Focando no protagonismo da cena do rock independente do Grande Bom Jardim, em alusão ao Dia Mundial do Rock, celebrado no dia 13 de junho, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) apresenta o “Open Metal Fest” e “Rock de Perifa”, que acontecem nos dias 14 e 15 de julho, com uma programação totalmente gratuita.
Em dois dias de Festival, o CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), promove o fortalecimento de novas conexões entre agentes da cena musical rocker, auxiliando na estruturação desta identidade já tão presente no território, realizando uma programação de rock com diversidade. Além dos dias de apresentações musicais, a programação também contará com feirinha alternativa, sessão de clipes musicais, podcast, indicação de artistas, karaokê, cineclube, artigo sobre história do rock do Grande Bom Jardim.
No dia 14 de julho, a programação será dedicada a cena metal, em parceria com a produtora Terror Face, que atua há mais de 15 anos com a cena metal no território, trazendo o evento “Open Metal Fest 2023”, apresentando as bandas convidadas Réu Podre (Metal Extremo), Death Road (Thrash/Death) e Oráculo (Heavy Metal) na Praça Central do CCBJ a partir das 18h.
No dia 15 de julho, a partir das 17h, acontece o evento “Rock de Perifa” com as bandas Perfeição 85 (cover rock nacional), Septem (músicas autorais e covers nacionais e internacionais) e, encerrando a noite, Mateus Fazeno Rock, com músicas autorais, trazendo influências que vão de Nirvana a Djavan, criando seu próprio estilo denominado Rock de Favela.
Além dos shows, o CCBJ irá promoveu durante a semana uma programação especial em alusão ao rock, com edição especial do programa Artista em Pauta com as artistas convidadas Haru Cage (vocalista da banda de metal Corja) e Tina Paulo (Produtora Cultural, Baixista da Banda Viollen) que irão bater um papo sobre suas carreiras no canal do CCBJ no YouTube. No CCBJ Indica, faremos uma publicação especial para as redes sociais com indicação de 10 artistas/bandas autorais do estado. No Cineclube CCBJ, serão realizadas exibições especiais de videoclipes históricos de rock nacional e internacional.
Confira a programação detalhada dos dois dias de evento:
14/07 – Sexta-feira
18h às 21h | Feira Alternativa Metal Fest
Local: Praça Central CCBJ
18h | Death Road
Local: Praça Central CCBJ
RELEASE: A banda de METAL ‘Death Road’ está aprontando o seu álbum de estreia, intitulado ‘Amazônia’. O álbum será lançado no dia 1o de novembro de 2023, pela gravadora Babal Records. E nesse mês de julho será lançado em todas as plataformas digitais a single “lixo”, mostrando suas influências de Trash e Death metal.
19h | Oráculo
Local: CCBJ
RELEASE: Oráculo – “Resposta de um deus a quem o consultava; divindade que respondia a consultas”. O Oráculo não tem a pretensão de ser o guardião da verdade, mas sim propagar suas ideias em forma de música (heavy metal).
20h | Réu Podre (12 anos)
Local: CCBJ
RELEASE: Desde de 2016 influenciados pelo velho hardcore e pelas pegadas credenciadas do metal, com letras em português e duras críticas sociais. Assim surgia o Réu Podre. Em 2017 o primeiro lançamento de estúdio intitulado “Revanche” em formato de single foi ao ar, proporcionando uma ótima crítica e abrindo uma sequência de vários eventos na cidade e região metropolitana inclusive no palco do renomado CCBNB, no evento Hoje é dia de rock. Atualmente o Réu Podre está gravando o seu próximo álbum de estúdio intitulado “indústria do extermínio” com previsão de lançamento para julho de 2023, vocês não perdem por esperar!
15/07 – Sábado
16h às 21h | Feira Alternativa Rock de Perifa
Local: Praça Central CCBJ
18h30 | Perfeição85
Local: Praça Central CCBJ
RELEASE: Entre começo e recomeços a banda Perfeição85 apresentará o show COVER-SANDO. Mesclando canções dos grupos legião urbana e mamonas assassinas o grupo traz a perspectiva de como a música apresenta diálogos de cunho social, político e conexões afetivas que atravessam gerações.
19h30 | Banda Septém
Local: Praça Central CCBJ
RELEASE: Numa mescla de arranjos limpos cheios de groove outrora distorcidos na pegada do Hard Rock, a Séptem usa influências fortes do Rock de Los Angeles dos anos 80, unidos a uma levada Soul inspirada em nomes como Tim Maia e B.B. King. Juntando isso e jogando no liquidificador o que se espera é um som ímpar, buscando homenagear e manter vivas as raízes de suas influências, formam essa banda que é puro fruto de 7 pecados capitais.
20h30 | Mateus Fazeno Rock com a tour Jesus Ñ Voltará
Local: Praça Central CCBJ
RELEASE: Cria da Sapiranga, bairro na periferia de Fortaleza, Mateus Fazeno Rock, 28, é ator, performer, músico, compositor e letrista. Ele é o elo fundador e criativo do Fazeno Rock, potente rede de produção cultural formada por artistas ligados pelo rock de favela, que busca contrapor às formas hegemônicas de criar rock sob as influências do grunge, punk, funk br, rap, reggae/dub e r&b. Em 2020, lançou o primeiro disco “Rolê Nas Ruínas”. Mateus já cantou com grandes músicos nacionais como: Jup do Bairro (Popload Festival, SP), Don L (Circo Voador, RJ), Jonathan Ferr (Queremos Lab + Oi Futuro, RJ), Fernando Catatau e Juçara Marçal (Centro da Terra, SP) e Brisa Flow (Mundo Pensante, SP). Agora em 2023 lançou o seu segundo álbum Jesus Ñ Voltará com o qual está em turnê de lançamento. O álbum conta com 13 faixas e participações de Mumutante, Má Dame, Big Léo, Jup do Bairro e Brisa Flow. O show de lançamento estreou em Fortaleza e já chegou em cidades como Juazeiro do Norte, Quixeramobim e no Festival Humaitá Rock.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!