Logo do Governo

AGENDA CCBJ: CONFIRA ALGUMAS DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NO EQUIPAMENTO

29/05/2022

Entre os dias 23 e 29 de maio, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) promoveu diversas atividades presenciais, tanto abertas ao público geral quanto direcionadas a públicos específicos.

Nos dias 23, 25 e 27 o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, promoveu os Vivências Artísticas com encontros de Percussão Ambiental, onde trabalhamos a musicalidade aliada a práticas ambientais, produzindo objetos sonoros, e as Vivências Teatrais têm como intuito trabalhar exercícios que desenvolvam consciência corporal e a imaginação, fortalecendo a criatividade e a concentração das crianças. Uma parceria do eixo Cultura Infância com as entidades que compõem a Rede de Cultura Infância do Grande Bom Jardim.

Na terça e quarta-feira, o CCBJ deu espaço a algumas exibições do 4º Cine Miau, Mostra Internacional Infantil de Audiovisual. De 17 de maio a 12 de junho, a mostra vai promover 56 sessões de cinema com filmes infantis de realizadores do Brasil, Argentina, Guatemala, França, Suécia, Holanda, China e Rússia. Toda a programação é gratuita. No CCBJ, foram mobilizadas crianças e jovens das escolas e moradores da comunidade para participar dos dois dias de exibição de curtas animados, contando também com momentos de bate-papo no Teatro Marcus Miranda do CCBJ.

O programa Precisamos Falar Sobre Isso do mês de maio aconteceu no dia 24 na EM Professora Lireda Facó e trouxe um debate a respeito da campanha sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, que se faz sempre recorrente. A equipe levou para discussão o curta “Um Crime Entre Nós”, com direção de Adriana Yanẽz, um olhar ousado e provocativo para a luta pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes. Após exibição, foi promovida uma roda de conversa com Lídia Rodrigues, que é educadora social, artista multilinguagem e estudante de filosofia, além de desenvolver diversos trabalhos no campo do enfrentamento à violência sexual na adolescência, para facilitar o momento com os alunos da escola.

Fazendo parte da campanha Quebrando Silêncios do CCBJ, em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual, no dia 25 o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), através do seu eixo de Cultura Infância e em parceria com a Rede Aquarela, realizou o seminário “Quebrando Silêncios” no CDVHS, direcionado para todas as associações parceiras do Centro Cultural Bom Jardim. O momento formativo foi facilitado por Lucas Ferreira, psicólogo do Instituto Terra dos Homens. 

Também em alusão ao dia nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, no dia 26 o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), através do seu de eixo Cultura Infância, facilitou uma vivência artística com crianças da Associação dos Moradores do Bom Jardim – AMBJ Unidas, onde foi abordada de forma lúdica a prevenção e cuidado em relação a essa temática tão sensível. A vivência contou com contação de história, jogos teatrais e de musicalização e atividades recreativas que tragam uma referência reflexiva sobre a data. 

Ainda no dia 26, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) articulou uma roda de conversa com a horta comunitária da Granja Portugal para conseguirmos inserir a comunidade nas atividades da horta e pensar em uma alimentação mais justa e saudável. Construir novas pontes, fazer novas redes se faz necessário para uma sociedade mais justa e democraticamente engajada.

Fechando o dia 26, no Quintal Cultural, o NArTe em Pauta desta quarta-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, promoveu a atividade “Corpo, gestos e movimentos”, onde foi trabalhada a movimentação corporal das crianças com base nas brincadeiras cotidianas para que possam desenvolver, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que oferece risco à sua integridade física. 

No dia 27, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, o projeto Fortalecendo Redes da Articulação Comunitária do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), promoveu uma oficina de criação de Portfólio artístico-cultural para as instituições, grupos e artistas do grande bom jardim. A oficina foi pensada a partir de uma demanda da comunidade para apoiar na organização de um projeto cultural e essa ferramenta do portfólio é uma base importante. 

Finalizando a semana, no sábado (28), dando continuidade aos encontros junto ao grupo Lonart, no programa NArTE Em Cores, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promoveu um encontro de experimentações de desenho para aprimorar as habilidades das participantes, além de estimular a criatividade a partir do imaginário de cada uma. Um momento interativo e de reencontro, onde terão liberdade de fruição artística a partir de suas próprias vivências.

Ainda no sábado, promovemos mais uma edição do programa Elas Por Elas deste sábado, produzido pelo CCBJ através do seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada, que convicou a Artista Travesti preta, educadora social e produtora cultural, Jô Costa, o atuante de causas sociais e colaborador CCBJ, Rubens Ferreira, a artista multilinguagem e graduanda em Ciências Sociais (UFC) Lilica Santos e a integrante do coletivo Gueto Queen e Jovens Agentes de Paz, Thifani lima, para um bate-papo sobre vivências LGBTQIA+, mediado pela educadora social Jackline Marques.

Aconteceu uma roda de diálogo, falando sobre as experiências de vida após suas identificações como pessoas LGBTQIA+, dificuldades, além de conversar também sobre políticas públicas que garantam a dignidade e direitos humanos para o público LGBTQIA+. Através desse diálogo, foi apresentada a comissão LGBTQIA+ do CCBJ, com o objetivo de enriquecer e fortalecer o movimento e a comissão, seja na adição de novos membros ou na criação de um fórum ou grupo especializado.

Acompanhe a programação artística e cultural semanal do CCBJ através do InstagramFacebook e site do CCBJ.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!