Logo do Centro Cultural Bom Jardim

Biblioteca do CCBJ fala um pouco da sua trajetória com o Programa Recode Bibliotecas 2019

25/08/2021

Finalizamos essa parceria com conquistas importantes e que mostram que estamos trilhando um bom caminho.

Em outubro de 2019, a Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim foi uma das, 165 bibliotecas, selecionadas para compor o Programa Recode Bibliotecas 2019. Esse Programa é composto por um Percurso Formativo dividido em etapas com desafios, formações e pesquisas.

Por isso, já em dezembro de 2019, formamos uma equipe que passou a compor o Comitê Jovem da Biblioteca do CCBJ para executar as etapas do percurso formativo. (colocar foto das 7 pessoas). Junto com o Comitê Jovem da Biblioteca do CCBJ realizamos uma pesquisa com usuários e não usuários da Biblioteca, a fim de entender o perfil e os interesses do público. Em parte remota e outra presencial, devido a Covid-19.

A partir de março de 2020 iniciamos a etapa Movimento Recode em que realizamos a divulgação dos cursos e trilhas tecnológicas oferecidos gratuitamente e online na plataforma Recode, nas áreas de programação, gestão, sistemas web, marketing digital, entre outros. para gerar oportunidades de desenvolvimento, empregabilidade, retorno aos estudos e acesso ao universo do empreendedorismo. 

Essa etapa foi concluída em dezembro de 2020 e, durante esse período, tivemos quase 30 estudantes ativos, realizando as formações e, reconhecendo o bom desempenho da Biblioteca do CCBJ, fomos premiadas pela Recode com uma multifuncional ao final da etapa.

Em agosto de 2020, formamos o Time Recode CCBJ, já na etapa do Desafio Bibliotecas em Casa e, esse time criou um projeto/solução utilizando tecnologia para combater os efeitos gerados pela pandemia do coronavírus. A ideia que nosso time montou foi o Portal Enem Periferia.

O Portal Enem Periferia tinha o intuito de utilizar a tecnologia do rádio! Com aulas remotas de conteúdos do Enem, gravadas no estúdio do CCBJ e ministradas por professoras/es de escolas parceiras. A transmissão seria realizada pela rádio pública e no youtube do CCBJ, em formato de podcast. Enviamos essa proposta para cumprir o desafio da etapa, mas infelizmente, nosso projeto não avançou.

O percurso também é composto por formações para as profissionais que atuam em bibliotecas, portanto, dentre as diversas formações, destacamos as realizadas em fevereiro de 2021, intituladas ‘Formações: Bibliotecas na Web e Bibliotecas na Pandemia, com temáticas atuais e relevantes para que a equipe da biblioteca pudessem atualizar seus conhecimentos com as formações online sobre ferramentas digitais, redes sociais e protocolos para o setor.

Outra faceta do percurso formativo é a realização constante de pesquisas direcionadas para o público da biblioteca, a fim de perceber suas demandas e de que forma a biblioteca poderá atuar nesse sentido. Desde o início da parceria, a biblioteca do CCBJ vem realizando várias pesquisas e, já em março de 2021, realizamos uma pesquisa em que o intuito principal foi o de identificar temáticas de interesses e colher sugestões de atividades. O desafio proposto pela Recode foi o de, a partir do resultado desta pesquisa, realizar uma nova programação na nossa Biblioteca. A partir daí, planejamos atividades específicas baseadas nos temas de interesse que mais saíram na pesquisa para compor a diversidade do Programa Sombrinha Literária.

A pesquisa resultou em quatro atividades realizadas em junho de 2021: a live Empoderando mulheres e meninas; p ep. 02 do BonjaCast – Cortejo da Biblioteca com o Maracatu; a Oficina de Tambor Ocêanico e O clube Jardim de Leituras, este último, permanecendo de forma fixa até hoje na nossa programação. Caminhando para a etapa final, em julho de 2021, a equipe da biblioteca construiu um relato com fotos, links e resumos sobre estas atividades e enviamos para concorrer a premiação das melhores práticas da Recode. 

Além disso, a equipe também participou da formação Sustentabilidade, que visa incentivar a criação de um plano de sustentabilidade para a Biblioteca do CCBJ. Entre julho e agosto de 2021, realizamos uma pesquisa de feedback, para saber o impacto e como o nosso público avaliou nossas atividades. Recebemos vários retornos positivos relacionados à percepção que o público tem sobre a Biblioteca do CCBJ e também algumas propostas de melhorias que deverão ser avaliadas para melhorar as atividades.

Por fim, ao final do percurso formativo, o Programa Recode Bibliotecas, reconheceu as melhores práticas a partir de atividades realizadas pelas bibliotecas que tenham gerado impacto social e a Biblioteca do CCBJ ficou em 1º lugar na premiação, ganhando 2 notebooks. Em setembro, a Biblioteca recebe seu certificado como concluinte do percurso formativo do Programa Recode Bibliotecas 2019.

Essa parceria nos trouxe vários desafios, aprendizados e conquistas. Hoje viemos compartilhar um pouco dessa trajetória com vocês! Agradecemos à ONG Recode pelas formações e desafios propostos! Ficamos felizes por nossa trajetória de desafios, aprendizados e trocas Bibliotecas de todo o país e agradecemos a cada pessoa que participou das nossas pesquisas, das atividades e das conquistas! Finalizamos essa parceria com conquistas importantes e que mostram que estamos trilhando um bom caminho.

Texto por: Jéssica Sousa e Amanda Ribeiro.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!