Logo do Governo

Cine Miau e a obra “Para a Terra Volta Toda Corpa em Matéria” marcam a programação de 14 a 20 de agosto no CCBJ

21/08/2023

Cinema infantil com o projeto Cine Miau e apresentações artísticas nos programa Teatro em Pauta, Cultura Digital e Populart, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) trouxe uma série de atividades e programações para todas as idades de 14 a 20 de agosto.

Nos dias 16, 17 e 18, chegou ao CCBJ mais uma edição do Cine Miau, projeto que realiza sessões gratuitas de cinema infantil para escolas e comunidades e debates e oficinas em escolas públicas de ensino infantil e fundamental, promovendo a democratização do acesso ao cinema aliada a uma proposta educativa. A programação foi voltada para as escolas parceiras do CCBJ e crianças da comunidade e contou com duas sessões de exibição por dia, uma pela manhã e outra à tarde. Saiba mais sobre os filmes exibidos no site: https://cinemiau.com.br/

Na sexta-feira (17), aconteceu no Teatro Marcus Miranda a abertura das novas turmas dos Ateliês de Produção do CCBJ, por meio da sua Escola de Cultura e Artes. Na ocasião, estiveram presentes a nova turma de alunes selecionados na chamada pública, ex-alunes, professores e coordenadores dos programas da Escola, além da gestão executiva do CCBJ.

Além disso, a programação cultural do CCBJ contou o espetáculo “Nutrir a Seiva Corpa”, de Pedra Silva, produzido em parceria com Dj Big Bug e Ilton Rodrigues, compondo a programação do Teatro em Pauta. A  instalação-cênica atravessa os campos da cultura digital, da dança, do teatro e da música articulando criação, produção, pesquisa, formação e curadoria em diferentes contextos a partir da ancestralidade, da memória e do trânsito. 

No sábado, compondo a programação do Cultura Digital, Garu Pirani apresentou a obra virtual “Para a Terra Volta Toda Corpa em Matéria”, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ. A obra é um projeto entre o Webart e Jogo e pode ser acessada direto do navegador em smartphones e computadores sem precisar da instalação de nenhum app, possibilitando um acesso amplo a uma experiência de Realidade Virtual.

Encerrando a programação do fim de semana, ainda no sábado, compondo a programação do POPULART, a Associação Cultural Afoxé Omorisá Odè apresentou “A dança dos Orixás” na Praça Central do CCBJ, trazendo o encantamento dos Orixás com suas danças, rica indumentária, toques e cantos em Yorubá formando um lindo Xirê onde sete Orixás evoluem emanando energia e arte. Composto de batuqueiros e bailarinos, é um espetáculo que visa desmistificar a imagem dos Orixás tirando-os de dentro dos terreiros e assim combater a intolerância religiosa.

A Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ, por meio do programa Sombrinha Literária, trouxe para o Cine Leitor a exibição do filme “Gato de Botas”e mais uma edição da atividade “Jogos Literários” na sexta-feira. A programação acontece semanalmente nas terças e quintas-feiras na Biblioteca e é aberta ao público geral que frequenta o equipamento.

A programação do CCBJ contou com diversas oficinas e atividades promovidas pelo seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), voltadas para crianças e adolescentes frequentadores do equipamento, trabalhando o tema “Memória e Patrimônio”: as atividades “Brincando, com muito respeito” e “Na artesania da nossa cultura”, do programa Rede Cultura Infância; as atividades “Colorindo a Memória”, “Bingo das Memórias”, “Colorindo a Identidade”, “Colorindo o Patrimônio”, “Bingo dos Patrimônios”, do programa Vivências Artísticas; o Cine debate: Ada Batista, cientista, do programa Cine NArTE; a atividade de colagem “Memória e tradição” e o encontro com grupo LONART: memória e ancestralidade, do programa NArTE em Cores e a atividade “Entrecruzamentos que ensinam”, do programa Navegando em Letrinhas;

Acompanhe a programação artística e cultural semanal do CCBJ através do InstagramFacebook e site do CCBJ.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!