A Mostra das Artes 2024, chega como celebração da ancestralidade daqueles que vieram antes, reconhecendo as conquistas do presente, contemplando o futuro.
O Centro Cultural Bom Jardim completa mais um ano de vida em dezembro, e nesta edição da Mostra das Artes, vamos guiar você por essa história que já se faz há 18 anos. Você vai ser conduzido por uma linha do tempo que resgata e traz à memória o passado, valoriza o presente e visualiza o futuro sempre de olho em sua constante construção. Para honrar o (re)existir do CCBJ, esse lugar que só foi possível a partir da mobilização popular, daqueles que fazem o Grande Bom Jardim, algumas dessas pessoas que fizeram parte da luta pela construção deste espaço contam e relembram o passado. E, a partir do passado, chegamos ao presente, esse lugar que é experimentado todos os dias, fruto da luta daqueles que vieram antes. Hoje, o Centro Cultural Bom Jardim se constitui com uma base comunitária, servindo à comunidade e democratizando o acesso à cultura, por meio de formações e de programação artística, atuando na defesa dos direitos humanos e na cidadania cultural. As pessoas que trarão esse olhar do presente, são aquelas que estão neste centro cultural no dia a dia e que fazem o CCBJ acontecer diariamente. Assim, chegamos enfim ao futuro. Viver esta política pública cultural que forma novos artistas e trabalhadores da cultura com dignidade, abre espaço para artistas da cidade de Fortaleza apresentarem suas obras e iniciarem suas carreiras e que promove empregos e transferência de renda para a periferia nos permite sonhar com um horizonte ainda mais potente.
O que você deseja para o Centro Cultural Bom Jardim no futuro? Quem responde essa pergunta são os jovens e os pequenos que enchem esse espaço de vida, aquelas que ficarão depois de nós. Além de compor o nosso presente, eles são como uma lança, apontando para um futuro de esperança e força.
Venha conosco nessa viagem no tempo!
Atrações confirmadas
Clay Santos
Rainhas da Farra
Volúvel
Sambonja
Programação
19 de dezembro (quinta-feira)
20 de dezembro (sexta-feira)
21 de dezembro (sábado)
19 de dezembro (quinta-feira)
ESPAÇO BRINCARTE
Encruzilhadas Musicais: Espetáculos resultantes dos Processos Formativos do Programa de Música em 2024: Musicalização Infantil – Manhã e Tarde
Encruzilhadas Musicais: Espetáculos resultantes dos Processos Formativos do Programa de Música em 2024: Espetáculo de Formatura do Curso de Longa Duração em Teclado para Adultos e Idosos
Encruzilhadas Musicais: Espetáculos resultantes dos Processos Formativos do Programa de Música em 2024: Curso Básico em Violino CCBJ e AZC
Encruzilhadas Musicais: Espetáculos resultantes dos Processos Formativos do Programa de Música em 2024: Encruza Musical
Baile Dança Fitness
Exposição Mapeamento
“Exibição dos filmes do programa de audiovisual
5 filmes Longa Duração em Audiovisual”
(Espetáculo Tia Miséria) Turma do Longa Duração em Teatro – Tarde
BatuquErê
COLETIVO INFLAMÁVEL: HOMEM GUABIRU
Cia 085 e Cley Santos
20 de dezembro (sexta-feira)
Espaço brincarte
Bzzz… (Infâncias e Autismos)
Apresentação e Competição de Carrinhos de Robótica
Comunidade São Francisco – Teatro de Mamulengo
Entre Retalhos e artesanatos: Um desfile de inspiração
Exposição de Jogos Digitais
Live print
(Espetáculo Rumboldo) Turma do Longa Duração em Teatro- Manhã
Apresentação de performance em Libras
Curso de Libras para contextos artísticos
“Exibição dos filmes do Extensivo em Audiovisual
programa de audiovisual
exposição cadernos de artistas – hall de entrada “
Rainha da Farras
21 de dezembro (sábado)
Espaço brincarte
Live Action – Guardiões da Infância
Exposição de Jogos Digitais
Festança do Menino Deus – Iniciativa Ame as Escolas
A Brincadeira do Boi Curumim
(Espetáculo Fragmentos de uma Luta)- Turma do Longa Duração em Teatro- Noite
Exibição das entrevistas
VOLÚVEL
Parabéns
Sambonja
Marcos históricos dos 18 anos de histórias
2005 | Mobilização popular
2006 | A inauguração
2007 - 2010 | Jardim de Gente
2015 | Política cultural coletiva
2015 | A base é comunitária
2016 | Trajetos EnCena e É Nóiz Perifa
2017 | Tempos de cultura
2019 | Técnico em Dança
2023 - 2024 | Reestruturação da Gestão Compartilhada
2024 | Lançamento de mais 3 cursos técnicos
2005 | Mobilização popular
O papel da comunidade na construção do CCBJ
Composta por 72 instituições, a Rede DLIS elaborou um plano de desenvolvimento territorial a partir das demandas da comunidade, incluindo a construção de um centro cultural no plano de desenvolvimento do território e abrindo o canal de diálogo entre os moradores do Grande Bom Jardim e o Governo do Estado.
2006 | A inauguração
Nasce o primeiro equipamento de periferia de Fortaleza
Em dezembro de 2006, o CCBJ foi inaugurado como um equipamento de cultura do Governo do Estado do Ceará. A ideia era fazer um espaço cultural em outro local da cidade, mais afastado das praias e dos corredores turísticos de Fortaleza, mas que servisse à comunidade. O CCBJ virou um ponto de encontro.
2007 - 2010 | Jardim de Gente
O pontapé inicial para a construção das ações do CCBJ
O CCBJ iniciou o projeto Jardim de Gente, a partir dos recursos do FECOP – Fundo Estadual de Combate à Pobreza, em 2007. O projeto teceu as ações fundadoras e estruturantes do CCBJ: a formação e a ação cultural e delineou o equipamento como um espaço que valoriza e media o desenvolvimento da cultura local.
2015 | Política cultural coletiva
A criação do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim (FCGBJ)
Em 2015, diante de um momento de ausência de atividades, surgiu o Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim. Em defesa do CCBJ, o Fórum de Cultura nasceu lutando pela continuidade, manutenção e dignidade do equipamento para a comunidade. Desde sua criação, o Fórum acompanha o funcionamento do equipamento e pauta suas condições, prezando pela construção de gestões democráticas.
2015 | A base é comunitária
A instituição da reunião de gestão compartilhada
Em conformidade com o Plano de Ação da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), o CCBJ preza por uma gestão democrática. Esse modelo é notável desde 2015, pela implementação da Gestão Compartilhada. A Portaria de nº 119, publicada pela Secult CE, formaliza a gestão do equipamento com participação da comunidade no planejamento e monitoramento de suas atividades.
2016 | Trajetos EnCena e É Nóiz Perifa
A semente para os Ateliês e Laboratórios
Os percursos formativos chegaram ao nível intermediário com o projeto Trajetos EnCena. Esse projeto era constituído de laboratórios técnicos e ateliês de criação em dança. Em 2016, surgiu o É Nóiz Perifa. O projeto era formado por laboratórios de pesquisa e criação artística. Foi um importante passo para a consolidação dos programas de formação artística e de ação cultural do CCBJ.
2017 | Tempos de cultura
Cultura, formação artística e direitos humanos no Grande Bom Jardim
Em 2017, o projeto Tempos de Cultura possibilitou seleções para equipes e projetos artísticos via Chamada Pública. O aumento do aporte de recursos viabilizou a consolidação do Centro de Formação Artística e do Programa de Ação Cultural e a criação do NArTE, fortalecendo a base comunitária e estabelecendo o CCBJ como um espaço voltado para a promoção de direitos.
2019 | Técnico em Dança
O primeiro curso técnico do CCBJ
Em 2019, o IDM foi autorizado a oferecer uma segunda turma do curso Técnico em Dança (CTD) no CCBJ, por meio do Parecer nº 0413/2019. A primeira turma do CTD no Centro Cultural Bom Jardim se formou em 2021. O curso profissionalizante tornou-se o primeiro técnico do Centro Cultural Bom Jardim e da periferia de Fortaleza.
2023 - 2024 | Reestruturação da Gestão Compartilhada
A 1ª Chamada Pública para compor a gestão CCBJ
Por meio da Portaria n° 257/2023, foram abertas oito vagas para moradores diversos do território que fazem parte de grupos, coletivos ou organizações de arte e cultura. Os novos componentes da gestão compartilhada são responsáveis por participar ativamente das reuniões, representar os interesses da comunidade, colaborar na criação e avaliação das políticas culturais e respeitar os princípios da gestão compartilhada.
2024 | Lançamento de mais 3 cursos técnicos
Os primeiros da periferia de Fortaleza
As primeiras turmas dos Cursos Técnicos em Instrumento Musical, Programação de Jogos Digitais e Teatro uniram-se à 3ª turma do Curso Técnico em Dança em 2024. As formações técnicas agregaram maior variedade entre os eixos da Escola de Cultura e Artes e atendem a demanda da comunidade por cursos mais longos e aprofundados.
Confira como chegar no Centro Cultural Bom Jardim
Linhas de ônibus saindo do
Terminal do Siqueira
335 – Bom Jardim 1
336 – Parque Santa Célia
Ponto de desembarque: ABC Bom Jardim
Linhas de ônibus saindo do
Terminal do Conjunto Ceará
385 – Cj. Ceará / Centro
367 – Cj. Ceará / Bom Jardim
345 – Cj. Ceará / Siqueira
Ponto de desembarque: Academia Sara / Gilvan