Logo do Governo

Fotografia

Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa fotográfica, que podem proporcionar cruzamentos teóricos e/ou práticos com reflexões estéticas, poéticas, políticas e conceituais, em suas diversas dimensões.


São objetos possíveis de investigação deste segmento: pesquisas sobre aspectos da fotografia, tais como estudos sobre luz e sombra, visibilidade e opacidade, retratos, relação entre elementos enquadrados e suas implicações estéticas e políticas, criações coletivas dentro da Fotografia, investigações metodológicas no campo da Arte-Educação e Formação aplicada em Fotografia, bem como responsabilidades éticas e políticas na prática fotográfica e seus atravessamentos sobre cultura brasileira, imaginário, corpo, auto-estima, território, dentre outros.

PROJETOS EM ANDAMENTO


IMARGEM

Grupo Idealizador:
Yuri Juatama, Caroline Sousa Bezerra, Matheus Dias Aguiar

Professora mediadora: Ana Lira

A pesquisa tem por objetivo o estudo de fotógrafes que estão produzindo à margem do campo das artes. Entendendo como margem uma área expandida que aglomera múltiplos olhares sobre tais como a margem territorial, margem de gênero, raça, sexualidade.

Ana Lira, mediadora da pesquisa, participa da iniciativa EM TEMPO, promovida com o intuito de oferecer orientação de projetos e leituras de portfólio particular para fotógrafos, artistas e coletivos interessados em um acompanhamento mais focado de seus trabalhos. Os encontros serão realizados de maneira presencial e/ou online em dia, horário e locais combinados previamente, de modo a conciliar os interesses dos envolvidos.

No caso do CCBJ a carga horária total é de 130h/aula. Os participantes apresentam propostas de trabalho para um diálogo acerca de seus objetivos, pesquisa e direcionamentos possíveis durante o período de orientação.

A partir das vivências e experiências dos membros do grupo, estão sendo realizadas pesquisas autorais para desmembrar pensamentos estigmatizados sobre a margem. Assim, construindo, um espaço de desaceleração para aprofundamento das pesquisas dos seus lugares nas diversas margens, focando em revelar a margem que somente eles conhecem.


Para isso, utilizam seus encontros como lugar de acolha, conforto e de bem estar dos artistas. Tal abordagem fornece ao grupo a tranquilidade de produzir no seu tempo, ampliando as possibilidades de respostas sobre nossos caminhos traçados. Ana Lira, como tutora, desenha pontes entre as vivências do grupo e os faz sair da margem que os fora dada, recriando-a.

“O que buscamos é trilhar uma pesquisa focada em não nos machucar. A escuta tem sido nossa principal ferramenta de criação. Poder criar e expressar nossos pensamentos dentro de um espaço seguro, tornou a pesquisa mais leve e alegre. Somando a isso, fazemos exercícios de auto percepção para redescobrirmos o que somos dentro das nossas margens”, conta Matheus, integrante do grupo, sobre o processo de pesquisa.

“Imargem” em Imagens

outros Projetos em andamento