Logo do Centro Cultural Bom Jardim

CCBJ indica: curso “Injustiça e Racismo Ambientais no Campo e na Cidade: Estudos Introdutórios”

11/03/2021

O curso acontecerá em uma plataforma de vídeo conferência e as inscrições iniciam hoje, seguindo até o dia 17 de março.

O Centro Cultural Bom Jardim, em parceria com o Instituto Terramar, abre inscrições para o curso “Injustiça e Racismo Ambientais no Campo e na Cidade: Estudos Introdutórios”. As inscrições iniciam hoje (11) e seguem até o dia 17 de março. O curso acontecerá do dia 20 de março ao dia 14 de abril, através de uma plataforma de videoconferência, que será informada por e-mail aos selecionados.

Para realizar sua inscrição, acesse: http://bit.ly/CursoRacismoAmbiental

Segundo o Instituto, em uma pandemia onde o distanciamento social é medida de segurança – enquanto a vacina, mesmo que urgente, não é providenciada para todos – buscamos nos apropriar das tecnologias virtuais para estarmos juntos em estudo e pesquisa, agregando saberes e aprofundando os conhecimentos sobre as estruturas socioeconômicas e as violações de direitos a elas associadas, pois essas estão sendo agudizadas pelo atual contexto.

O objetivo do curso é socializar conceitos e construir conhecimentos, dialogando criticamente sobre a realidade ambiental brasileira desde as estruturas de desigualdades, além dos desafios para a conservação ambiental e as garantias de direitos para as populações originárias, tradicionais e periféricas.

Confira a Chamada Pública completa clicando aqui.

Confira abaixo os temas que serão trabalhados no curso:

Tema 1: O que são Justiça Ambiental e Racismo Ambiental e como esses conceitos podem ser estudados à luz da realidade brasileira

Tema 2: Colonização, Desigualdades Estruturais e a Questão Ambiental no Brasil

Tema 3: A construção do socioambientalismo no Brasil e seus vínculos com as lutas por direito e democracia

Tema 4: Expansão da violência e suas relações com as injustiças socioambientais no campo e na cidade

Tema 5: Mudanças climáticas, estratégias de enfrentamento e o racismo ambiental

Tema 6: As novas fronteiras da violência e os desafios da proteção/auto-proteção socioambientalista

Tema 7: Intercâmbio entre territorialidades: pedagogias de transformação social e política.

Tema 8: Modos de viver e resistir nos territórios ancestrais e originários

Curso “Injustiça e Racismo Ambientais no Campo e na Cidade: Estudos Introdutórios”
Quando:
20 de março a 14 de abril de 2021
Período de inscrições: 11/03 a 17/03
Onde: Por plataforma de videoconferência
Instituição parceira que vai realizar o curso: Instituto Terramar
Quantidade de vagas: 30
Prioridade de vagas para: mulheres, pessoas pretas ou pardas, indígenas, pessoas com deficiência – PcD, pessoas LGBTQIA+, povos originários, comunidades tradicionais, comunidades pesqueiras, quilombolas, ciganas, comunidades periféricas e de áreas de baixos IDH – Índice de desenvolvimento humano, IVSF – Índice de Vulnerabilidade Sociofamiliar e de alto IVJ – Índice de Vulnerabilidade Juvenil.
Ementa do curso:O Curso Injustiça e Racismo Ambientais no Campo e na Cidade: Estudos Introdutórios abordará os conceitos de Justiça/injustiças Ambiental(ais) e Racismo Ambiental, perpassando pelas desigualdades estruturais socioeconômicas historicamente construídas, dialogando com a construção do socioambientalismo. O Curso discutirá as questões e os desafios para os direitos e seus vínculos com a questão ambiental e racial no campo e na cidade em contexto de violência. A importância das comunidades tradicionais e povos originários para a conservação dos ecossistemas em contrapartida às degradações e o agravamento das desigualdades sociais também serão pautados. Assim como a cultura e os modos de viver dos povos originários, comunidades tradicionais e periféricas, trazendo a presença da ancestralidade histórica constitui esses territórios.
Inscrições: Acesse http://bit.ly/CursoRacismoAmbiental

Mais informações: nucleodeformacaoccbj@gmail.com.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!