Logo do Governo

Implementado em 2005, o Curso Técnico em Dança (CTD) é um marco na construção e fortalecimento da profissionalização da dança no Estado do Ceará. Foi realizado, inicialmente, por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado – SECULT/CE, o Instituto Dragão do Mar – IDM e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. A partir de 2013, passou a integrar a estrutura curricular do Porto Iracema das Artes, escola de artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria de Cultura do Estado, com gestão do Instituto Dragão do Mar, credenciado para oferta de formação profissional técnica pelo Parecer 1522/2017. Em 2019, o Instituto foi autorizado a oferecer uma segunda turma do curso Técnico em Dança no Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ, por meio do Parecer 0413/2019.

O CTD é um curso profissionalizante de formação Técnica de Nível Médio nas modalidades concomitante e subsequente, fundamentado nas bases legais e nos princípios norteadores explicitados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no. 9.394/96¹, nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica², no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos³ e na Resolução nº 466/2018⁴, que regulamenta a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Sistema de Ensino do Estado do Ceará.


¹ BRASIL. Lei nº 9.394, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.
² BRASIL. Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP No. 1, de 5 de janeiro de 2021, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 acesso em 16 de nov. 2021.
³ BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).4a. Edição. Set. 2021. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cnct-api/catalogopdf acesso em 16 de nov. 2021.
⁴ GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, Conselho Estadual de Educação. Resolução no. 466/2018, que regulamenta a Educação Profissional Técnica de nível médio no Sistema de Ensino do Estado do Ceará. Disponível em: https://www.cee.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/49/2018/06/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-466.2018.pdf acesso em 16 de nov. 2021

Estrutura Curricular

O Curso Técnico em Dança está estruturado em módulos distribuídos segundo eixos temáticos. A proposta é que os eixos temáticos favoreçam a transversalidade e a interdisciplinaridade, estabelecendo conexões possíveis entre o tema de cada eixo e as especificidades dos componentes curriculares, possibilitando assim superar a fragmentação linear dos saberes e estimulando a produção do conhecimento em perspectiva de complexidade (MORIN, 2013).

Cada eixo, ao mesmo tempo em que aponta para uma dimensão específica do conhecimento em dança, possibilita discussões e experimentações práticas que envolvem as mais diversas relações com a experiência no mundo vivido, ou seja, entre arte, ciência, tecnologia, natureza, cultura e trabalho. Como cada módulo inclui componentes curriculares de diferentes eixos, essas relações são estabelecidas de forma orgânica ao longo de toda a formação.

O eixo Práticas e Técnicas Corporais tem como foco a investigação das possibilidades corporais dos dançarinos por meio de um variado repertório de abordagens e práticas em dança, nas quais estão implicadas corporeidades, saberes, técnicas, temporalidades, simbolizações, expectativas de ação no mundo através da dança.

O eixo Dança, Cultura e Sociedade traz para o centro as dimensões histórica e política da formação em dança, valorizando a relação com a ancestralidade, a afirmação da identidade cultural, a discussão sobre o artista no mundo do trabalho e o lugar da dança no desenvolvimento sociocultural.

O eixo Pesquisa e Criação em Dança dá ênfase aos processos criativos, às questões estéticas, políticas e técnico-poéticas envolvidas no fazer artístico em dança.

O quadro apresentado a seguir busca retratar a estrutura curricular destacando os eixos temáticos com suas respectivas cargas-horárias.

 

 

Coordenação / Supervisão

Silvana Marques – Coordenadora do Programa de Dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ

Silvana Marques é artista, mãe, moradora do Bom Jardim, professora, coreógrafa, intérprete-criadora, pesquisadora e técnica em Dança. Especialista em Dança Educação, Graduada em Educação Física, Habilitada como Técnica em Dança pelo Curso Técnico em Dança, iniciou seus estudos aos nove anos de idade, na Edisca – Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente. Possui uma ampla atuação com professora e sólida formação em dança clássica e dança contemporânea, formação essa complementada pela prática de diversas outras modalidades de dança. Com uma vasta atuação cênica em palcos do Ceará, de outros estados do Brasil e do exterior, incluindo apresentações na França, Alemanha, Áustria, Argentina e Cabo Verde, foi a única bailarina cearense a integrar a Staccato Cia de Dança, dirigida pelo renomado coreógrafo Paulo Caldas. Coordena o Programa de Dança da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim e integrou a Escola Pública de Dança da Vila das Artes como professora e assistente de coordenação.

Assistente Pedagógica

Paloma Bezerra – Assistente pedagógica da Escola de Cultura e Artes do CCBJ

Paloma tem 24 anos, é mãe, moradora do Grande Bom Jardim, estudante na área das ciências humanas, poetisa e envolvida com as políticas sociais. Se interessa pelas culturas periféricas, a valorização das linguagens musicais marginalizadas, a apropriação dos espaços culturais, e o envolvimento da população com as artes. Atua como mediadora e articuladora comunitária pelos movimentos sociais, realiza informalmente uma atividade de sensibilidade às artes e empoderamento a apropriação das culturas da periferia, integrou o fórum Cearense de Hih Hop  (FCH2) e participou na produção da semana estadual H2 em 2017, Integrou o projeto Alucinação Hip Hop (2017/2018) onde também realizava as apresentações dos eventos. Atualmente trabalha na assistência pedagógica da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim.