Logo do Governo

Cursos Básicos

Aproximação com os elementos básicos da linguagem, formação e ampliação do repertório artístico, os Cursos Básicos apresentam noções sobre as possibilidades de expressão artística na linguagem.

Os eixos são pensados para que os (as) alunos (as), possam, se optarem por isso, fazer um percurso nas linguagens, desde os seus primeiros passos. Os Programas do CCBJ abrangem, dentro do território do Grande Bom Jardim e da cidade, grupos, coletivos, companhias, artistas e interessados nas artes e seus ofícios, atendendo crianças a partir de cinco anos de idade, com ou sem experiência, além de jovens, adultos e idosos.

Criados em 2017, os Programas atuam no tripé: sensibilização, desenvolvimento técnico e artístico em suas diversas formações, e é composto por quatro Eixos: Cursos Básicos (Livres), Curso Técnico / Extensivos, Laboratório de Pesquisa e Ateliês de Produção


Artes Visuais

Desenho da figura Humana

As narrativas que remontam aos primórdios do desenho já destacam seu caráter de observação, de relação entre alguém que observa e alguém que é observado, de uma tensão que se dá entre os dois, de um espaço que se cria entre: nem tão perto a ponto de não se perceber a figura por completo, nem tão longe a ponto de perdê-la de vista. O objetivo deste curso é focar no desenho de observação da figura humana, questionando o tradicional conceito de retrato e estudando modos de apresentar, por meio da linha e da mancha gráfica, corpos e rostos diversos. A História da Arte será convocada frequentemente com o intuito de sinalizar referências de como a figura humana tem sido tratada ao longo das épocas, em diferentes contextos culturais, o que toca na noção de beleza, definindo corpos que estariam dentro ou fora dos padrões considerados harmoniosos por um tipo específico de grupo social. A criação em desenho dedicada à figura humana é um tema ancestral e deve hoje ser tratado com prazer, curiosidade e expressividade.

Trabalho de conclusão do alunos

Fundamentos básico do desenho

Trabalho de conclusão do alunos

Mini Bio Alunos

Sou Alice, tenho 18 anos e moro em Fortaleza. Lembro-me de desenhar desde sempre. Arte pode ser uma infinidade de coisas juntas como hobby, trabalho, sentimentos, tristeza, amor. Já não sei viver sem arte. O curso me ajudou a ver o que posso fazer quando não tento ser perfeccionista. Aprendi sobre cores, retratos, artistas e paisagens.

Sou Emily Felipe, tenho 20 anos e sou natural de Fortaleza-CE. Comecei a desenhar recentemente e acabei descobrindo um hobby, o que me motivou a ingressar no curso de desenho. O curso foi o gatilho para eu desenhar com mais prazer, pois aprendi muito sobre artes e criatividade.

Sou Flaviana Costa, tenho 17 anos e sou natural de Crato-CE. Comecei a desenhar com o apoio de meu sogro xilogravurista Carlos Henrique. Vi a oportunidade do curso de desenho como uma forma de entender sobre história da arte, técnicas de desenho, composição de paletas. O curso me ajudou de uma forma inexplicável. Foi simplesmente perfeito e eu só tenho que agradecer por essa grande oportunidade.

Meu nome é Antonio Micaias. Tenho 21 anos e sou natural de Maracanaú-CE, mas moro de Fortaleza desde 2008. Meu envolvimento com o mundo das artes e com o desenho em particular vem desde a infância. Desenho com certa frequência, sobretudo pessoas, objetos ou cenas reais que costumo apreciar. O curso me ajudou a aprofundar e fixar os conhecimentos em história da arte, a perder o medo de experimentar e também a perceber a intuição. Sou muito grato pela jornada do curso e contente com os resultados alcançados.

Sou Nay, tenho 30 anos e nasci em Caucaia-CE, mas moro em Fortaleza há pelo menos cinco anos. Meu envolvimento com o mundo dos desenhos vem desde a infância. Eu o tinha só como hobby, mas com o passar dos anos se transformou em paixão e uma verdadeira terapia! Nunca havia feito curso relacionado a desenho. O CCBJ, através dos Cursos Básicos, trouxe essa oportunidade, o que me fez enxergar as infinitas possibilidades de arte, até mesmo em uma simples linha. Só tenho a agradecer por essa experiência, por ter conhecido pessoas/artistas incríveis, e ter aprendido MUITO com Raisa Christina!

Sou Pedro Vitor, tenho 16 anos e moro em Fortaleza. Sempre gostei muito de assistir aos desenhos animados e de desenhar meus personagens favoritos. Com o tempo, comecei a gostar dos elementos por trás das animações, o que me fez querer aprimorar técnicas, além de conhecer um pouco a História da Arte.

Meu nome é Rafael Silva, tenho 28 anos e moro na cidade de Fortaleza. Uma das minhas paixões é, com certeza, o desenho. Desde criança, tenho essa fixação pelo universo ilustrativo e a cada dia venho buscando aprender mais sobre a arte de desenhar.

Sou Sadry Lima, homem trans. Tenho 29 anos e sou natural de Fortaleza-CE. Faço parte do Coletivo Transpassado. A arte sempre me tocou de uma forma misteriosa. Por meio das linhas, das formas e das cores, tento vasculhar infinitas criações no desenho artístico. Esse curso me proporcionou a dimensão livre e autoral de minha criatividade.

Sou Vitória Nogueira. Tenho 20 anos e sou natural de Fortaleza-CE. Minha relação com o desenho se dá desde a infância e vem me acompanhando até o presente momento. Desenhar me faz bem. Através das linhas, consigo me expressar melhor, representar meu mundo, minhas ideias e paixões. O curso de desenho disponibilizado pelo CCBJ só contribuiu. Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a origem do desenho e os movimentos de artes presentes nesse campo fantástico. Aprendi que as linhas são repletas de possibilidades. Desenhe! É pelo interior das artes que podemos melhorar o mundo.

Sou Yago. Minha paixão pelo desenho vem de família, com meu avô. Sempre desenhei nas folhas do caderno na escola, mas não me sentia estimulado pelos amigos. Com o curso, pude entender o desenho de outra forma. Agora percebo melhor as cores, as texturas, as dimensões e o compromisso com a arte.

Professora

Raisa Christina

é artista visual e escritora. Fez graduação e mestrado em Artes. Reside em Fortaleza, onde trabalha com ilustração, além de ministrar oficinas em desenho, pintura e arte contemporânea. É autora de “os lábios os braços os livros” (nadifúndio, 2019), “mensagens enviadas enquanto você estava desconectado” (Editora Substânsia, 2014) e co-autora do livro “DANZA” (nadifúndio, 2018). Integra a antologia poética “Uma pausa na luta”, organizada por Manoel Ricardo de Lima (Mórula Editorial, 2020), a “Antologia de contos LiteraturaBR” (Editora Moinhos, 2016), a quarta edição da revista “Para mamíferos” (2017) e a coletânea “As cidades e os desejos” (Editoria Aliás, 2018). Mantem a página na web corposonoro.tumblr.com. Colabora semanalmente com crônicas para o site bemditojor.com.