Logo do Governo

CCBJ realiza mais um evento de culminância do Nada Sobre Nós Sem Nós

17/10/2024

O Nada Sobre Nós Sem Nós chega a sua 5ª edição em 2024 com o tema “Art Def: Criações Artísticas para além do Capacitismo”, realizando oficinas artísticas centralizadas em pessoas com deficiência. O evento de culminância do percurso formativo ocorre na próxima sexta-feira, dia 18, no Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).

A programação começa às 15:00 e conta com uma feira de artesanatos e serviços com artistas da comunidade def, exposição do artista Lauro Neto, apresentação do cordelista Edson Oliveira, partilha das oficinas realizadas no Nada Sobre Nós Sem Nós 2024 e apresentações do grupo e do Quarteto Inclusivo, que finaliza o evento com música.

Em 2024, o percurso formativo aconteceu por meio de cinco oficinas artísticas, com turmas majoritariamente formadas por pessoas com deficiência e alguns professores da comunidade def. De acordo com Vitória Sâmea, supervisora do Programa de Acessibilidade do CCBJ, o Nada Sobre Nós Sem Nós “tem por objetivo fortalecer dentre os/as participantes a relevância da arte feita por e com PCD, a atuação e criação artística por meio das linguagens artísticas da dança, música, teatro, dentre outras”.

A oficina de Maquiagem Artística foi ministrada por Daniel Santos, a de Roteiro para um Audiovisual Acessível, por Elvis Alves, Performance em Libras, por Yuri Axel, e duas turmas da oficina Todo Corpo é Dança; a primeira, em parceria com o Instituto dos Cegos, foi ministrada por Joca Mota e contou com a participação dos integrantes do grupo Olho Mágico, e a segunda, realizada no próprio CCBJ, por João Paulo Lima. 

O Nada Sobre Nós Sem Nós é um percurso formativo anual que promove a interdisciplinaridade entre diversas linguagens artísticas e acessibilidade. A ação é realizada por meio do Programa de Acessibilidade da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Confira a programação do evento:

15:00 – Praça Central
MOSTRA DE ARTE DEF
Feira de Artesanatos e Serviços com artistas da comunidade def

16:00 – Teatro Marcus Miranda
Texto Manifesto Ancestralidade DEF e resistência artística (Cordelista Edson Oliveira)
O artista, cordelista e brincante de cultura popular, Edson Oliveira, compartilha seu trabalho em cordéis para popularizar temas importantes, como acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência na participação pública e no direito à saúde, à comunicação, às artes e à cultura.

16h – Teatro Marcus Miranda
Exposição de Lauro Neto
Exposição “O lápis e o papel como símbolo de expressão”, do artista plástico Lauro Neto.

16:30 – Teatro Marcus Miranda
Partilha da oficina “Todo Corpo é Dança”
Com participação dos integrantes do grupo de Teatro Olho Mágico e mediação de Joca Mota e Rárárá

17:30 – Teatro Marcus Miranda
Vídeo Partilha da Oficina de Maquiagem Artística
Exibição de vídeo com depoimentos e registros dos encontros da oficina de Maquiagem Artística, com participação de pessoas surdas e ouvintes

18:00 – Teatro Marcus Miranda
Partilha da Oficina de Performance em Libras 
Participação da turma de Performance com mediação do professor Yuri Axel e Irabson Sousa  

18:30 – Teatro Marcus Miranda
Quarteto Inclusivo
Apresentação musical de forró, com o sanfoneiro Antônio César

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!