
A programação do último dia de Mostra celebrou o aniversário de 19 anos do CCBJ.

A programação do último dia de Mostra celebrou o aniversário de 19 anos do CCBJ.

A programação da Mostra finalizou o segundo dia com a presença da banda Lapada de Amor

A programação do primeiro dia da Mostra contou com as apresentações de turmas, coletivos e convidados especiais
Dezembro chegou e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) abre novamente as portas, e o coração, para celebrar aquilo que nos move e nos fortalece enquanto política pública desde 2006: as pessoas.
Nos dias 18, 19 e 20, o CCBJ, integrante da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), convida a comunidade a viver mais uma Mostra das Artes inesquecível. Neste ano, celebramos 19 anos de existência e construção coletiva no território do Grande Bom Jardim.
Com o tema “CCBJ: Cultura Feita de Gente”, a Mostra reafirma o que o território já sabe: o CCBJ é um organismo vivo, pulsante, construído diariamente por artistas, moradores, educadores, professores, colaboradores e públicos diversos. É um equipamento cultural que acolhe, forma, inspira e defende o acesso. Um lugar onde arte, cultura e direitos humanos caminham lado a lado. Celebrar esse percurso é também celebrar quem o torna possível, esta comunidade que constrói, se reinventa e transforma o Grande Bom Jardim e tantas outras periferias de Fortaleza.
A Mostra das Artes 2025 nasce como um gesto de celebração, compartilhamento e também de compromisso. Ao completar 19 anos, o CCBJ se consolida como política pública e reafirma sua missão de ser um espaço que floresce junto com o território, escuta a comunidade e multiplica vozes, afirmando a cultura como um direito feito, sobretudo, de gente.
15h – 18h
Espaço BRINCARTE –Espaço das Palmeiras CCBJ
15h – 16h
Desafio da Robótica – Projetos do Curso de Longa Duração em Cultura Digital – Praça Central CCBJ
16h – 20h
Mostra de Computação Física – Projetos do Curso de Longa Duração em Cultura Digital e do Núcleo Criativo – Sala de Cultura Digital CCBJ
16h – 20h
Exposição Audiovisual, Jogos Digitais e Territórios – Projetos do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais e do Curso Extensivo de Audiovisual – Multigaleria CCBJ
16h – 16h30
Exibição do Documentário “Um Lugar para Falar de Nós” – Teatro Marcus Miranda CCBJ
16h – 17h
Concentração para o Cortejo de Abertura – Comunidade São Francisco
17h – 17h30
Cortejo de Abertura – Comunidade São Francisco
17h30 – 19h
Livepainting e confraternização com grupo de Graffiti (NArTE) – Espaço das Palmeiras CCBJ
18h – 18h50
Construção Cênica: Chiquinha Gonzaga – A Menina do Piano e dos Batuques – Longa Duração em Música – Teatro Marcus Miranda CCBJ
19h30 – 20h15
Intervenção cultural do grupo Mamulengando Direitos – Alice no País Bom Jardim – Teatro Marcus Miranda CCBJ
20h15 – 20h55
“Mover e Expressar – Grupo Fem’s Dance -Praça Central CCBJ
20h45 – 21h30
“Fragmentos de Voz” – Curso Técnico de Teatro – Teatro Marcus Miranda CCBJ
21h30 – 23h
Pagode do Lelé – Palco Marielle CCBJ
14h – 15h
Dançar entre infâncias e autismos – Teatro Marcus Miranda CCBJ
15h – 18h
ESPAÇO BRINCARTE (Brincarte convida: Juventude em Cena) – Espaço das Palmeiras CCBJ
16h – 20h
Mostra de Jogos Digitais – Curso de Longa Duração em Cultura Digital e Núcleo Criativo – Sala de Cultura Digital CCBJ
16h – 20h
Exposição Audiovisual, Jogos Digitais e Territórios – Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais + Extensivo de Audiovisual – Multigaleria CCBJ
16h30 – 17h
DANCE+: Aulão Aberto de Danças Fitness – Praça Central CCBJ
18h – 18h45
“Terra dos Monstros” – Curso de Longa Duração em Teatro (Manhã) – Teatro Marcus Miranda CCBJ
18h – 19h
II Encontro de Violões
(Básico em Violão + Técnico em Instrumento Musical) – Palco Marielle CCBJ
18h45 – 19h30
“Flor e as Memórias Perdidas” – Curso de Longa Duração em Teatro (Tarde) – Teatro Marcus Miranda CCBJ
19h30 – 20h30
Elza – Núcleo Criativo em Dança – Praça Central CCBJ
20h30 – 21h30
Experimento Cênico “Senta, que lá vem a história!”
Turma de Performance em Libras – Teatro Marcus Miranda CCBJ
21h30 – 23h
Banda Lapada de Amor – Palco Marielle CCBJ
14h – 17h
Sarauzim – Espaço Brincarte – Espaço das Palmeiras CCBJ
13h30 – 15h
Sessão Homenagem ao Elvis – Teatro Marcus Miranda CCBJ
15h – 19h
Espaço de Partilha do Ateliê de Produção – Multigaleria CCBJ
15h – 16h30
Sessão da 3ª Turma de Longa Duração Audiovisual – Teatro Marcus Miranda CCBJ
17h – 17h40
BOMJA FASHION: Desfile dos figurinos da turma do Ateliê de Corte, Costura e Moda Sustentável + Ateliê Wendy Mesquisa: Verde Lésbico – Praça Central CCBJ
17h30 – 18h30
“Que abram-se as portas”– Curso de Longa Duração em Teatro – Turma Sábado – Teatro Marcus Miranda CCBJ
18h10 – 19h10
Batuque do BJ – Palco Marielle CCBJ
19h10 – 20h
“Mais um dia” – Curso de Longa Duração em Teatro – Turma Noite – Teatro Marcus Miranda CCBJ
20h – 21h
Falas Institucionais + Parabéns – Praça Central CCBJ
21h00 – 23h00
SOLTA O PAGODÃO! com Suor Preto + DJ Bielzão DJ Nayma + Swing Street – Palco Marielle CCBJ
Composta por 72 instituições, a Rede DLIS elaborou um plano de desenvolvimento territorial a partir das demandas da comunidade, incluindo a construção de um centro cultural no plano de desenvolvimento do território e abrindo o canal de diálogo entre os moradores do Grande Bom Jardim e o Governo do Estado.
Em dezembro de 2006, o CCBJ foi inaugurado como um equipamento de cultura do Governo do Estado do Ceará. A ideia era fazer um espaço cultural em outro local da cidade, mais afastado das praias e dos corredores turísticos de Fortaleza, mas que servisse à comunidade. O CCBJ virou um ponto de encontro.
O CCBJ iniciou o projeto Jardim de Gente, a partir dos recursos do FECOP – Fundo Estadual de Combate à Pobreza, em 2007. O projeto teceu as ações fundadoras e estruturantes do CCBJ: a formação e a ação cultural e delineou o equipamento como um espaço que valoriza e media o desenvolvimento da cultura local.
Em 2015, diante de um momento de ausência de atividades, surgiu o Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim. Em defesa do CCBJ, o Fórum de Cultura nasceu lutando pela continuidade, manutenção e dignidade do equipamento para a comunidade. Desde sua criação, o Fórum acompanha o funcionamento do equipamento e pauta suas condições, prezando pela construção de gestões democráticas.
Em conformidade com o Plano de Ação da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), o CCBJ preza por uma gestão democrática. Esse modelo é notável desde 2015, pela implementação da Gestão Compartilhada. A Portaria de nº 119, publicada pela Secult CE, formaliza a gestão do equipamento com participação da comunidade no planejamento e monitoramento de suas atividades.
Os percursos formativos chegaram ao nível intermediário com o projeto Trajetos EnCena. Esse projeto era constituído de laboratórios técnicos e ateliês de criação em dança. Em 2016, surgiu o É Nóiz Perifa. O projeto era formado por laboratórios de pesquisa e criação artística. Foi um importante passo para a consolidação dos programas de formação artística e de ação cultural do CCBJ.
Em 2017, o projeto Tempos de Cultura possibilitou seleções para equipes e projetos artísticos via Chamada Pública. O aumento do aporte de recursos viabilizou a consolidação do Centro de Formação Artística e do Programa de Ação Cultural e a criação do NArTE, fortalecendo a base comunitária e estabelecendo o CCBJ como um espaço voltado para a promoção de direitos.
Em 2019, o IDM foi autorizado a oferecer uma segunda turma do curso Técnico em Dança (CTD) no CCBJ, por meio do Parecer nº 0413/2019. A primeira turma do CTD no Centro Cultural Bom Jardim se formou em 2021. O curso profissionalizante tornou-se o primeiro técnico do Centro Cultural Bom Jardim e da periferia de Fortaleza.
Por meio da Portaria n° 257/2023, foram abertas oito vagas para moradores diversos do território que fazem parte de grupos, coletivos ou organizações de arte e cultura. Os novos componentes da gestão compartilhada são responsáveis por participar ativamente das reuniões, representar os interesses da comunidade, colaborar na criação e avaliação das políticas culturais e respeitar os princípios da gestão compartilhada.
As primeiras turmas dos Cursos Técnicos em Instrumento Musical, Programação de Jogos Digitais e Teatro uniram-se à 3ª turma do Curso Técnico em Dança em 2024. As formações técnicas agregaram maior variedade entre os eixos da Escola de Cultura e Artes e atendem a demanda da comunidade por cursos mais longos e aprofundados.
362 – Siqueira / Vila Manoel Sátiro / Parangaba
361 – Siqueira / Osório de Paiva / Parangaba
335 – Bom Jardim 1
336 – Parque Santa Cecília
Ponto de desembarque: ABC Bom Jardim
083 – Conjunto Ceará / Lagoa / Parangaba
043 – Cj Ceará / Fernandes Távora / Lagoa
322 – Cj Ceará / Granja Portugal / Lagoa
367 – Cj. Ceará / Bom Jardim
345 – Cj. Ceará / Siqueira
Ponto de desembarque: Academia Sara / Gilvan