Logo do Governo

Centro Cultural Bom Jardim promove masterclass de música com o grupo paulistano Barbatuques

24/02/2024

Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promove a masterclass “Corpos Sonoros – Experimento Musical com Barbatuques” e recebe o grupo musical paulistano Barbatuques no dia 2 de março, às 9h00.

A atividade é uma iniciativa do Programa de Música da Escola de Cultura e Artes do CCBJ e contará com a presença de Helô Ribeiro e Maurício Maas, dois entre os 13 componentes do grupo Barbatuques. Os convidados facilitarão um momento de exploração e descoberta dos sons produzidos pelo corpo e a utilização deles na produção de ritmos e melodias.

Além de promover o aprendizado de sons que podem ser produzidos pelo corpo, a masterclass tem como objetivos estimular a capacidade de memorização, concentração e assimilação corporal do ritmo, desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica, melódica e harmônica, despertar o participante à atitude lúdica e cooperativa, incentivando-o a se expressar musicalmente em grupo, considerando as diferentes qualidades de seus integrantes.

A vivência conta com vagas limitadas e já está com o número total de inscritos.

Masterclasses no Centro Cultural Bom Jardim

As Masterclasses são parte de um processo formativo que possibilita encontros com nomes de referência nacional e internacional nas áreas de dança, teatro, audiovisual, cultura digital, música e acessibilidade. A iniciativa é realizada pelo Centro Cultural Bom Jardim, por meio de sua Escola de Cultura e Artes (ECA), gratuitamente e confere certificado. De fevereiro a março, as convidadas e convidados compartilharão seus conhecimentos nas diversas linguagens artísticas.

O conteúdo da masterclass mediada pelo grupo paulistano Barbatuques se dedica à coordenação motora, montagem de ritmos, exercícios de memorização, atenção, improvisação, criação e composição, entre outras competências que estimulam a capacidade de trabalho em equipe, de criação musical e de escuta.  

Conheça o grupo Barbatuques

O grupo musical paulistano Barbatuques foi criado em 1995 e deu origem a técnicas de percussão corporal, percussão vocal, sapateado e improvisação musical. Além disso, o Barbatuques oferece oficinas desde sua fundação a partir de uma proposta pedagógica que utiliza o corpo como instrumento musical.

Formado por 13 integrantes, o grupo realiza suas oficinas para públicos das mais variadas idades e se apresenta em diversos lugares do Brasil e do exterior. A linguagem artística e a técnica específica, utilizadas pelo Barbatuques, foi desenvolvida pelo músico Fernando Barba com base em pesquisas que realiza desde 1988, as oficinas são ministradas pelos integrantes sob sua supervisão.
Entre os destaques na trajetória do grupo, a participação na cerimônia de encerramento dos jogos olímpicos Rio 2016, na Copa do Mundo da África (2010) e no evento oficial da FIFA em Johanesburgo para o anúncio da Copa de 2014 são alguns dos acontecimentos que marcam sua história. Eles também trabalharam na trilha sonora de filmes como o premiado “O Menino e o Mundo” e “Rio 2”.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!