Logo do Governo

Centro Cultural Bom Jardim lança documentário com foco na luta anti capacitista

31/07/2024

“Qual o primeiro passo para construirmos uma sociedade menos capacitista?”. É com esse questionamento que começa Nada Sobre Nós Sem Nós. O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) disponibilizou, no dia 9 de julho, o documentário que pauta a luta anticapacitista completo no YouTube.

A produção, realizada por meio do Programa de Acessibilidade da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ), é resultado de um percurso formativo que leva o mesmo nome do documentário e joga luz no protagonismo de pessoas com deficiência (PcD), unindo as formações artísticas da ECA/CCBJ com as questões relacionadas à acessibilidade e à luta anti capacitista.

A iniciativa se trata de um percurso formado por debates e ações formativas. O Nada Sobre Nós Sem Nós foi realizado em quatro edições até então, contando com eventos de culminância cuja programação é preenchida por mesas de debate, apresentações de estudantes da ECA/CCBJ e atrações artísticas de referência PCD.

O filme Nada Sobre Nós Sem Nós foi produzido em 2022 e exibido na edição de 2023 do evento de culminância, no CCBJ. O filme, que agora está disponível no YouTube do CCBJ, é dirigido por Elvis Alves, cineasta do Grande Bom Jardim, formado pelo curso Extensivo em Audiovisual da Escola de Cultura e Artes.

O documentário está disponível na íntegra pelo YouTube (Vídeo: @CentroCulturalGrandeBomJardim)

O documentário registra ações do Nada Sobre Nós Sem Nós e parte do ponto de vista de diversas  pessoas com deficiência, incluindo o próprio diretor. João Paulo Lima, assessor de acessibilidade do CCBJ e artista, Jatobá do Acordeon, artista que ministrou oficinas por meio da iniciativa, Vania Maria, professora bilíngue, e Paulo Roberto, artista e professor, são os entrevistados na produção.

O filme também traz falas da psicóloga Priscila Siqueira, que aponta a necessidade de haver representatividade PcD na política. Além das demandas, o filme aborda um pouco da experiência dos profissionais envolvidos nas formações desenvolvidas no Nada Sobre Nós Sem Nós e conta com a participação de crianças que aprenderam Libras com Vania Maria e do público que aprendeu a tocar acordeon com Jatobá.

A partir dessas imagens, a produção documenta a importância dessa ação na luta anti-capacitista e ressalta a relevância de iniciativas que pautem o protagonismo PcD. O filme, de aproximadamente 15 minutos, está disponível para todos os públicos com janela de Libras e outros recursos de acessibilidade.

O Centro Cultural Bom Jardim é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar.


Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!