Logo do Governo

“BONJACAST” INTEGRA A PROGRAMAÇÃO SEMANAL CCBJ QUE VEM COM NOVIDADES

08/07/2021

arte grafica nas cores verde e cinza com inserçoes de desenhos de ondas escrito Ep 05 e identidade visual do programa BonjaCast com um microfone retro e um fio na or lilás A indicaçao desse episodio é Single Baile de Vale com Mawtan. A arte traz a imagem de uma pessoa vestida com vestido rosa mao na barriga e cortando a cabeça e as pernas da arte estrategica. arte grafica nas cores verde e cinza com inserçoes de desenhos de ondas escrito Ep 05 e identidade visual do programa BonjaCast com um microfone retro e um fio na or lilás A indicaçao desse episodio é Single Baile de Vale com Mawtan. A arte traz a imagem de uma pessoa vestida com vestido rosa mao na barriga e cortando a cabeça e as pernas da arte estrategica.

Julho o mês das férias chegou e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) está com uma programação imperdível, destinada a todas as idades, sendo realizada no formato on-line e gratuito. A programação de estreias, oficinas e lives seguem em tópicos destacadas e a seguir, a programação detalhada com o serviço de cada atividade. 

Nesta semana o CCBJ apresenta os conteúdos da Ação Cultural CCBJ, as programações do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE) e da Escola de Cultura e Artes (ECA). A Biblioteca vem com o Sombrinha Literária (Ciclo de Leitura, Cine Leitor e Sexta Multi) e o Programa Recode com vários cursos gratuitos que você pode fazer sem sair de casa, além de outras programações especiais. Fica de olho nas redes, em breve o CCBJ vai lançar a programação Colônia de Férias.

Uma das programações especiais e, em destaque nesta semana, é o Bonjacast, o podcast do CCBJ que resgatou uma produção antiga da casa e estreou neste último mês. Neste sábado, o canal do Youtube CCBJ disponibiliza o lançamento do quinto episódio com a temática em alusão ao orgulho LGBTQIA+ (10/07  às 18h – BONJACAST:  Orgulho LGBTQIA+ com o artista (pessoa não-binárie) Mawthan e Iran, no YouTube CCBJ @mawthamshow @pethgomes). Durante a produção, o convidado lança seu mais novo single inédito chamado de “Baile do Vale”, uma música que mistura funk, pop e eletrônico. 

Para acompanhar todos os episódios do Bonjacast, é só acessar a playlist no Youtube CCBJ: https://www.youtube.com/playlist?list=PLW3xks63f5xGBV7Eei9TZkxgaBbtu6b-h Vem conferir esse conteúdo que apresentou quatro episódios com temas sobre educação social, maracatu e biblioteca e neste sábado estreia falando sobre o orgulho LGBTQIA+.

Essa semana também estreia uma Programação realizada pela Articulação Comunitária –  NArTE/CCBJ: Fortalecendo Redes. O projeto Fortalecendo Redes tem como intuito criar, edificar e como o próprio nome já diz, fortalecer pontes entre o CCBJ e instituições, escolas, artistas, grupos, coletivos etc. do território, bem como entre os próprios setores do CCBJ, através de rodas de conversa, oficinas, cursos e demais ideias que vão surgindo. Em sua primeira edição,  recebemos a Associação Zumbi Capoeira (AZC) , o Centro de Defesa da vida Herbert de Sousa (CDVHS) e  a agente de paz Marly Pereira.

As atrações CCBJ acontecem nos canais CCBJ (Instagram, Facebook, Youtube e site www.ccbj.org.br) e boa parte da programação está com recurso de texto alternativo nas imagens  #pratodosverem,  com legendas, traduções e interpretações para LIBRAS e ficam gratuitamente disponíveis para a visualização quando quiser. Acompanhe a lista de estreias e lives durante essa semana nas redes sociais do CCBJ.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CCBJ on-line e gratuita I 05 de julho a 11 de julho de 2021

07/07 às 18h – ARTISTA EM PAUTA: NINJA DO GUETO, nas redes sociais CCBJ @ninjadogueto;

07/07 às 18h30 – NARTE APRESENTA: Articulação Comunitária apresenta Fortalecendo Redes, no YouTube CCBJ, com Associação Zumbi Capoeira (AZC) , o Centro de Defesa da vida Herbert de Sousa (CDVHS) e  a agente de paz Marly Pereira @azc.capoeira  @cdvhs.ce @eumemoria;

 10/07  às 18h – BONJACAST:  Orgulho LGBTQIA+ com Mawthan e Iran, no YouTube CCBJ @mawthamshow @pethgomes;

10/07 às 16h – OFICINA VIVÊNCIA TEATRAL:  com os educadores sociais  Fátima Macedo e Antônio Viana @fatimamacedo @baticumproletario, no Google Meet;

 11/07 às 17h – É O BRINCA: Ba Ti Cum apresenta “Aqui tem sinal de vida”, no YouTube CCBJ com o educador social Antônio Viana @baticumproletario.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA I 28 de junho a 4 de julho de 2021

2º SEMANA

DIA 06/07- TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA –  HQ MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA

14H

RELEASE: A HQ Meninas e Mulheres na Ciência, lançada pelo pesquisador e pedagogo Carlos Antônio Teixeira e tem como personagem principal uma garota negra que sonha em ser cientista, abordando no decorrer de suas páginas aspectos sociais e culturais da sociedade brasileira. A missão da personagem é discutir com seus colegas a presença feminina na ciência nacional, citando nomes como o de Enedina Alves Marques, primeira mulher negra a se formar engenheira civil no país.

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA –  HQ MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA

Quando: 06/07 às 14h

Onde: Redes Sociais CCBJ. Acesse: https://is.gd/PxPp8Q

NARTE EM PAUTA – SAI FORA AEDES AEGYPTI!

16H 

RELEASE: Nesta terça às redes sociais ccbj lança os cards em formato de quadrinhos para abordar o alerta de prevenção à dengue. A covid-19 taí, mas a dengue,o zika vírus e a chikungunya também não sumiram! Temos que ter um cuidado cotidiano para que essas doenças proliferadas pelo mosquito Aedes aegypti , não ganhe força e chegue até a nossa casas. Nas últimas semanas estão aparecendo muitos casos de dengue na comunidade do GBJ e a conscientização sobre essa questão nunca é demais, pensando nisso o Articulador Comunitário , Aurianderson Amaro, juntamente com a Educadora Social Shirley Lima trazem esses cards informativos dando dicas de como prevenir o surgimento das doenças.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – SAI FORA AEDES AEGYPTI!

Quando: 06/07 às 16h

Onde: Redes Sociais CCBJ ( Facebook e Instagram)

DIA 07/07- QUARTA-FEIRA

PROGRAMA RECODE – BIBLIOTECA DIGITAL INDICA

14H 

RELEASE: Hoje vamos de indicações de audiolivros de fantasia que estão na nossa Biblioteca Digital! É tudo gratuito e de onde sairam esses tem muitos outros. Então o que você está esperando?! 

1. Niquito, o Cão Jardineiro 

2. Quando contos de fadas se encontram 

3. O Planeta Bola 

4. O Flautista Mágico

Em seguida, a produção indica o passo a passo de cadastro e os contatos da biblioteca.

Acesse agora: https://biblioteca-grande-bom-jardim.tocalivros.com/ Quer saber como se cadastrar? Envie email para: biblioccbj@gmail.com 

📌Serviço: 

PROGRAMA RECODE – BIBLIOTECA DIGITAL INDICA

Quando: 07/07 às 14h

Onde: Redes Sociais CCBJ ( Facebook e Instagram)

Acesse: https://biblioteca-grande-bom-jardim.tocalivros.com/

ARTISTA EM PAUTA – NINJA DO GUETO

18H – ESTREIA DE VIDEO NAS REDES SOCIAIS

RELEASE: O programa da ação cultural CCBj, Artista em Pauta vem valorizar os artistas do território do grande Bom Jardim e nesta edição apresenta: Ninja do gueto morador do grande bom jardim é poeta e percussionista do grupo Tambores do gueto, também trabalha música cênica com o coletivo brincantes sonoros além de fazer um trabalho em algumas escolas com o Grupo Jovens agentes de paz,é ativista do movimento negro e integra o Fórum de juventudes da rede dlis. @ninjadogueto

📌Serviço: 

ARTISTA EM PAUTA – NINJA DO GUETO

18H 

Quando: 07/07 às 18h

Onde: YouTube CCBJ

NARTE EM PAUTA – ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – FORTALECENDO REDES

18H30 

RELEASE: O projeto Fortalecendo Redes , da Articulação Comunitária NArTE/ CCBJ tem como intuito criar, edificar e como o próprio nome já diz, fortalecer pontes entre o CCBJ e instituições, escolas, artistas, grupos, coletivos etc. do território, bem como entre os próprios setores do CCBJ, através de rodas de conversa, oficinas, cursos e demais ideias que vão surgindo. Em sua primeira edição,  recebemos a Associação Zumbi Capoeira (AZC) , o Centro de Defesa da vida Herbert de Sousa (CDVHS) e  a agente de paz Marly Pereira.  Na qual tiveram uma rica  troca de experiências sobre revitalização de espaços públicos , entendendo também um pouco sobre o projeto Ambiente em Movimento e também compartilhando as ideias da AZC para a praça da UPA ,localizada na Granja Lisboa. Desse momento levamos para as redes sociais do CCBJ  um video-depoimento que revela as considerações individuais e apresenta o projeto para a comunidade. @azc.capoeira  @cdvhs.ce @eumemoria

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – FORTALECENDO REDES

Quando: 07/07 às 18h30

Onde: YouTube CCBJ

DIA 08/07- QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “A HORA DO BLEC”

14H –

RELEASE: Vamos conhecer a Hora do Blec? São clipes com temas humanitários em forma de música! O vídeo de hoje é: Palavrinhas mágicas! Confere! Link: https://youtu.be/JakF_NL6zUg

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “A HORA DO BLEC”

Quando: 08/07 às 14h

Onde: Redes Sociais CCBJ ( Facebook e Instagram)

Acesse:https://youtu.be/JakF_NL6zUg

DIA 09/07 – SEXTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – BRINCADEIRAS DE FÉRIAS – DOMINÓ LITERÁRIO

14H – 

RELEASE: Dominó Literário é um jogo de mesa que faz uso da estratégia, com 28 peças de formatos retangulares, onde em uma das faces retangulares do dominó é dividida em duas partes quadradas, ou “pontas”, que são marcadas por uma palavra. As peças são geralmente denominadas de acordo com as palavras em suas pontas. Peças com palavras iguais em ambas as pontas são chamadas “duplos” ou “carroças”. A forma mais comum de jogar, é por quatro jogadores individuais, que receberão sete peças cada um, pode-se também jogar entre duplas (4 jogadores 2×2), onde cada jogador recebe 6 ou 7 peças, ou jogar-se em 2 ou 3 jogadores com 6 ou 7 peças cada um e o restante das peças ficam compondo o chamado “dorme”. Só no final de cada partida essas peças do “dorme” são conhecidas. O primeiro a jogar pode ser definido por várias regras, por exemplo: O que tem a peça Literatura x Literatura (carroça) sempre começa a partida e segue no sentido anti-horário a partir deste jogador, ou Sai com qualquer peça quem ganhou a partida anterior, observando as peças dobradas (carroça). O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo. Na maioria dos casos o jogo evolui no sentido horário, como a grande maioria dos jogos. O Jogo é indicado para o público a partir dos 7 anos.

Imprima e tenha um excelente jogo literário para os momentos de diversão!

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – BRINCADEIRAS DE FÉRIAS – DOMINÓ LITERÁRIO

Link disponível nas redes sociais do CCBJ para acessar o dominó literário que a equipe da biblioteca preparou para você.

Quando: 09/07 às 14h

Onde: Redes Sociais CCBJ ( Facebook e Instagram)

DIA 10/07 – SÁBADO

NARTE EM PAUTA – REELS DO CULTURA INFÂNCIA

16H – REDES SOCIAIS – VÍDEO ESTREIA

RELEASE: Ainda tem dúvidas do que é e o que faz o Cultura Infância do Centro Cultural Bom Jardim?! Nós respondemos suas dúvidas! Tiramos da nossa cartola nossos planos artísticos e mirabolantes para as crianças! Compreendemos a importância de ofertar conteúdos culturais diversos, para que as crianças possam ter acesso a visões diferentes e sejam sensibilizadas através da Arte! Oferecemos as oficinas de Vivências Teatrais para ter mais contato com elas nesse período de isolamento social, ouvindo e facilitando experiências e alegrias. E queremos contruir reflexões em torno das diversas infâncias, enfatizar a importância do ECA e pensar sobre a saúde mental dos pequenos durante a pandemia.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – REELS DO CULTURA INFÂNCIA

Quando: 10/07 às 16h

Onde: Redes Sociais CCBJ ( Facebook e Instagram)

TODOS OS SONS NO BONJACAST – PODCAST EM ALUSÃO AO ORGULHO LGBTQI+

 – IRAN GOMES CONVIDA MAWTHAM COM O SINGLE “BAILE DO VALE”

18H – YOUTUBE DO CCBJ

RELEASE: No mês que se comemora o ORGULHO LGBTQIAP+ no BRASIL, Mawtham (pessoa não-binárie) lançou seu mais novo single inédito chamado de “Baile do Vale”, uma música que mistura funk, pop e eletrônico. O single foi lançado em 2 versões, no dia 18 de Junho saiu a versão oficial e no dia 25 de Junho foi lançada uma versão extendida. “Baile do Vale” tem produção de beat feita pelo produtor cearense J.Filho, as arte das capas foram criadas pelo designer maranguapense Kervi Jhonata e a letra foi escrita pelo próprie artista MAWTHAM. Fazendo parte da mais nova geração de artistas autorais do Ceará, Mawtham representa Maranguape no movimento do “ NOVOS PESSOAIS DO CEARÁ”!

Mini Bio: Tendo pai e avós cearenses, Mawtham é natural do Pará, porém desde o final dos anos 90, reside em Maranguape, cidade serrana e cultural. Desde que chegou na Terra do Sol, se envolveu com diversas áreas artísticas (escrita, dança, teatro…), compõe desde os 12 anos, e foi a partir de 2013 que começou a se dedicar a música depois que entrou para a EMAC uma escola de música local. Em 2015 lançou algumas músicas autorais em um de seus canais no YouTube, mas foi a partir de 2017 que produziu e lançou o projeto de singles autorais “Tantos Tempos … Experimentais” a partir de então desenvolveu sua jornada com lançamento de outras músicas como “Rapadura”, “Musa de Luz” e “Dona do Maw”. Em 2018 , para realizar suas apresentações, agregou personas a sua presença de palco , já em 2019 lançou o seu 1o álbum  intitulado “TANTO TEMPO”, produzido de forma caseira. Atualmente está lançando singles do seu próximo álbum, o “Crie Asas”.

📌Serviço: 

TODOS OS SONS NO BONJACAST – PODCAST EM ALUSÃO AO ORGULHO LGBTQI+

 – IRAN GOMES CONVIDA MAWTHAM COM O SINGLE “BAILE DO VALE”

Quando: 10/07 às 18h

Onde: YouTube CCBJ

 

 DIA 11/07 – DOMINGO 

OFICINA  DE VIVÊNCIAS TEATRAIS

16H – FORMATO: VIA GOOGLE MEET

RELEASE: Já imaginou fazer teatro em casa? Experimentar e testar suas habilidades corporais, desenvolver mais concentração e brincar com a imaginação?! Na oficina de Jogos Teatrais para crianças, iremos trabalhar alguns exercícios de Teatro, aprimorando a percepção de si, a criar pequenas cenas e se divertir bem muito! Tudo que você vai precisar é de um celular, um espaço silencioso da sua casa e muita vontade de brincar!

📌Serviço: 

OFICINA  DE VIVÊNCIAS TEATRAIS

Quando: 11/07 às 16h

Onde: Google Meet – atenção para o formulário de cadastro inscrição

Fórmulario de Inscrição: 

https://bit.ly/VivenciasTeatraisCCBJ

É O BRINCA!  Ba Ti Cum APRESENTA “AQUI TEM SINAL DE VIDA”

17H – ESTREIA NO YOUTUBE

RELEASE: Mais uma vez o É O Brinca traz uma música que busca dialogar com as questões relacionadas com a Educação Social e dessa vez  afirmando para as crianças e adolescentes que Aqui Tem Sinal de Vida!!!

📌Serviço: 

É O BRINCA!  Ba Ti Cum APRESENTA “AQUI TEM SINAL DE VIDA”

Quando: 11/07 às 17h

Onde: YouTube CCBJ

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!