Além das programações da campanha #CCBJSustentável, pensadas em alusão ao Mês do Meio Ambiente, o Arraiá do Cumpadi CCBJ movimentou toda a comunidade no sábado (10). Essa e outras programações foram realizadas pelo Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), durante a semana de 5 a 11 de junho.
A programação artística do Arraiá trouxe o Grupo Cultural Guardiãs da Ciranda, trazendo uma apresentação multi-linguagens que vai além da ciranda, com outros personagens culturais na dança como Maria Bonita e Janaína, um dos vários nomes da rainha do mar, Iemanjá. Continuando com a programação de cultura popular, o grupo de tradições folclóricas Raízes Nordestinas trouxe o espetáculo “Andanças do Litoral ao Sertão se Dança pela Tradição”, que reúne um conjunto de danças do período junino. A música ficou por conta de Cecília do Acordeon e Trio e Lia Maia e Banda, trazendo forró das antigas para a noite de arraiá.
Além disso, a programação de cultura popular promoveu apresentações de quadrilha realizadas pelas crianças atendidas pela AMBJ Unidas e Insituto Psiqué e um especial de São João do grupo Buala. A Escola Ícaro de Sousa e o Quintal Cultural também trouxeram apresentações de quadrilha para a praça central do CCBJ.
Na sexta-feira (09), compondo a programação de Solicitações de Pauta do CCBJ, exibimos o espetáculo “Esconderijo”, do grupo de dança Buala. Uma apresentação que busca mostrar a dança e pouco se importar com o que os outros dizem ou pensam, com corpos livres para expressar, para se mover, para sentir e para simplesmente ser.
A Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ trouxe para sua programação semanal, realizada através do programa Sombrinha Literária, a leitura do libro “Arraiá na Floresta Vem Cá”, no Ciclo de Leitura e mais uma edição dos Jogos Literários.
A programação do CCBJ contou com diversas oficinas e atividades promovidas pelo seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), voltadas para crianças e adolescentes frequentadores do equipamento, em alusão ao Mês do Meio Ambiente: o projeto Brincando e Aprendendo trouxe as atividades “Brincar de quê?” e “oficina arte-educativa” com temas em alusão às festas juninas e preservação do meio ambiente; o projeto NArTE em Pauta traz rodas de conversa sobre “Coleta Seletiva” e a atividade “Leitura que Expande”, um momento de leitura sobre conscientização ambiental; o projeto NArTE em Cores trouxe atividades de desenho e pintura, oficina de grafitti para mulheres e oficina de pintura com arte reciclada; o projeto Vivências Artísticas com os temas “Batuque com Cidadania” e “Musicalização e Direitos Humanos”, o programa Precisamos Falar Sobre Isso, com um bate-papo sobre “Racismo Ambiental”, o programa Cine NArTE com a exibição de alguns episódios do programa “De onde Vem?” e o É O Brinca, com o “Cineclube Crescer Sem Violência”.
Acompanhe a programação artística e cultural semanal do CCBJ através do Instagram, Facebook e site do CCBJ.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!