Logo do Governo

Biblioteca

Programa Sombrinha Literária

Criado em 2019, o Programa Sombrinha Literária objetiva fortalecer a linguagem da literatura. Ele é permanente e engloba três ações base para a programação e rotina semanal da Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). O Programa também traz para a sua programação o Jardim Literário que corresponde a propostas artísticas relacionadas ao livro, literatura e leitura advindas da Chamada Pública (contações de histórias, saraus, lançamentos de livros, rodas de conversa, etc.).

As ações da Sombrinha Literária são: Ciclo de Leitura, Cine Leitor, Sexta Multi. 

O Ciclo de Leitura abrange três atividades base:

  • Encontro com o Livro – Momento de encontro com alguma personalidade do universo editorial (escritor, ilustrador, diagramador, livreiro e outros) para apresentar seu trabalho dentro do mercado editorial, as tendências, desafios, falar sobre curiosidades desse universo, sobre processo de escrita criativa e assuntos relacionados ao mundo dos livros e literatura.
  • Leitura Temática – Partindo da leitura de um texto, livro, escuta de audiolivro e afins, selecionamos uma temática a ser conversada com o intuito de incentivar a sociabilidade, criatividade e o pensamento crítico e afetivo das crianças e adolescentes.
  • Lançamento de Livro – O(a) autor(a) vem fazer o lançamento da sua obra, falar do processo de construção e inspiração para o referido volume, dar autógrafos e orientar onde é possível adquirir seu livro.

O Cine Leitor abrange duas atividades base:

  • Exibição de Filme – Visa trabalhar a literatura e o cinema numa perspectiva de incentivo à leitura de livros que têm adaptações cinematográficas. Onde são exibidos produções do cinema que foram baseadas em livros.
  • Exibição e Debate – Traz documentários ou filmes temáticos no intuito de incentivar o pensamento crítico e debater com crianças, jovens e adultos o assunto em questão.

A Sexta Multi abrange quatro atividades base:

Oficina – Engloba oficinas, assim como atividades lúdicas e práticas, como artesanato, feitura de livros, zines, encadernação de livros, etc.

Karaokê – Atividade lúdica que trabalha a música como forma de incentivo a leitura por meio das letras, assim como proporciona momentos de socialização e divertimento.

Jogos Literários – Jogos desenvolvidos na biblioteca que incentivam a socialização e a leitura ao mesmo tempo em que apresenta gêneros literários e textuais, autores, personagens da literatura cearense, brasileira e internacional, de forma divertida e lúdica.

Contação de Histórias – Atividade lúdica de contar histórias, como estímulo ao desenvolvimento da linguagem e da imaginação.

Programa Recode

Em 2019, a Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) entrou para o Programa Recode Bibliotecas e agora o CCBJ é parceiro da ONG Recode. O Programa busca estimular a transformação social e digital de comunidades por meio do protagonismo das bibliotecas e dos jovens, para isso, oferece apoio e formação para o desenvolvimento de uma nova programação em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas.