Logo do Governo

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO CCBJ: LIVES, ESTREIAS E OPORTUNIDADES PARA TODAS OS PÚBLICOS

08/06/2021

card na cor verde água com imagens e preto e branco recortada das atrações da semana com nome PROGGRAMAÇAO CCULTURAL na cor laranja e preto e a régua das logos dos órgãos realizadores ( SECULT, IDM, FECOP, CCBJ) card na cor verde água com imagens e preto e branco recortada das atrações da semana com nome PROGGRAMAÇAO CCULTURAL na cor laranja e preto e a régua das logos dos órgãos realizadores ( SECULT, IDM, FECOP, CCBJ)

Semana repleta de programação e novidades no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) . A programação vem sendo realizada no formato virtual, gratuita, valorizando a cultura, artes e os direitos humanos. As redes sociais do CCBJ (Instagram, Youtube e o Facebook) além de outras plataformas virtuais são os palcos e salas de encontros das atrações artísticas e formativas do equipamento. O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ),  vem se adaptando aos formatos de difusão, formação e atenção social por meio das suas frentes gerenciais: Ação Cultural, Escola de Cultura e Artes e Núcleo de Articulação Técnica e Especializada, Narte.

A segunda semana de junho tem lives artísticas e formativas, estreias de conteúdos destacando os programas Sexta com Dança (11/06) com a live no Youtube CCBJ apresentando a Cia de Itapajé com o espetáculo “Códigos”, a partir das 18h com exibição do espetáculo seguido de bate-papo com artistas. No sábado, tem a programação do CCBJ Indica, que acontece no Youtube Saraus Periféricos. O conteúdo é uma websérie documental em 6 episódios, idealizada pelo artista multilíngue cearense David Devir, intitulada “Saraus periféricos: A revolução através da poesia”.

A Escola de Cultura e Artes do CCBJ (ECA) também vem com novidades especiais:

Os cursos extensivos da ECA estão com inscrições abertas nas linguagens de teatro, audiovisual, música e jogos digitais. São cursos com certificação pela ECA e pela Universidade do Ceará (UFC), envolvendo teoria, técnica e prática, com carga horária total de 1.100h/aula. O período de realização dos cursos é de julho de 2021 a agosto de 2022. As vagas são limitadas e cada aluno (a) selecionado (a) receberá uma bolsa de R$300,00 em seis parcelas. Saiba mais em: http://bit.ly/ChamadaCursosExtensivosCCBJ.

O CCBJ por meio da ECA vem com duas programações de lives nesta semana: uma Aula Inaugural dos Cursos Básicos de Moda e Artesanato, em parceria com a UniAteneu, na terça 08/06 a partir das 15h, no Youtube CCBJ. A aula inaugural tem como intuito apresentar aos alunos e alunas dos cursos de macramê, bordado e crochê, as perspectivas de cada curso e seus respectivos professores e professoras. Na ocasião, também será informado sobre o sorteio da bolsa de graduação para o curso de Design de Moda para os alunos matriculados nos cursos básicos CCBJ.

No sábado (12/06) o CCBJ, através da ECA vem com a live Aula Aberta A Encruza que Habito: fugitividades poéticas em vídeo-performances, às 16h no Youtube CCBJ. Este foi um curso que aconteceu em fevereiro e março deste ano e se propôs a tecer, imaginar via telas-planificadas, por Google Meet, práticas anti e de(s)colocniais a partir do vivido em videos-performances.

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA (ESTREIAS E LIVES) 03 A 17 DE JUNHO 2021:

08/06 às 15h – FORMAÇÃO EM PAUTA: Aula inaugural dos Cursos Básicos de Moda e Artesanato em parceria com a UniAteneu, ao vivo no YouTube CCBJ.

09/06 às 18h – Reunião de Gestão Compartilhada, link para o Google Meet a ser divulgado nos stories e grupos.

10/06 às 19h – FORMAÇÃO EM PAUTA: Live de tira-dúvidas e apresentação dos cursos extensivos da Escola de Cultura e artes, no YouTube CCBJ.

11/06 às 18h – SEXTA COM DANÇA: Cia de Itapajé apresenta o espetáculo “Códigos” + bate-papo com Cleber Alves E Filipe Evans, ao vivo no YouTube CCBJ.

12/06 – CCBJ INDICA: “Saraus Periféricos: a revolução através da poesia” episódio 2: Elane Fideles com o sarau “Bate Palmas”, no YouTube do projeto Saraus Periféricos.

12/06 – NARTE EM PAUTA:  Vídeo em alusão ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil, nas redes sociais CCBJ.

12/06 às 16h – FORMAÇÃO EM PAUTA: Aula aberta “A encruza que habito: fugitividades poéticas em vídeo-performances”, ao vivo no YouTube CCBJ.

13/06 às 16h – É O BRINCA: Coragem nós já temos, mostrar pra quem não percebeu, no YouTube CCBJ.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA  07 a 13 de JUNHO DE 2021

DIA 08/06- TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “BIBLIOTECA DIGITAL INDICA”

RELEASE: Nesse Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária, a Biblioteca do CCBJ veio lembrar aos seus seguidores sobre a Biblioteca Digital do CCBJ. Lá, é possível encontrar vários E-books e Audiolivros.

Nesta terça-feira, serão indicados alguns títulos de audiolivros que estão disponíveis lá. É tudo gratuito, e de onde saíram esses tem muitos outros. Para saber como realizar seu cadastro no site, envie um e-mail para biblioccbj@gmail.com.

📌Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “BIBLIOTECA DIGITAL INDICA”

Quando: 08/06

Onde:  Acesse os livros em: https://biblioteca-grande-bom-jardim.tocalivros.com/  

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA CONVIDA: “JARDIM DE LEITURAS” (16 ANOS)

RELEASE: Também nessa terça, a Biblioteca do CCBJ veio relembrar ao público do CCBJ que estão ABERTAS as inscrições para o Jardim de Leituras, o Clube de Leituras virtual do CCBJ. 

Os encontros serão temáticos e, por enquanto, apenas online, através da plataforma Google Meet. O link para acesso aos encontros do Clube será disponibilizado no email cadastrado e no grupo que faremos no WhatsApp. 

📌Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA CONVIDA: “JARDIM DE LEITURAS” (16 ANOS)

Quando: 08/06

Onde:  Inscreva-se em: http://bit.ly/ClubeJardimDeLeituras 

FORMAÇÃO EM PAUTA – AULA INAUGURAL DOS CURSOS BÁSICOS DE MODA E ARTESANATO DA PARCERIA CCBJ E UNIATENEU

RELEASE: A Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (ECA/CCBJ) junto ao Projeto de Extensão TEIAS, do curso de Design de Moda da UniAteneu, promovem Live da Aula inaugural dos Cursos Básicos de Moda e Artesanato oriundos dessa parceria. A aula inaugural tem como intuito apresentar aos alunos e alunas dos cursos de macramê, bordado e crochê, as perspectivas de cada curso e seus respectivos professores e professoras. 

Para inaugurar, o projeto piloto será realizado através da parceria do Centro Universitário Ateneu e Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (ECA/CCBJ), três cursos que resgatam as técnicas e habilidades manuais de macramê, bordado e crochê, visando a aproximação des alunes com a economia criativa, através de práticas sustentáveis, reaproveitamento de materiais e resíduos para a produção de produtos artesanais de moda.

Confira no site do CCBJ um pouco mais sobre os convidados da live: http://bit.ly/AulaInauguralCCBJUniAteneu 

📌Serviço: 

FORMAÇÃO EM PAUTA – AULA INAUGURAL DOS CURSOS BÁSICOS DE MODA E ARTESANATO DA PARCERIA CCBJ E UNIATENEU

Quando: 08/06 às 15h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 09/06- QUARTA-FEIRA

PROGRAMA RECODE – CONHECENDO KIZZY TERRA/INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FUTEBOL

RELEASE: A Biblioteca CCBJ em parceria com o Programa Recode, está lançando nas redes sociais do CCBJ uma série de indicações de grandes nomes da tecnologia. A indicação desta quarta-feira é Kizzy Terra, cientista de dados e criadora do Canal Programação Dinâmica (@pgdinamica), junto de Hallison Paz, pesquisador em Computação Visual.

No canal, ambos ensinam sobre programação, ciência de dados e inteligência artificial e promovemos discussões sobre novas tecnologias e seus impactos na sociedade. No vídeo de hoje, Kizzy fala sobre o rápido crescimento da coleta de dados esportivos significa que estamos no meio de uma era notavelmente importante para análises esportivas. 

📌Serviço: 

PROGRAMA RECODE – CONHECENDO KIZZY TERRA/INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FUTEBOL

Quando: 09/06

Onde: Acesse: https://youtu.be/K0xsS54HnPk 

DIA 10/06- QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “A CINCO PASSOS DE VOCÊ” (12 ANOS)

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação desta quinta-feira é  o filme A Cinco Passos de Você. 

No enredo, Stella Grant, aos dezesseis anos de idade passa muito tempo no hospital, entre tratamentos e acompanhamento médico, devido a uma fibrose cística. Um dia, conhece Will Newman, garoto que sofre da mesma doença que ela. se apaixonam, apesar das regras do hospital afirmarem que eles devem manter 1,5 metros de distância entre si. Se apaixonam, porém têm que manter distância um do outro por questões de saúde. Enquanto Stella pensa em quebrar as regras e se aproximar do garoto da sua vida, Will começa a recusar o rigoroso tratamento.

📌Serviço: 

PROGRAMA RECODE – CONHECENDO KIZZY TERRA/INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FUTEBOL

Quando: 10/06

Onde: Acesse: https://youtu.be/rikEkYtvUho

FORMAÇÃO EM PAUTA – LIVE DE APRESENTAÇÃO DOS CURSOS EXTENSIVOS DA ESCOLA DE CULTURA E ARTES DO CCBJ

RELEASE: A Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim promove uma live de apresentação dos cursos extensivos. A transmissão acontece no dia 10 de junho, quinta-feira, às 18h no canal do CCBJ no YouTube e será um momento de tira-dúvidas sobre as inscrições nos cursos de extensão em teatro, música, audiovisual e cultura digital, que segue aberta até o dia 18 de junho. 

As inscrições serão totalmente online, através de preenchimento de formulário. Para realizar sua inscrição, acesse: http://bit.ly/ChamadaExtensivosCCBJ2021 

Acesse o nosso site para saber todos os detalhes sobre a Chamada e sobre os cursos extensivos da Escola de Cultura e Artes: http://bit.ly/ChamadaCursosExtensivosCCBJ  

📌Serviço: 

FORMAÇÃO EM PAUTA – LIVE DE APRESENTAÇÃO DOS CURSOS EXTENSIVOS DA ESCOLA DE CULTURA E ARTES DO CCBJ

Quando: 10/06 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 11/06 – SEXTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – SEXTA MULTI APRESENTA: “BORA PASSEAR?!” UM PASSEIO VIRTUAL PELO CEARÁ (MUSEU DE PALEONTOLOGIA PLÁCIDO CIDADE NUVENS)

RELEASE: Na série “Bora Passear?!”, promovida pelo programa Sombrinha Literária da Biblioteca do CCBJ durante as Sextas Multi, vamos conhecer o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (@museudepaleontologia), que abriga acervo paleontológico oriundo da região do Cariri e pertencente a Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Está situado na cidade de Santana do Cariri, Ceará, região que abriga uma das maiores concentrações de fósseis do planeta, conservando evidências de 110 milhões de anos atrás.

Visite: 

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – SEXTA MULTI APRESENTA: “BORA PASSEAR?!” UM PASSEIO VIRTUAL PELO CEARÁ (MUSEU DE PALEONTOLOGIA PLÁCIDO CIDADE NUVENS)

Quando: 11/06

Onde: Acesse: http://museudepaleontologia.heyholetsgo.com.br/tuor-museu-de-paleontologia/

SEXTA COM DANÇA – CIA DE ITAPAJÉ APRESENTA O ESPETÁCULO “CÓDIGOS” + BATE PAPO COM CLEBER ALVES E FILIPE EVANS

RELEASE: O Sexta Com Dança dessa sexta-feira convidou a Cia de Itapajé para apresentar o espetáculo “Códigos”. Em seguida, teremos um bate-papo ao vivo com Cléber Alves e Emanuel Gomes, sobre os processos de produção do espetáculo.

Sinopse: Múltiplas interferências no espaço urbano, afetações. Investigação de códigos corporais, Exaustão. As cenas se constituem sobre qualidades de movimentos bastante concretos, gerando assim uma multiplicidade de gestos cotidianos e diferentes estados de corpo. Uma partitura em dança, que o corpo potencializa e materializa códigos.

Sobre os convidados:

Cleber Alves: Cearense, é artista da linguagem da dança atuando como bailarino, professor e coreógrafo. Atua em dança há 19 anos, trabalhando com dança lúdica, danças populares, ballet clássico, jazz e dança contemporânea a partir de experimentos do corpo com base na improvisação. Iniciou sua formação como bailarino na Cia de Dança Mangará, 2001, dirigida pela coreógrafa e bailarina Anália Timbó (Fortaleza- CE). 

Emanuel Gomes: Ministrou Workshop de Jazz Contemporâneo em 2016 no Anfiteatro do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS Catão em Itapajé – CE com 8h/a cada dia totalizando 64h/a , e participou da Regional Projeto Passo de Arte 2015 a 2016.

📌Serviço: 

SEXTA COM DANÇA – CIA DE ITAPAJÉ APRESENTA O ESPETÁCULO “CÓDIGOS” + BATE PAPO COM CLEBER ALVES E FILIPE EVANS

Quando: 11/06 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 12/06 – SÁBADO

CCBJ INDICA – SARAUS PERIFÉRICOS: A REVOLUÇÃO ATRAVÉS DA POESIA. EPISÓDIO 3 – ELANE FIDELES “SARAU BATE PALMAS” 

RELEASE: No CCBJ Indica desse sábado, apresentamos a websérie “Saraus Periféricos: a revolução através da poesia”, com o seu segundo episódio “Elane Fideles, sarau Bate Palmas”. A websérie está toda disponível no canal do projeto Saraus Periféricos no YouTube.

“Saraus periféricos: A revolução através da poesia” é uma websérie documental em 6 episódios, idealizada pelo artista multilíngue cearense David Devir (@davidevir_ ).A websérie pretende registrar e divulgar o pensamento de 6 poetas suburbanos(as), que estão na organização de Saraus, para compreender a lógica desses eventos: origens, motivações, idealizações, dificuldades, modos de gestão, diálogo e transformação social. 

 Saraus Periféricos. 

📌Serviço: 

CCBJ INDICA – SARAUS PERIFÉRICOS: A REVOLUÇÃO ATRAVÉS DA POESIA. EPISÓDIO 3 – ELANE FIDELES “SARAU BATE PALMAS” 

Quando: 12/06

Onde: Canal do Saraus Periféricos no YouTube. Acesse: https://youtu.be/NfHAP_arJEg 

NARTE EM PAUTA – DIA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

RELEASE: Neste sábado, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), lança nas redes socias um vídeo em alusão ao dia do combate ao trabalho infantil, celebrado no dia 12 de junho. 

O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas, também, de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades. Combater o trabalho infantil é um dever de toda sociedade.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – DIA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Quando: 12/06 

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

FORMAÇÃO EM PAUTA:  AULA ABERTA – A ENCRUZA QUE HABITO: FUGITIVIDADES POÉTICAS EM VIDEOS-PERFORMANCE

No Formação em Pauta deste sábado, o CCBJ apresenta uma uma aula aberta com o tema “A encruza que habito: fugitividades poéticas”, um curso da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, mediado por Ma Njanu e Rômulo Silva que aconteceu durante os meses de fevereiro de março de 2021.

Sinopse: O curso propõe tecer, imaginar e imagiar via telas-planificadas (Google Meet) práticas criativas anti e de(s)coloniais a partir do vivido em vídeos-performances. Em diálogo com pensadoras/es como Fred Moten & Stefano Harney, Beatriz Nascimento e Tatiana Nascimento, tentamos transitar entre noções de fugitividades, quilombo e cuírlombismo literário. A presente proposta é, portanto, um convite para pensarmos possibilidades nos dias de destruição a partir das múltiplas espirais-encruzilhadas. Trata-se de uma construção com e a partir dos sub-comum, que objetiva inventar táticas de proteção e encanto, isto é, poéticas do texto e da performance em vídeo que serão hospedadas no YouTube do CCBJ.

Sobre os professores:

Ma Njanu: é poeta, artista visual e educadora. faz parte da pretarau – sarau das pretas, coletiva de artistas negras de fortaleza e região metropolitana; e da rede de mulheres negras do ceará. sua criação artística é desenvolvida através de narrativas literárias e imagéticas que envolvam memória subjetiva-individual coletiva, traumas e curas, celebração de saberes tradicionais do terreiro do candomblé; crítica e ruptura dos sistemas coloniais da modernidade, produtores de violência racial, econômica, ambiental, política, cultural, de gênero e sexualidade. publicou a zine na boca do dragão da américa latina e olho de tigre com fome: considerações sobre a literatura perversa.

Rômulo Silva: Poeta e pesquisador. É integrante do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (COVIO/UECE), onde também coordena a linha de pesquisa “Estudos afro-atlânticos” e também pesquisador-colaborador no Laboratório de Arte Contemporânea (LAC/UFC). Tem interesses nas áreas da Sociologia Imaginativa; Mediação de Leituras; Bibliotecas-Livres e Encontros-saraus, além dos Estudos [Anti]coloniais. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UECE).

📌Serviço: 

FORMAÇÃO EM PAUTA:  AULA ABERTA – A ENCRUZA QUE HABITO: FUGITIVIDADES POÉTICAS EM VIDEOS-PERFORMANCE

Quando: 12/06 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

DIA 13/06 – DOMINGO 

É O BRINCA – CORAGEM NÓS JÁ TEMOS, MOSTRAR PRA QUEM NÃO PERCEBEU 

RELEASE: Domingo é dia de É O BRINCA! Todo mês, uma atividade diferente. E no É O Brinca de hoje,  apresentamos um tema ligado aos direitos humanos de forma alegre e divertida. E dessa vez, com a música Unidos Venceremos, queremos afirmar que a comunidade é sim um lugar onde as pessoas merecem respeito e seus direitos básicos garantidos. “Coragem nós já temos, mostrar pra quem não percebeu “.

📌Serviço: 

É O BRINCA – CORAGEM NÓS JÁ TEMOS, MOSTRAR PRA QUEM NÃO PERCEBEU 

Quando: 13/06 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!