira
Motorista:
Janderson Mota
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!